Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 64 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.

Para o desenvolvimento da educação corporativa, cujo foco é preventivo e o objetivo, estratégico, é necessário que a empresa seja coesa e centralizada.

Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de
organização e gestão do trabalho.

A qualificação exigida dos profissionais abrange o domínio de conhecimentos e de habilidades cognitivas e comportamentais que propiciem ao trabalhador utilizar os seus conhecimentos científicos e tecnológicos de maneira articulada para a resolução problemas e para a apresentação de sugestões à empresa onde ele atua.

Considerando o modelo de produção toyotista e a sua influência nos
processos educativos, julgue os itens que se seguem.

Os trabalhadores devem ser educados, treinados e qualificados para conhecerem todos os processos de produção, e, assim, atuarem em diversas áreas do sistema produtivo da empresa.

Considerando o modelo de produção toyotista e a sua influência nos
processos educativos, julgue os itens que se seguem.

O modelo de produção toyotista, ao mesmo tempo em que contribuiu para a intensificação do trabalho, reduziu a exploração da força de trabalho própria do sistema de produção capitalista por meio da sistematização de técnicas de apropriação da subjetividade do trabalhador.

Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.

Do conceito de politecnia deriva o princípio pedagógico que demonstra a ineficácia de ações meramente conteudistas, centradas na quantidade de informações, não necessariamente articuladas, transmitida ao aluno.

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista
e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

Medidas de incentivo à produtividade, como a instituição de décimo quarto salário para os professores cujos alunos apresentem bom desempenho escolar, originam-se de práticas produtivas tipicamente fordistas e tayloristas.

Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.

A técnica que consiste em colocar pessoas em situações hipotéticas a fim de fazê-las demonstrar a sua reação em face dessas situações denomina-se dinâmica de grupo.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

Teorias instrucionais e teorias de aprendizagem são conceitos sinônimos: ambos fundamentam a elaboração do planejamento organizacional.

Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.

As competências, relacionadas principalmente à vivência dos profissionais, agregam valor econômico e social a indivíduos e organizações.

Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.

A definição dos macro-objetivos faz parte da formulação da estratégia da organização, etapa inicial da gestão de competências.

Imagem 001.jpg

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.

A concepção de inovação — implementação das ideias de um indivíduo ou grupo de indivíduos na organização — deve ser inserida nas práticas educativas dos processos de desenvolvimento de pessoas.

A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais,
julgue os itens seguintes.

Para a elaboração de uma pesquisa de avaliação, deve-se seguir um único método, sob o risco de torná-la pouco objetiva.

A respeito de conhecimento tácito e conhecimento explícito e da
sua relação com a construção do conhecimento, julgue os itens
subsequentes.

Os dados são requisitos para a informação, e esta é requisito para a construção do conhecimento; porém uma hierarquia inversa a essa também faz sentido; nesse caso, a informação emerge somente após existir o conhecimento que permita compreender a sua estrutura, e os dados são percebidos somente após a informação que permite verificar a existência dos fatos.

Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.

Os recursos não tangíveis de uma empresa incluem marcas e patentes, valores respeitados pela sociedade e também o conhecimento e a capacidade de aprendizado que os funcionários dessa empresa potencialmente detêm.

Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de
organização e gestão do trabalho.

No modelo de gestão tradicional, os cargos são desvinculados do poder, o que faz que as funções gerenciais e operacionais sejam intercambiáveis.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282