Julgue o que se afirma acerca do texto II:
I- O autor faz crítica acerca basicamente de duas categorias de ladrão: os pequenos, que não “levam nem vão ao inferno"; e os grandes,os de maior calibre, aqueles que furtam em massa grandes quantidades e atingem grandes populações.
II- O autor reflete acerca basicamente de duas categorias de ladrão: os ricos, que agem contra os mais pobres; e os pobres que sempre“vão ao inferno".
III- O critério de categorização dos ladrões de que o autor lança mão se prende meramente à posição intelectual do larápio: apenas se refere aos ricos.
IV- Não se pode estabelecer nenhuma relação entre os ladrões do século XVII e os do século XXI.
É VERDADE o que se afirma apenas em
A temática central dos textos IV e V refere-se a:
I- Duas fases do trabalho: uma prévia, que envolve aspectos ligados à veracidade de informações prestadas durante a contratação do profissional; e outra, envolvendo a fase final da atividade laborativa.
II- Na expressão “Até profissionais do auto escalão de grandes empresas estão sujeitos a serem pegos na mentira", retirada do texto IV, a palavra “auto" apresenta erro de escrita, neste contexto, já que deveria estar grafada como “alto".
III- O texto V satiriza, através da charge, o trabalho em série, presente nas linhas de montagem das grandes indústrias brasileiras, inaugurado na era da industrialização no início do século XX, cujo princípio básico era o da especialização, a partir da qual o operário – através de atividades e funções específicas e repetitivas – se sedentarizava por longos anos em uma mesma atividade.
IV- Ainda com relação ao texto V, pode-se afirmar, conforme o discurso do operário, que a melhor palavra que sintetiza este discurso é rebeldia.
V- Na sentença “Mesmo que o candidato seja contratado, sempre existe a possibilidade de ser desmascarado na hora em que demonstra incapacidade de desempenhar determinadas funções", um melhor conectivo que substituiria a palavra sublinhada é “embora".
É VERDADE o que se afirma apenas em
Ainda sobre o diálogo acima, julgue cada uma das afirmações abaixo:
I- É clara a distinção no uso das variantes linguísticas utilizadas entre os interlocutores. Este fato, inclusive, compromete a clareza e plena compreensão do que é tratado entre ambos, fato que impede que o acusado entenda plenamente o que o juiz lhe pergunta.
II- O que se percebe no diálogo é que o poder econômico, atrelado à posição social, são empecilhos à clareza do que se afirma.
III- A variante linguística da qual o juiz se utiliza é a culta; já o acusado lança mão da linguagem coloquial, com características da variante popular matuta.
IV- Percebe-se nas respostas do acusado ingenuidade e infantilidade, além de tentativa de enganar o juiz.
É VERDADE o que se afirma apenas em
Julgue as proposições abaixo:
I- Não se percebe nenhuma relação entre o título do poema (“Relógio", provavelmente de parede, com suas características e movimento do êmbolo) e a construção dos versos, com os verbos “VÃO" e “VÊM", em sincronia de movimentos uniformes e cíclicos.
II- Ocorre uma íntima relação entre o título do poema (“Relógio", provavelmente de parede, com suas características e movimento do seu êmbolo) e a construção de seus versos, com os verbos “VÃO" e “VÊM", em sincronia de movimentos uniformes e cíclicos.
III- Há a predominância da função apelativa (ou conativa) da linguagem.
É VERDADE o que se afirma
Ao relacionar o título do texto II (Fragmentos do Sermão do Bom Ladrão) com as categorias de ladrão propostas, o autor faz referência implícita e indireta a um famoso episódio extraído
No diálogo acima, entre o acusado e o juiz, ocorre o chamado discurso direto, marcado pela estratégia do diálogo. Ao transporem-se os fragmentos das linhas 5 e 6, do discurso direto para o indireto, obtém-se a seguinte construção CORRETA de acordo com a norma culta:
Os dígrafos na verdade são utilizados quando duas ou mais letras (grafemas) representam uma redução de som (fonemas). Por exemplo, na palavra GUERRA temos 06 letras e 04 fonemas, já que GU e RR fundem-se em apenas 01 som (fonema), cada um deles. Considerando que o dígrafo pode ser consonantal ou vocálico, assinale a alternativa abaixo na qual todas as palavras contêm dígrafos.
Julgue cada uma das afirmações abaixo acerca dos textos da página anterior e, em seguida, responda ao que se pede.
I- Expressões como quebra da conduta ética, corrupção, desvios de verbas, furtos e demais crimes estão sugeridas e denunciadas nos três textos da página anterior, mais precisamente circunscritas no universo da política e em um período que se inicia precisamente no século passado (XX).
II- O discurso do pai, dirigido ao seu filho, presente na imagem do texto III, quando associado às pistas não-verbais presentes na própria imagem, denuncia as consequências cruéis do processo de corrupção que atinge, sobremaneira, pelas pistas sugeridas, os mais pobres.
III- Pelas pistas sugeridas no texto II a corrupção, roubos e outras mazelas que acometem o Brasil – quer seja enquanto Colônia, ou República - sobretudo na esfera da representação política, têm raízes longínquas, há mais de 300 anos.
IV- A unidade de sentido dos elementos presentes na imagem do texto I (o Congresso Nacional, a lápide da ética, a pá) reforçam o simbolismo de uma relação na qual o senso ético, a honestidade e os valores morais de retidão e verdade, que deveriam estar na base do comportamento e atitudes de nossos representantes políticos, foram sepultados em nome dos seus interesses.
V- A unidade de sentido dos elementos presentes na imagem do texto I (o Congresso Nacional, a lápide da ética, a pá) reforçam o simbolismo de uma relação na qual o senso ético, a honestidade e os valores morais de retidão e verdade estão sempre na base do comportamento e atitudes de nossos representantes políticos.
VI- As pistas sugeridas no texto II reforçam a tese da indistinção entre as categorias de ladrão.
É VERDADE o que se afirma apenas em
Acerca das informações colhidas na imagem do texto I, e levando-se em conta as questões relacionadas aos recentes escândalos políticos que envolvem muitos de nossos representantes no Congresso Nacional, pode-se afirmar:
I- O Brasil atravessa uma crise de valores éticos marcada pelo descrédito, por parte da população, e corrosão moral da classe política.
II- O simbolismo do enterro da ética presente na imagem em nada compromete a reputação de nossos representantes políticos do Legislativo e do Executivo já que, na verdade, somos nós, os eleitores, os únicos responsáveis por este quadro corruptivo.
III- Deduz-se da imagem do texto I que o conjunto, formado pela presença da ética - enquanto conjunto de regras de conduta, que rege comportamentos e atitudes morais as mais diversas em todas as áreas da sociedade, neste caso na política, sendo tais comportamentos valorados a partir de parâmetros que envolvem verdade, honestidade, lisura, justiça, retidão, etc. – quando atrelado à representação do desenho do Congresso Nacional, na política, são importantes instâncias de representação da nossa democracia.
É VERDADE o que se afirma em
I- Na publicidade do texto VI (uma batatinha surfando) apresenta-se a figura chamada prosopopeia ou personificação.
II- No diálogo que se desenrola entre Deus e Adão (Texto VII) pode-se deduzir a presença de características da antítese.
III- No diálogo que se desenrola entre Deus e Adão (Texto VII) pode-se deduzir a presença de características da comparação metafórica.
IV- Na publicidade do texto VI apresenta-se a figura chamada silepse de gênero.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
Na sentença “Tudo precisa de um contraponto" (Texto VII) a classe gramatical a que pertence o sujeito “Tudo", destacado, é
Leia com cuidado a charge abaixo e em seguida responda ao que se pede:]
É CORRETO se afirmar com base no texto acima:
Ainda com relação ao texto III, pode-se afirmar:
I- Na fala do pai se dirigindo ao filho: “Lá vai filho, a sua educação, saúde, moradia, o seu futuro", há um desvio da norma culta na sentença que torna a variante escrita classificada como coloquial, já que após o verbo “vai" deveria existir uma vírgula.
II- Na fala do pai se dirigindo ao filho: “Lá vai filho, a sua educação, saúde, moradia, o seu futuro" há um desvio da norma culta na sentença que torna a variante escrita classificada como coloquial, já que após a palavra “lá" deveria existir uma vírgula.
III- A fala do pai está rigorosamente de acordo com a norma padrão.
Está CORRETO o que se afirma em
É fato que a Gramática Normativa reconhece 10 (dez) classes de palavras, variáveis ou invariáveis, importantíssimas na nossa língua, que vão desde substantivos, passando por pronomes, verbos até os adjetivos, dentre outras. Na sentença a seguir “Foi o que aconteceu recentemente com o diretor geral do grupo americano Yahoo, que foi demitido depois que um dos acionistas do grupo o acusou de apresentar um falso diploma em Ciências da Computação", identifique o nome das classes das palavras destacadas, nestes contextos, e em seguida responda ao que se pede.
A sequência CORRETA dos nomes das classes de palavras sublinhadas na sentença é:
As muitas formas de expressão das manifestações da linguagem humana podem se apresentar sob as mais diversas estratégias discursivas, dentre as quais destacamos os discursos direto, indireto e indireto-livre. No diálogo entre Deus e Adão, do texto VII, apresentam-se