Em relação às principais abordagens teóricas da administração,
julgue os itens a seguir.
Os pressupostos da administração científica dispõem que a
produtividade no trabalho aumenta mais com mudanças nas
práticas administrativas que com investimentos nas relações
humanas.
A respeito das funções da administração, julgue os itens seguintes.
Designar tarefas e agrupá-las em departamentos da estrutura
organizacional são ações pertinentes à função de planejamento.
A respeito das funções da administração, julgue os itens seguintes.
Direção é a função administrativa responsável por promover
treinamentos para os funcionários, motivando-os a realizar as
tarefas que lhes foram designadas.
No que concerne à função e aos processos de planejamento em
organizações, julgue os itens subsequentes.
O balanced scorecard é uma ferramenta estratégica utilizada
na análise das seguintes dimensões associadas ao desempenho
empresarial: perspectiva dos clientes, perspectiva dos
processos internos, perspectiva dos trabalhadores e perspectiva
do desempenho financeiro.
Acerca da função de organização e de seus processos, julgue os
itens que se seguem.
A departamentalização em que se consideram as etapas ou
atividades estruturadas na produção é denominada de
departamentalização por projetos.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas.
Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional
consiste em oferecer estímulos aos participantes da
organização, como, por exemplo, recompensas, para
incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o
desenvolvimento da instituição.
A respeito das funções da administração, julgue os itens seguintes.
Além do monitoramento das atividades dos funcionários,
a função denominada controle prevê ajustes nessas atividades
para adaptá-las às metas estabelecidas.
No que concerne à função e aos processos de planejamento em
organizações, julgue os itens subsequentes.
No planejamento estratégico das organizações, devem ser
considerados fatores externos — como economia, mudanças
tecnológicas, tendências sociais e questões legais — e fatores
internos — como a cultura organizacional e as competências
individuais e organizacionais.
Acerca da função de organização e de seus processos, julgue os
itens que se seguem.
A departamentalização funcional prevê o uso de critério geográfico para definição das unidades de trabalho da organização.
Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional,
julgue os próximos itens.
A cultura organizacional define como os indivíduos se
apresentam e como apresentam sua organização a outros
indivíduos no contexto de trabalho
Em relação às principais abordagens teóricas da administração,
julgue os itens a seguir.
Na perspectiva contingencial, alcança-se eficiência
organizacional pela racionalização dos processos produtivos e
pelo controle das ações dos indivíduos por meio de parâmetros
científicos.
Em relação às principais abordagens teóricas da administração,
julgue os itens a seguir.
Diferentemente da administração clássica, que propõe soluções
generalistas e universais para o aumento da produtividade nas
organizações, a perspectiva contingencial defende que, para
casos singulares, deve haver soluções específicas, a depender
dos padrões organizacionais.
No que concerne à função e aos processos de planejamento em
organizações, julgue os itens subsequentes.
No processo de planejamento estratégico, a visão é o princípio
que estabelece o propósito básico da organização, e o conceito
de missão corresponde à perspectiva futura projetada para a
organização.
Acerca da função de organização e de seus processos, julgue os
itens que se seguem.
A departamentalização tem sido considerada uma técnica de
definição de estrutura organizacional ultrapassada, por isso
vem sendo substituída pela abordagem contingencial, cujas
premissas defendem a adoção de estruturas organizacionais
holísticas.
Acerca da função de organização e de seus processos, julgue os
itens que se seguem.
A estrutura organizacional estabelece a divisão do trabalho,
a hierarquia e as linhas de comunicação entre pessoas e entre
grupos na organização.