O conhecimento do mundo pela criança, no período
da primeira infância, depende das relações que ela vai
estabelecer com as outras crianças e o meio onde vive.
O que conhece de si e das coisas é insuficiente para
estabelecer relações de grupo e, por isso, centra-se
em seu brinquedo, em sua própria atividade e em seus
interesses.
Portanto, uma característica da criança no período da primeira
infância é a
Numa aula com a presença de alunos deficientes visuais ou com baixa acuidade visual, o professor deve
Um aluno de 11 anos, recém-chegado na escola é obeso.
É tímido, tem dificuldades de se enturmar com os colegas
e recebeu apelidos constrangedores. Ele se sente incomodado,
passando por diversos momentos de constrangimento
na escola, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
Não quer mais ir às aulas e chora diariamente antes de ir
para a escola.
A violência nas escolas pode manifestar-se de forma física
ou verbal. A situação descrita acima caracteriza uma
situação de
Numa abordagem crítico-superadora, a Educação Física é uma disciplina que NÃO valoriza
De acordo com as regras oficiais de voleibol, ao jogador que desempenha a função de líbero é permitido
Os saltos no atletismo são compostos de movimentos que
se confrontam com as leis da física e da biomecânica.
Os saltos podem ser subdivididos em horizontais e
verticais.
Dentre os saltos verticais, tem-se:
O momento do jogo é a oportunidade que os alunos têm
de utilizar a criatividade para praticar ações e relações.
Pode-se jogar com o outro, na cooperação, ou se pode
jogar contra o outro, na competição.
Em relação aos jogos cooperativos,
A teoria pedagógica que tem como intenção a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo e entende o conhecer como uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação, num processo de constante reorganização, é a
O futebol é uma manifestação cultural dos nossos tempos.
Faz-se necessário conhecer suas origens no mundo e no
Brasil, além de sua importância na construção da cultura
brasileira, dos diferentes objetivos em jogar bola, de saber
como se relacionar com companheiros e adversários nas
partidas e observar a presença do futebol nas artes.
Nesse contexto, o conteúdo futebol está sendo tratado na
perspectiva
Visões abstratas e irreais que homogeneizam e igualam
os alunos condicionam variados entendimentos equivocados
de educação, ensino e aprendizagem.
Deve(m )-se considerar na avaliação em que o patrimônio cultural se expressa nas possibilidades corporais, no
acervo de conhecimentos sobre a cultura corporal, na
possibilidade de reconhecimento dos avanços e das dificuldades
dos alunos, dentro do processo de ensino e
aprendizagem,
Em uma aula de Educação Física para o 6° ano, o professor
desenvolve a seguinte atividade: “Sentar em grupo”.
Os alunos devem fazer um círculo, voltados para o
centro. Posteriormente, devem girar o corpo para a
esquerda, de forma que fiquem de frente para as costas
do colega à frente, continuando em círculo. Cada
aluno deverá então juntar a ponta dos pés nos calcanhares
do colega à sua frente, colocando as mãos na
cintura dele. Logo após, deverão sentar-se lentamente
no joelho do colega de trás, sem perder o equilíbrio.
Os alunos devem comunicar-se entre si, caso alguém
perca o equilíbrio. O objetivo é alcançado quando todos
os alunos conseguem sentar-se no joelho do colega,
mantendo o equilíbrio.
O jogo descrito acima aplica-se quando o objetivo a ser
atingido é
No voleibol, os movimentos realizados em conjunto pelos jogadores de uma equipe para marcar pontos ou se defender do ataque da equipe adversária são denominados
Nos anos 1990, em função dos muitos benefícios para a
aptidão física e para a saúde, pessoas de diferentes faixas
etárias passaram a envolver-se no treinamento com
pesos, que começou a ser adotado também como atividade
recreativa tanto para crianças quanto para os idosos.
Considerando o texto acima, em relação ao treinamento
da força, considere as afirmativas a seguir.
I - O aumento da força acontece em razão de dois fatores
principais: neurais e anatômicos.
II - Durante as primeiras semanas do treinamento, a
força aumenta principalmente em consequência do
aprendizado do exercício.
III - Ao participar de um programa de treinamento com
pesos igual ao do homem, o ritmo de ganho de força
da mulher não é igual ao do homem.
Está correto APENAS o que se afirma em
Em uma aula de Educação Física, o professor é um
ex-atleta e enfatiza a prática, considerando que não é
necessário dominar os conhecimentos teóricos.
A concepção utilizada nessa aula caracteriza-se como
A atividade física acompanha a espécie humana desde
os tempos mais remotos. Atualmente, com as novas
tecnologias, somos capazes de passar dias, semanas e
meses sem realizar grandes esforços físicos. Em nenhum
outro momento da história da humanidade, a atividade
física esteve tão relacionada à saúde.
Nessa perspectiva, considere as afirmativas abaixo sobre
o papel da atividade física na Educação Física escolar.
I - As aulas de Educação Física devem oportunizar a
todos os alunos o prazer e o conhecimento, de tal
modo que todos tenham vontade de continuar a praticar
atividade física.
II - As aulas de Educação Física devem contribuir para a
diminuição do sedentarismo e da ocorrência da obesidade.
III - As aulas de Educação Física são capazes de promover
mudanças signifi cativas no estilo de vida do aluno.
Está correto o que se afirma em