Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 16 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Uma das primeiras e mais importantes teorias sobre a motivação humana foi criada por Abraham Maslow, na década de 50: a Teoria da Hierarquia das Necessidades ou Pirâmide das Necessidades.

De acordo com essa teoria, os dois primeiros estágios de necessidades humanas a serem satisfeitos são as necessidades

O gerente de um departamento de empresa presta atenção às preocupações e às necessidades de desenvolvimento de seus liderados e acaba por modificar a maneira com que eles lidam com as diferentes situações. Com isso, esse gerente ajuda os liderados a pensarem nos problemas da organização de forma diferente e gera entusiasmo suficiente para que o grupo dê o máximo de si na busca por atingir os objetivos da organização.

No tocante à abordagem de liderança, esse gerente é classificado como líder

O desenho que demonstra a estrutura organizacional, os cargos, as funções, as áreas ou departamentos, em seus respectivos níveis hierárquicos, é representado pelo

Um consultor chegou a uma organização e logo observou que a autoridade era fluida e, na maior parte das vezes, seguia uma linha horizontal. Além disso, ficou claro para ele que muitos procedimentos não estavam devidamente documentados e que havia um alto grau de criatividade na cultura da empresa.

Com base nessas observações, o consultor pôde concluir que essa organização apoia-se em uma estrutura

O Quadro abaixo apresenta a estrutura criada pela direção de uma empresa que produz equipamentos de refrigeração.

 

 

De acordo com o Quadro, a estrutura organizacional dessa empresa tem como característica a departamentalização denominada

 

O gerente notou que era difícil verificar o progresso das atividades da empresa em busca do alcance das metas, além de haver obstáculos para tomar ações corretivas que garantissem a realização dos objetivos da empresa.

Nesse caso, a função administrativa em questão é denominada

No setor comercial de uma grande empresa de moda, houve uma encomenda maior do que o esperado. Como resultado, a direção informou a todos que, para aquela situação, teriam de atingir a meta de produzir mais 20% de peças nos próximos 30 dias.

 

O atingimento de uma meta está relacionado ao conceito de

As habilidades que envolvem a visão da organização como um todo e são mais importantes para administradores que ocupam a alta direção da empresa são denominadas habilidades

A interseção entre a estrutura e a estratégia organizacionais tem relação direta com os níveis de influência e seus desdobramentos hierárquicos. Em uma fábrica, um diretor cria uma estratégia genérica, mas em vez de passar ao nível seguinte, resolve implementá-la diretamente junto aos operários.

Nesse caso, percebe-se que, em sua ação, o diretor prescindiu de um nível hierárquico.

Tal nível é o

Um funcionário do curso de Administração de uma universidade comentou que o chefe de seu departamento conseguiu melhorar a produtividade do trabalho dos funcionários, utilizando técnicas de estudo de tempos e movimentos em que as tarefas foram divididas em seus movimentos básicos, e os diferentes gestos foram cronometrados para se determinar o modo mais eficiente de se completar cada uma delas.

Com base nessa descrição, constata-se que a gestão desse chefe foi embasada na abordagem

Os vice-reitores administrativo e acadêmico de uma universidade do Rio de Janeiro reconhecem a importância dos lucros para a organização, mas acreditam que, para implementar a cidadania corporativa, é preciso desempenhar um papel ativo em programas sociais relevantes. O vice-reitor administrativo, no entanto, acha que a melhor maneira de fazer isso é doar uma parte dos lucros da organização para uma causa social; já o vice-reitor acadêmico acha que a universidade deve ser mais ativa, devendo patrocinar todos os projetos sociais em andamento no Estado.

Nesse caso, observa-se um conflito

Apenas cinco empresas atuam no mercado de embalagens de uma determinada região. A Tabela abaixo apresenta dados desse mercado no último mês.

 

Considerando-se as informações disponíveis na Tabela apresentada, a maior eficiência na produção de embalagens foi a da empresa

Na liderança de vinte funcionários, um administrador busca aumentar a eficácia da equipe com três ações: (i) atribuindo-lhes tarefas que eles considerassem valiosas e recompensadoras; (ii) incentivando-os a se esforçarem para a conquista de objetivos relacionados a essas tarefas; e (iii) vinculando recompensas extrínsecas à conquista de objetivos relacionados a essas tarefas.

Esse administrador fundamenta suas ações na seguinte teoria da liderança:

O chefe de um departamento formou um grupo de cinco pessoas para analisar algumas questões administrativas referentes ao processo de admissão de alunos de uma universidade.

 

Para maximizar a satisfação dos membros desse grupo, ele optou por uma rede formal de comunicação tipo:

Regularmente, o presidente da empresa convoca seu assessor direto para saber como está a situação na organização. Esse assessor, via de regra, apresenta os dados positivos do momento e costuma dar menos atenção ao que anda errado na organização. Ele deseja sempre agradar ao chefe e tem medo de contrariar suas expectativas.

Nesse caso, a comunicação eficaz entre essas duas partes enfrenta a barreira denominada

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282