Em relação ao trabalho na Educação Física, a partir de
uma concepção construtivista, considere as afirmativas
abaixo.
I - O objetivo é a construção do conhecimento a partir
da interação do sujeito com o mundo.
II - A defi nição dos objetivos e conteúdos deve ser feita
em conjunto com os alunos.
III - Na avaliação dos alunos, deve-se privilegiar a
técnica.
Está correto o que se afirma em
As fases de aquisição dos fundamentos do futsal caracterizam-se
pelo emprego de métodos e estratégias especiais
de ensino para as diferentes faixas etárias.
Na faixa de 6 a 9 anos de idade, deve-se trabalhar de
forma
Em relação à atividade física e saúde, a função cardiorrespiratória obtém ganhos através da prática das atividades aeróbicas, exercícios que incluem grandes atividades musculares dinâmicas, como caminhada, corrida, natação, ciclismo e remo. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), a faixa ideal de intensidade dessas atividades associadas a ganhos no VO2 máx. é de, aproximadamente,
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são citados, dentre outros, os seguintes temas transversais que devem ser trabalhados nas aulas de Educação Física:
O entendimento de que os conteúdos são realidades
exteriores aos alunos, que não são fechados e refratários
às realidades sociais, faz com que se saiba que não basta
que os conteúdos sejam apenas ensinados, ainda que
bem ensinados. É preciso que os conteúdos se liguem, de
forma indissociável, à sua significação humana e social.
Essa explicação põe em destaque qual princípio curricular
para o processo de seleção de conteúdos de ensino?
Em relação à seleção dos tipos de atividades destinadas
para o lazer, são considerados cinco grupos de interesse:
físicos, artísticos, manual, intelectual e social.
Considera-se como interesse físico o exercício de
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), da Educação Física para o Ensino Fundamental, são apresentados
objetivos a serem alcançados nessa fase de ensino. Considere
os objetivos abaixo.
I - Treinar para competições, de forma que alcance o
alto nível para representar o país em competições
internacionais.
II - Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente,
adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação
e atividades corporais, relacionando-os
com os efeitos sobre a própria saúde e de melhoria
da saúde coletiva.
III - Repudiar qualquer espécie de violência, adotando
atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade
nas práticas da cultura corporal de movimento.
Está de acordo com os PCN o que se apresenta em
Numa competição de futsal, organizada pelo processo de
eliminatória simples, foram realizados 11 jogos.
Nessa situação, o número de equipes participantes era de
Os jogos e brincadeiras estão presentes na vida dos seres
humanos desde a Antiguidade.
Os jogos, como conteúdos escolares, podem ser considerados
como um dos que apresentam facilidades de aplicação
por diferentes razões, dentre as quais aquela que
afirma que se aprende o jogo pelo método
A idade escolar de 7 a 10 anos caracteriza-se basicamente
pelo rápido aumento da capacidade de aprendizagem
motora, com consequência de alta maturação do sistema
nervoso.
Por isso, as atividades prioritárias para a preparação física
dessas crianças são
No handebol, um jogador sofre uma desqualificação quando
O professor de Educação Física, quando pede que as próprias crianças organizem as equipes, os times e os grupos, está proporcionando às crianças o desenvolvimento
Na Educação Física escolar, os conteúdos podem
ser divididos em três dimensões, para que se possam
alcançar os objetivos educacionais. Eles se referem ao
que se deve saber, ao que se deve saber fazer e a como
se deve fazer.
Essas dimensões são, respectivamente,
A perspectiva da Educação Física escolar que tem como objetivo contribuir para a afirmação dos interesses das classes populares à medida que desenvolve uma reflexão pedagógica sobre valores como solidariedade, substituindo o individualismo pela cooperação, sobretudo enfatizando a liberdade de expressão dos sentimentos, negando a dominação e submissão do homem pelo homem, é a perspectiva
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Educação Física para o Ensino Fundamental, são critérios para a seleção dos conteúdos dessa disciplina: