A percepção dos componentes da paisagem local e de outras paisagens pode se ampliar na medida em que as crianças aprendem a:
A proposta pedagógica, ou projeto pedagógico, é o plano orientador das ações da instituição que contemplam as metas que se pretende para o desenvolvimento dos meninos e meninas que nela são educados e cuidados, as aprendizagens que se quer promovidas. Na sua execução, a instituição de Educação Infantil organiza seu currículo, o qual deve ser entendido:
Ao cumprir a função sociopolítica e pedagógica as creches e pré-escolas constituem-se como uma estratégia de promoção de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, uma vez que:
No ambiente de aprendizagem, é importante que todos os profissionais da creche possam:
O professor deve eleger temas que possibilitem tanto o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos quanto a articulação com aqueles que as crianças conhecem, como tipos de alimentação, vestimentas, jogos e brincadeiras, atividades de trabalho e lazer, dentre outros. Assim, as crianças devem aprender a: