Uma empresa do setor elétrico possui um sistema de avaliação que propõe a participação das pessoas. Porém, o sistema exige apenas a realização de uma conversa presencial e o preenchimento de um formulário formal. O sistema carece também de mecanismos de objetividade e precisão na realização de uma avaliação crítica.
No caso apresentado, o sistema de avaliação é INADEQUADO em função da(o)
Há algumas diferenças entre líderes e gestores. Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.
I - O líder opera exclusivamente sobre recursos físicos da organização, sobre seu capital, habilidade humana, matérias-primas e tecnologia.
II - O gestor opera principalmente sobre recursos emocionais e espirituais da organização, sobre seus valores, comprometimento e aspirações.
III - O líder conecta fundamentalmente as pessoas aos valores da organização, mobilizando-as e engajando- as para aspirações compartilhadas.
Está correto APENAS o que se afirma em
Uma empresa do setor elétrico decidiu realizar um esforço planejado para desenvolvimento de seus novos colaboradores, tendo como base os seguintes parâmetros:
. cada novo integrante acompanhará, necessariamente, um colaborador mais experiente em suas atividades;
. durante períodos estabelecidos, o novo colaborador em desenvolvimento atuará em diversas áreas ou cargos da empresa;
. o desempenho direto e "mentorado" de cargos, normalmente, permite o desenvolvimento direto de habilidades e comportamentos.
Esses parâmetros são característicos de um treinamento
Uma adequada gestão de pessoas envolve uma cuidadosa seleção de canais de comunicação e relacionamento com colaboradores. Os canais de comunicação podem ser hierarquizados em função de sua capacidade quanto a
. lidar com múltiplos sinais, simultaneamente;
. facilitar um feedback rápido de via dupla;
. estabelecer um foco pessoal para a comunicação.
O(s) canal(ais) de comunicação que atende(m) adequadamente às três capacidades de transmissão de informações é(são)
Sistemas de remuneração têm como desafio o estabelecimento de padrões internos e externos de equidade e diferenciação. Os padrões internos de diferenciação NÃO são
A gestão de pessoas deve contribuir para que os funcionários busquem o equilíbrio entre desenvolvimento de carreira e de vida pessoal, levando em conta que os indivíduos possuem necessidades pessoais distintas que exigem atenção.
PORQUE
A área de gestão de pessoas pode promover, por exemplo, horário e local de trabalho flexíveis, academia de ginástica, salas de descompressão, creche no local de trabalho, licenças remuneradas ou sabáticas.
A esse respeito, conclui-se que