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Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.

Apesar de o projeto prever espaçamento superior ao mínimo exigido para dormentes, a distância entre eles depende, entre outros parâmetros, do cálculo da superestrutura e do material rodante.

Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.

Quanto maiores forem o movimento e a velocidade da via, maior será o espaçamento máximo recomendável entre os dormentes.

Na medição de um serviço de pintura, cujo contrato foi por empreitada por preço unitário, o fiscal descontou todas as aberturas da área a ser pintada — algumas com dimensões de até 0,7 m² e outras superiores a 2 m² —, o que foi questionado pela contratada. Por outro lado, a empresa de pintura pleiteou um acréscimo de valor, alegando que a produtividade real da mão de obra alocada no serviço foi inferior à prevista em sua composição de custos unitários do orçamento de referência (SINAPI), gerando a necessidade de contratar mais pintores para concluir a empreitada no prazo.

Nessa situação hipotética,

se houve menor produtividade real, o coeficiente de produtividade da mão de obra alocada no serviço é menor do que o coeficiente previsto na ficha de composição de custos unitários do SINAPI.

Durante a execução das sapatas de fundação de um prédio, o engenheiro responsável pela obra constatou que a camada de solo onde uma das sapatas seria assentada correspondia a um bolsão de argila mole.

Acerca dessa situação hipotética e das características de fundações com sapatas, julgue o próximo item.

Devido à sua profundidade mínima de execução, a sapata é classificada com fundação profunda moldada in loco.

Um engenheiro recebeu um orçamento da obra de construção de um prédio público para analisar se havia sobrepreço em algum serviço. Com pouco tempo disponível para análise, ele adotou o princípio de Pareto na escolha dos serviços que teriam suas composições examinadas com maior rigor e, além disso, solicitou a cotação de preços de insumos de serviços não previstos no SINAPI adotada pelo orçamentista, bem como as condições de fornecimento constantes na consulta.

A respeito dos procedimentos adotados nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O engenheiro agiu de forma cuidadosa em suas solicitações, pois, na cotação de preços de insumos para compor o preço de serviços a serem executados, a quantidade a ser adquirida e a forma de fornecimento são condições que afetam o valor final da obra.

Na construção de um edifício de dois pavimentos em concreto armado, a fiscalização verificou que alguns cuidados não foram tomados na execução da estrutura de concreto. Foi observado que o concreto preparado na obra era seco em excesso, o que prejudicava o seu adensamento; e o cimento utilizado no preparo do concreto era o portland da classe 40, inadequado para o referido tipo de obra. Além disso, a armadura longitudinal das vigas era demasiadamente grossa, o que não permitia dobrá-las nas extremidades com um raio de curvatura adequado.

A respeito das observações do fiscal dessa obra, julgue o item subsequente.

Apesar de não ser adequado para o tipo de construção em apreço, o uso do cimento portland da classe 40 no preparo do concreto não oferece problemas para a concretagem, pois ele é indicado para estruturas com grandes solicitações.

Julgue o item a seguir, acerca das pontes em concreto armado.

A carga móvel rodoviária padrão TB-600 utilizada no dimensionamento estrutural é definida por um veículo de 600 kN, 6 rodas e P = 100 kN.

Com relação a obras de barragens, julgue o item subsecutivo.

Inclinômetros são dispositivos medidores de deslocamentos verticais subsuperficiais.

A respeito de obras portuárias, julgue o item seguinte.

As estruturas de proteção denominadas quebra-mar possuem uma extremidade no oceano e outra no continente e sua função é mitigar efeitos das ondas.

A figura precedente representa um aterro muito utilizado na construção de rodovias ou ferrovias, executado com inclinação desconhecida, sobre um maciço uniforme e homogêneo. Nesse tipo de construção, a altura crítica (H C) é expressa pela equação em que γ é o peso específico; SU, a resistência não drenada; e NC, o fator de capacidade de carga.

Acerca dos dados apresentados e de aspectos diversos relacionados a obras de terra, julgue o item seguinte.

O ensaio edométrico visa a obtenção de parâmetros de compressibilidade e de adensamento, que podem ser utilizados na estimativa de recalques totais e diferenciais de uma estrutura ou de um aterro, bem como da velocidade desses recalques.

A respeito de saneamento, julgue o próximo item.

A alcalinidade é o principal parâmetro operacional utilizado para detectar um desequilíbrio em um digestor anaeróbio para tratamento de lodo em estação de tratamento de esgoto.


O diagrama de ocorrências apresentado na figura precedente mostra, esquematicamente, as ocorrências de materiais de um projeto hipotético de construção de uma nova rodovia federal, com extensão de 80 km e projetado número N = 5 × 107. Foram indicados no projeto executivo diversos empréstimos concentrados lateralmente na faixa de domínio da rodovia; três areais distintos, com DT menor que 10 km do eixo da rodovia; uma pedreira do lado esquerdo, a 9,30 km da estaca 425; a usina e o canteiro de obras posicionados na estaca 240, do lado esquerdo; e uma única jazida de cascalho, a 25,50 km do início do trecho, caracterizada com expansão de 1% e ISC = 75%. Quanto à drenagem de águas pluviais, o projeto em questão prevê, entre outras soluções, a instalação de drenos profundos em alguns pontos da rodovia.

Com base nas informações apresentadas, julgue o item que se segue.

O ensaio Los Angeles deverá ser realizado para a pedreira P-1, indicada no projeto, para avaliação da resistência ao desgaste por abrasão da brita que aí for produzida.

Na medição de um serviço de pintura, cujo contrato foi por empreitada por preço unitário, o fiscal descontou todas as aberturas da área a ser pintada — algumas com dimensões de até 0,7 m² e outras superiores a 2 m² —, o que foi questionado pela contratada. Por outro lado, a empresa de pintura pleiteou um acréscimo de valor, alegando que a produtividade real da mão de obra alocada no serviço foi inferior à prevista em sua composição de custos unitários do orçamento de referência (SINAPI), gerando a necessidade de contratar mais pintores para concluir a empreitada no prazo.

Nessa situação hipotética,

a diferença entre a produtividade real da mão de obra e a prevista no orçamento de referência não é justificativa suficiente para pleitear acréscimo de valor, pois a contratada deve orçar o serviço adotando suas produtividades próprias.

Com relação às camadas e ao comportamento da distribuição de cargas nas camadas inferiores de pavimentos rodoviários rígidos comparativamente aos pavimentos rodoviários flexíveis em que se adote o CBUQ como solução, julgue o item subsequente.

Devido ao módulo de elasticidade das placas de concreto que compõem o pavimento rígido, a carga à qual este se encontra submetido tende a se distribuir sobre uma área maior das camadas de solo, comparativamente ao pavimento flexível.

Durante a execução das sapatas de fundação de um prédio, o engenheiro responsável pela obra constatou que a camada de solo onde uma das sapatas seria assentada correspondia a um bolsão de argila mole.

Acerca dessa situação hipotética e das características de fundações com sapatas, julgue o próximo item.

A presença do bolsão de argila logo abaixo de uma das sapatas é condição suficiente para caracterizar um erro de projeto cometido pelo projetista.

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