Nas aulas da escolinha de Basquetebol, o professor apresenta situações de jogo para facilitar o processo ensino-aprendizagem de crianças, dos 8 aos 10 anos. Nessa situação hipotética, o professor deve, no planejamento do seu trabalho,
I. priorizar elementos técnico-táticos, visando somente a títulos nas competições que serão disputadas durante o ano.
II. desenvolver habilidades motoras gerais que favoreçam o aumento do repertório motor dos seus alunos.
III. adaptar as regras, caso seja necessário, no intuito de favorecer o aprendizado dos elementos táticos.
IV. exigir a máxima eficiência técnica dos seus alunos, já que, segundo os princípios da pedagogia do esporte, aquele que não domina o gesto motor, não pode praticar uma modalidade esportiva.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a
Um educador físico organizou uma competição de futsal, com a participação de seis equipes masculinas. No regulamento, determinou que todas as equipes se enfrentariam no sistema de turno único e aquela que obtivesse a maior pontuação seria campeã, sem necessidade de um jogo final.
Sendo assim, o número de jogos que essa competição terá é de
Quando as pessoas caminham, fazem uma manobra numa prancha de surf, arremessam uma bola de handebol, tocam bateria, pintam um quadro, elas estão empenhadas na realização de um tipo de comportamento humano denominado de
O Educador Físico tem sido valorizado nas últimas duas décadas, principalmente pela atuação como personal trainner em espaços, como academias e clubes no país. Dentre as possibilidades de intervenção desse profissional, pode-se destacar, exceto