No que se refere à fiscalização de obras rodoviárias, julgue os itens
que se seguem.
É recomendável que o engenheiro fiscal da obra acompanhe pessoalmente os ensaios que constituem o controle tecnológico de cada etapa da construção e seus resultados, condicionando a aceitação dos serviços executados a tais resultados.
A respeito da distribuição das unidades necessárias no canteiro de
uma obra rodoviária, julgue os itens subsequentes.
Para garantir maior conforto aos trabalhadores, reduzindo-se
a quantidade de barulho, poeira e o fluxo de pessoas, os
alojamentos devem ser construídos longe dos britadores e do
escritório administrativo
Julgue os próximos itens, relativos a questões ambientais em obras
rodoviárias.
De acordo com as normas técnicas vigentes, a especulação imobiliária que ocorre na fase de estudos e projetos é considerada um impacto positivo na região onde será construída a rodovia.
No que se refere a obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes.
Materiais betuminosos, blocos intertravados de concreto e lajes de concreto são exemplos de materiais utilizados na obra cujo projeto preveja revestimento flexível.
No que concerne a responsabilidade técnica e recursos
orçamentários, julgue os itens subsecutivos.
Os estudos e projetos somente poderão ser submetidos ao julgamento das autoridades competentes e só terão valor jurídico quando providenciada a anotação de responsabilidade técnica (ART).
No que se refere à fiscalização de obras rodoviárias, julgue os itens
que se seguem.
Antes do início da obra, o engenheiro fiscal deve verificar se o calculista considerou no projeto a contagem de tráfego, as séries históricas do tráfego da região e as taxas de crescimento e o tráfego gerado pela rodovia. Caso haja alguma inconsistência nessas informações, ele deve convocar o projetista para, no menor prazo possível, esclarecer as inconsistências, pois a revisão desses itens pode acarretar alterações nas espessuras das camadas ou no tipo de material aplicado na rodovia.
A respeito da distribuição das unidades necessárias no canteiro de
uma obra rodoviária, julgue os itens subsequentes.
Recomenda-se a instalação dos britadores perto da pedreira de maior volume — com vistas à redução dos gastos com transporte de blocos de rocha detonados —, mas longe o suficiente para que eles não sejam atingidos pelas pedras lançadas pelas detonações.
Julgue os próximos itens, relativos a questões ambientais em obras
rodoviárias.
As medidas mitigadoras para o impacto ambiental negativo
causado por ruídos e vibrações — que ocorrem, por exemplo,
durante a terraplenagem, a remoção de rocha e a extração de
minerais — incluem elaborar um plano de fogo adequado e
recuperar áreas degradadas.
No que se refere a obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes.
A figura abaixo mostra o perfil da estrutura de pavimento
flexível, cujas camadas, dimensionadas em centímetros a partir
da superfície onde são aplicadas as cargas, são revestimento,
base, sub-base, reforço de subleito e subleito.
Ao assumir a fiscalização do contrato de uma obra pública,
o responsável observou que o prazo de execução dos serviços era
maior que o prazo de vigência contratual.
Nessa situação hipotética,
eventuais ajustes de prazos estabelecidos pela fiscalização deverão ser realizados mediante aditivo contratual.
Na planilha orçamentária de determinada obra rodoviária,
elaborada de acordo com o sistema de custos rodoviários do
DNIT (SICRO), está previsto, no item de serviço de terraplenagem,
que a execução de todas as camadas necessárias seria feita com
grau de compactação igual a 100% do proctor normal. Durante
a execução da obra, a fiscalização exigiu que algumas camadas
fossem executadas com grau de compactação igual a 100%
do proctor intermediário, para atender determinadas normas.
A partir dessas informações e da tabela precedente, que mostra as
energias que podem ser utilizadas nos ensaios de compactação, de
acordo com as normas técnicas vigentes, julgue os itens a seguir.
O número de golpes por camada no ensaio de compactação de laboratório é igual ao número de passadas do rolo compressor em campo.
Julgue os próximos itens, relativos a questões ambientais em obras
rodoviárias.
Os impactos ambientais negativos detectados nos estudos realizados na área onde será construída uma rodovia devem ser apresentados juntamente com as medidas adequadas de eliminação, mitigação ou compensação. Quanto aos impactos positivos, não é necessário prever nenhum tipo de intervenção.
A figura precedente mostra um trecho de relatório de sondagem.
Com referência à figura e às informações nela apresentadas, julgue
os seguintes itens.
A camada que ofereceu maior resistência à penetração foi aquela caracterizada como areia fina e média, cinza clara, de pouco compacta a medianamente compacta.
Na planilha orçamentária de determinada obra rodoviária,
elaborada de acordo com o sistema de custos rodoviários do
DNIT (SICRO), está previsto, no item de serviço de terraplenagem,
que a execução de todas as camadas necessárias seria feita com
grau de compactação igual a 100% do proctor normal. Durante
a execução da obra, a fiscalização exigiu que algumas camadas
fossem executadas com grau de compactação igual a 100%
do proctor intermediário, para atender determinadas normas.
A partir dessas informações e da tabela precedente, que mostra as
energias que podem ser utilizadas nos ensaios de compactação, de
acordo com as normas técnicas vigentes, julgue os itens a seguir.
Apenas se houver impacto financeiro significativo será necessário realizar aditivo contratual para incluir na planilha orçamentária a quantidade e o valor referentes ao serviço de terraplenagem com grau de compactação executado com proctor intermediário, não sendo necessária nenhuma alteração relativa ao proctor normal.
Julgue os próximos itens, relativos a questões ambientais em obras
rodoviárias.
Nas áreas de execução de cortes em solos para a obtenção de material de terraplenagem, para que sejam evitadas as erosões, é suficiente plantar vegetação sobre a região.