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No que se refere ao duplo cômputo dos alunos matriculados no AEE, ou seja, às matrículas

de alunos computadas duplamente no âmbito do FUNDEB, julgue os itens a seguir.

Será considerado duplo cômputo a matrícula de aluno em classe comum e em Centro de Atendimento Educacional Especializado de instituição de educação especial.

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base

nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento

e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Na organização e gestão do currículo, as abordagens multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, pois, nenhuma delas transcende a organização disciplinar e, por conseguinte, não rompem com a estagnação e fragmentação curricular.

A pesquisa científica se origina com a formulação de uma hipótese e na busca de respostas. Nessa busca, o pesquisador segue caminhos previamente estabelecidos ou cria novos métodos, de acordo com as suas necessidades de investigação. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

As relações assimétricas entre as variáveis em uma pesquisa indicam que há independência entre os fenômenos analisados.

A pesquisa científica se origina com a formulação de uma hipótese e na busca de respostas. Nessa busca, o pesquisador segue caminhos previamente estabelecidos ou cria novos métodos, de acordo com as suas necessidades de investigação. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

Gráficos são recursos utilizados para a apresentação dos dados após a sua análise, podendo ser classificados em dois grupos básicos: informativos e analíticos.

No que diz respeito às categorias de classificação das pesquisas científicas, julgue os itens que se seguem.

As pesquisas descritivas se caracterizam pelo estudo de características como, por exemplo, idade, procedência, nível de escolaridade e estado de saúde mental de determinado grupo.

A palavra avaliar tem origem no latim - a + valere - e significa atribuir valor e mérito. A avaliação vem sendo utilizada pelo sistema escolar desde seu início para classificar e organizar os alunos em séries e classes. Acerca das avaliações educacionais, julgue os itens subsecutivos.

A avaliação formativa tem como propósito julgar o sucesso de um processo em conclusão.

Os currículos dos cursos de licenciatura do ensino superior brasileiro devem incluir conteúdos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade socioambiental. Acerca dos dispositivos legais para a reforma curricular desses cursos, julgue os seguintes itens.

É de responsabilidade das instituições de ensino superior, pautadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas normas para os cursos e programas de educação superior, incluir formação com vistas à qualificação profissional dos docentes tanto na graduação quanto na pós-graduação, focando na dimensão da educação ambiental, com metodologia integrada e interdisciplinar.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país, tendo a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional bem como socializar discussões, pesquisas e

recomendações. Com base no disposto nos PCN, julgue os itens abaixo, referentes a sua natureza e função.

A valorização da atividade docente deve ocorrer, principalmente, mediante a revisão das condições salariais e, secundariamente, por meio de formação inicial e continuada.

No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue

os itens subsecutivos.

Os processos de credenciamento e de recredenciamento são iniciados na Secretaria de Educação Superior do MEC e são concluídos com o parecer do Conselho Nacional de Educação, endereçado ao ministro da Educação.

A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.

O processo de avaliação de credenciamento se inicia na Secretaria de Educação Superior do MEC e, em caso de recurso, ele é encaminhado à Secretaria Executiva do MEC para análise e julgamento.

A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.

Determinados cursos, além de estarem submetidos aos procedimentos constantes do e-MEC, sujeitam-se ao veto de algumas instituições, além dos resultantes do processo de avaliação.

Acerca das atribuições e responsabilidades do professor de atendimento educacional especializado (AEE), julgue os itens seguintes.

Cabe ao professor de AEE fornecer à direção, aos coordenadores e aos professores esclarecimentos a respeito do modo peculiar de aprendizagem dos alunos com deficiência, bem como das singularidades avaliativas desses alunos.

A concepção de avaliação proposta nos PCN transpõe a visão tradicional que focaliza o

controle externo do aluno mediante a atribuição de notas ou conceitos. No que diz

respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Ao realizar avaliações, o professor deve estabelecer critérios claros que orientem a análise da produção dos alunos e dirimam as assimetrias na atribuição de juízos de valor.

Ainda considerando o disposto na LDB, julgue os itens a seguir, relativos à estrutura geral e à organização do sistema de educação no Brasil.

A educação no Brasil organiza-se em regime de colaboração entre os entes federados, cabendo à União, por intermédio do Ministério da Educação, legislar, avaliar e controlar o sistema educacional; prestar assistência técnica e financeira aos estados, ao DF e aos municípios; e manter as universidades (federais e fundacionais), as escolas técnicas federais e os institutos de pesquisa.

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