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Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB), julgue o item que se segue.

O ensino da história do Brasil pode contribuir com a perspectiva da educação patrimonial ao tratar das contribuições das diferentes culturas e etnias formadoras do povo brasileiro, em especial das matrizes indígena, africana e europeia.

Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue o item a seguir.

A LDB estabelece que, sempre que necessário, haverá na escola regular serviços de apoio especializado para atender às necessidades peculiares dos alunos com necessidades especiais.

No que se refere à educação superior no Brasil e às políticas públicas direcionadas a esse nível de ensino, julgue o item subsequente.

As metas globais do REUNI, a serem cumpridas ao longo dos cinco anos de adesão de cada universidade, incluem elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais (TCG) para 90% e aumento no índice da média geral de notas dos estudantes universitários.

A respeito das normatizações, das modalidades e do funcionamento do sistema educacional brasileiro, julgue o próximo item.

A Constituição Federal de 1988 dispõe que os estados e o Distrito Federal atuem prioritariamente nos níveis fundamental e médio de ensino, ao passo que os municípios atuem prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.

A metodologia de construção do PPP adotada pela instituição na situação hipotética em questão tem como princípio a gestão democrática.

Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Ao elaborar o curso, é preciso que os idealizadores façam um levantamento das características relevantes dos aprendizes para, então, definir as estratégias instrucionais.

No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.

Ao resgatar canções e manifestações populares, os educadores trabalham com o universo simbólico dos educandos.

No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

A cooperação é uma das atitudes mais importantes para o trabalho em equipe.

A educação ambiental

é considerada uma dimensão da educação que, enquanto atividade intencional, promove a relação dos seres humanos com a natureza, o que confere caráter social a essa atividade.

Julgue o próximo item, relativo à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais.

A dialogicidade como princípio favorece o encontro entre culturas na medida em que rompe com a ideia de dissociação entre cultura popular e cultura erudita.

Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue o item que se segue.

A educação é um instrumento relevante para que as políticas de culturas construam hegemonias fortalecidas e, assim, preservem a memória dos grupos comunitários.

Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo.

As próximas gerações de novos griôs serão formadas em espaços reconhecidos pela comunidade como territórios de referências de suas memórias.

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.

A educação patrimonial adquire reconhecimento, especialmente, devido à quantidade de ações desenvolvidas dentro de um espaço educativo em que se valoriza e se debate a diversidade sob a qual o patrimônio é constituído.

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.

A educação patrimonial reconhece os patrimônios materiais e imateriais como referências significativas para o desenvolvimento de um processo político-pedagógico no qual os sujeitos se reconheçam como participantes ativos da dinâmica da produção, da circulação e do consumo dos bens culturais.

Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB), julgue o item que se segue.

O ensino da arte, especialmente no tocante a expressões regionais, é um componente curricular opcional nos níveis da educação básica, mas que, quando oferecido, contribui para o desenvolvimento cultural dos alunos.

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