Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 33 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O conhecimento do mundo pela criança, no período da primeira infância, depende das relações que ela vai estabelecer com as outras crianças e o meio onde vive. O que conhece de si e das coisas é insuficiente para estabelecer relações de grupo e, por isso, centra-se em seu brinquedo, em sua própria atividade e em seus interesses.
Portanto, uma característica da criança no período da primeira infância é a

Numa aula com a presença de alunos deficientes visuais ou com baixa acuidade visual, o professor deve

Um aluno de 11 anos, recém-chegado na escola é obeso. É tímido, tem dificuldades de se enturmar com os colegas e recebeu apelidos constrangedores. Ele se sente incomodado, passando por diversos momentos de constrangimento na escola, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
Não quer mais ir às aulas e chora diariamente antes de ir para a escola.
A violência nas escolas pode manifestar-se de forma física ou verbal. A situação descrita acima caracteriza uma situação de

Numa abordagem crítico-superadora, a Educação Física é uma disciplina que NÃO valoriza

De acordo com as regras oficiais de voleibol, ao jogador que desempenha a função de líbero é permitido

Os saltos no atletismo são compostos de movimentos que se confrontam com as leis da física e da biomecânica.
Os saltos podem ser subdivididos em horizontais e verticais. Dentre os saltos verticais, tem-se:

O momento do jogo é a oportunidade que os alunos têm de utilizar a criatividade para praticar ações e relações. Pode-se jogar com o outro, na cooperação, ou se pode jogar contra o outro, na competição.
Em relação aos jogos cooperativos,

A teoria pedagógica que tem como intenção a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo e entende o conhecer como uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação, num processo de constante reorganização, é a

O futebol é uma manifestação cultural dos nossos tempos.
Faz-se necessário conhecer suas origens no mundo e no Brasil, além de sua importância na construção da cultura brasileira, dos diferentes objetivos em jogar bola, de saber como se relacionar com companheiros e adversários nas partidas e observar a presença do futebol nas artes.
Nesse contexto, o conteúdo futebol está sendo tratado na perspectiva

Visões abstratas e irreais que homogeneizam e igualam os alunos condicionam variados entendimentos equivocados de educação, ensino e aprendizagem.
Deve(m )-se considerar na avaliação em que o patrimônio cultural se expressa nas possibilidades corporais, no acervo de conhecimentos sobre a cultura corporal, na possibilidade de reconhecimento dos avanços e das dificuldades dos alunos, dentro do processo de ensino e aprendizagem,

Em uma aula de Educação Física para o 6° ano, o professor desenvolve a seguinte atividade: “Sentar em grupo”. Os alunos devem fazer um círculo, voltados para o centro. Posteriormente, devem girar o corpo para a esquerda, de forma que fiquem de frente para as costas do colega à frente, continuando em círculo. Cada aluno deverá então juntar a ponta dos pés nos calcanhares do colega à sua frente, colocando as mãos na cintura dele. Logo após, deverão sentar-se lentamente no joelho do colega de trás, sem perder o equilíbrio.
Os alunos devem comunicar-se entre si, caso alguém perca o equilíbrio. O objetivo é alcançado quando todos os alunos conseguem sentar-se no joelho do colega, mantendo o equilíbrio.
O jogo descrito acima aplica-se quando o objetivo a ser atingido é

No voleibol, os movimentos realizados em conjunto pelos jogadores de uma equipe para marcar pontos ou se defender do ataque da equipe adversária são denominados

Nos anos 1990, em função dos muitos benefícios para a aptidão física e para a saúde, pessoas de diferentes faixas etárias passaram a envolver-se no treinamento com pesos, que começou a ser adotado também como atividade recreativa tanto para crianças quanto para os idosos. Considerando o texto acima, em relação ao treinamento da força, considere as afirmativas a seguir. I - O aumento da força acontece em razão de dois fatores principais: neurais e anatômicos.
II - Durante as primeiras semanas do treinamento, a força aumenta principalmente em consequência do aprendizado do exercício.
III - Ao participar de um programa de treinamento com pesos igual ao do homem, o ritmo de ganho de força da mulher não é igual ao do homem.
Está correto APENAS o que se afirma em

Em uma aula de Educação Física, o professor é um ex-atleta e enfatiza a prática, considerando que não é necessário dominar os conhecimentos teóricos.
A concepção utilizada nessa aula caracteriza-se como

A atividade física acompanha a espécie humana desde os tempos mais remotos. Atualmente, com as novas tecnologias, somos capazes de passar dias, semanas e meses sem realizar grandes esforços físicos. Em nenhum outro momento da história da humanidade, a atividade física esteve tão relacionada à saúde.
Nessa perspectiva, considere as afirmativas abaixo sobre o papel da atividade física na Educação Física escolar.
I - As aulas de Educação Física devem oportunizar a todos os alunos o prazer e o conhecimento, de tal modo que todos tenham vontade de continuar a praticar atividade física.
II - As aulas de Educação Física devem contribuir para a diminuição do sedentarismo e da ocorrência da obesidade.
III - As aulas de Educação Física são capazes de promover mudanças signifi cativas no estilo de vida do aluno.
Está correto o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282