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Julgue o próximo item, a respeito dos tipos de mercadorias, carga geral, granéis e contêineres movimentados ou armazenados nos portos.

Os contêineres de 40 pol. encontrados nas operações dos portos brasileiros têm capacidade máxima de carga de 46.200 kg e capacidade de carga líquida de 42.000 kg.

O termo avaliação, que é usado em planejamento e engenharia para referir-se aos méritos e propósitos das alternativas, tem a função de fazer um comparativo das vantagens e desvantagens dos planos e projetos. A respeito da análise e avaliação de projetos portuários, julgue o item que se segue.

Os diversos modelos de avaliação mostram que não existe uma técnica melhor ou mais correta de avaliação do que outras.

Julgue o próximo item, a respeito de noções de engenharia portuária.

As ondas de superfície em um meio fluido podem ser progressivas, estacionárias e dinâmicas.

Acerca da viabilidade de projetos portuários e da logística do sistema aquaviário, julgue o item seguinte.

Apesar de a navegação de longo curso no Brasil ser aberta às empresas de navegação e embarcações de todos os países, há um predomínio das empresas brasileiras de navegação nesse mercado, com destaque principalmente para o transporte de cargas em contêineres.

As principais dimensões e características dos navios para elaboração de projetos de obras acostáveis são as seguintes: comprimento total, boca, pontal, calado, deslocamento e deadweight.

Julgue o item subsequente, a respeito de engenharia portuária.

O quebra-mar de talude produz uma onda incidente cuja energia é enviada para o largo, o que produz uma onda estacionária à frente da obra pela sobreposição de ondas incidentes e refletidas.

Acerca do planejamento de projetos e obras nos empreendimentos portuários, julgue o item subsecutivo.

O quebra-mar de berma consiste em uma massa porosa de blocos de enrocamento, com largura suficiente para permitir a dissipação da energia da onda.

No que concerne aos tipos de embarcação e suas características físicas, julgue o item a seguir.

Um navio e(ou) embarcação é um sólido que, sob a ação do mar, tem seis graus de liberdade: três translações e três rotações. Considerando-se um sistema de eixos ortogonais x, y e z, o movimento de rotação em torno do eixo x é denominado arfagem.

Julgue o item subsequente, a respeito de engenharia portuária.

A largura de um canal de acesso é convenientemente expressa como um múltiplo do calado de um navio, com raios de curva expressos em múltiplos da boca do navio.

Acerca da viabilidade de projetos portuários e da logística do sistema aquaviário, julgue o item seguinte.

Para a correta análise do custo-benefício, é necessário realizar a escolha da taxa de desconto apropriada, de modo a comparar o fluxo anual de benefícios líquidos com o custo de capital do projeto.

No que concerne a equipamentos e instalações portuárias, julgue o item seguinte.

Na escolha da conformação da bacia portuária, deve-se verificar a possibilidade de haver ressonância no seu interior, pela ação das ondas incidentes e, caso isso ocorra, deve-se alterar a forma da bacia ou introduzir mecanismos de dissipação adequada.

Acerca da viabilidade de projetos portuários e da logística do sistema aquaviário, julgue o item seguinte.

Nos contratos de embarque, de partida ou de venda com expedição simples, o vendedor assume os riscos até a efetiva entrega da mercadoria ao transportador principal.

Acerca do planejamento de projetos e obras nos empreendimentos portuários, julgue o item subsecutivo.

A escolha do tipo de obra de abrigo depende fundamentalmente das disponibilidades de enrocamento, da profundidade do mar, da onda de projeto e da condição de fundação.

Julgue o item subsequente, a respeito de engenharia portuária.

O cais de paramento fechado possui uma cortina frontal que contém o terrapleno no tardoz, no qual a plataforma de operação sobre o cais alivia a cortina dos empuxos.

Acerca do planejamento de projetos e obras nos empreendimentos portuários, julgue o item subsecutivo.

O setor de planejamento deve repassar ao setor de obras as informações mensais de entrada de materiais, assim como os gastos com estes, os locais de utilização e a quantidade deles em estoque; com tais informações, são montados os sistemas de controle de materiais e a apropriação de serviços.

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