Considerando o longo período histórico que se estende do processo de humanização e de formação das sociedades ágrafas até a Antiguidade Oriental, julgue o item seguinte.
Em geral, ao ultrapassar os estágios da caça e da coleta, povos que desconheciam a escrita desenvolveram a agricultura, fato que foi decisivo para a sedentarização e a organização política das sociedades, ou seja, para o surgimento das primeiras formas de Estado.
O legado cultural da Antiguidade Clássica é muito expressivo para a humanidade: da filosofia grega ao direito romano, várias e significativas foram as contribuições de ambas as civilizações para a história. Relativamente à trajetória histórica de gregos e romanos antigos, julgue o item que se segue.
Na Antiguidade Clássica, Grécia e Roma cursaram trajetória rigorosamente similar: ambas fizeram florescer uma cultura apartada da religião e com inexistência de escravidão.
Compreendida entre os séculos V (queda de Roma) e XV (queda de Constantinopla), a Idade Média foi um dos mais longos períodos da história ocidental e, como bem destacou o historiador Jacques Le Goff, plantou as raízes da Europa. A respeito do medievo, julgue o item seguinte.
O escravismo foi a base de sustentação da economia medieval europeia, tendo sido reduzido o número de servos que atuavam nos feudos.
São muitos os laços étnicos e afetivos que unem o Brasil a países como Nigéria, Togo, Benin, Angola e República Democrática do Congo, além dos vínculos econômicos, por exemplo, com Congo, Guiné, Gabão e Moçambique. Relativamente aos reinos africanos entre os séculos V e XV, julgue o item subsequente.
Somente na segunda fase da Revolução Industrial, em pleno século XIX, os europeus, notadamente os países ibéricos, aventuraram-se a dominar o continente africano.
Um dos movimentos mais importantes ocorridos na Europa entre os séculos XV e XVIII foi o Iluminismo. Acerca desse movimento, julgue os itens a seguir.
O Iluminismo baseou-se principalmente nos dogmas religiosos.
A Revolução Industrial impactou profundamente o mundo, sobretudo a partir do século XIX. A respeito da Revolução Industrial e de seus impactos, julgue o item subsequente.
A Segunda Revolução Industrial teve início no final do século XX.
Com relação às várias revoltas que ocorreram no Brasil durante o período regencial, julgue o ite a seguir.
O movimento conhecido como Balaiada ocorreu na província do Maranhão, e um de seus principais motivos foram as péssimas condições de vida das populações mais pobres.
No que diz respeito à relação professor-estudante no ambiente educativo, julgue o item subsecutivo.
A função docente requer um distanciamento emocional que garanta a autoridade do professor no contexto da sala de aula.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item subsequente, a respeito da memória, da oralidade e do cotidiano no ensino da história.
A concepção da história oral é dissociada do conceito de ciência e de sua formalidade, visto que não é um saber fazer isolado.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o próximo item, acerca do debate sobre o currículo de História e dos conceitos de currículo, cultura, gênero, direitos humanos, meio ambiente, história local e diversidade étnico-racial.
O componente curricular história, na inter-relação com os currículos escolares, tem como foco a formação de uma memória individual vinculada ao Estado e aos grupos de poder que o controlam.
Tendo em vista que todo ato de avaliar necessita de um sentido que o justifique e o oriente, e que, por isso, professores, políticas públicas e toda a comunidade escolar devem problematizar os sentidos que a avaliação escolar assume nas práticas educativas, julgue o seguinte item, a respeito da avaliação no ensino de história.
Na avaliação em história, a carga político-ideológica acaba por determinar que os objetivos do ensino desse componente curricular estejam articulados à crítica e ao enriquecimento cultural.
Considerando as competências e habilidades previstas para o componente curricular história no Currículo de Pernambuco para os ensinos fundamental e médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio, julgue o item subsequente.
As competências e habilidades propostas para os anos iniciais do ensino fundamental se apresentam como um desafio, visto que têm como demanda a formação de um sujeito social logo no início do processo de escolarização.
Considerando o longo período histórico que se estende do processo de humanização e de formação das sociedades ágrafas até a Antiguidade Oriental, julgue o item seguinte.
A Pérsia constituiu um grande império na Antiguidade, teve em Ciro um de seus maiores governantes e tentou estender seus domínios até a Europa, enfrentando a Grécia.
O legado cultural da Antiguidade Clássica é muito expressivo para a humanidade: da filosofia grega ao direito romano, várias e significativas foram as contribuições de ambas as civilizações para a história. Relativamente à trajetória histórica de gregos e romanos antigos, julgue o item que se segue.
As Guerras Púnicas, entre Roma e Cartago, determinaram o fim do projeto imperialista romano.
Compreendida entre os séculos V (queda de Roma) e XV (queda de Constantinopla), a Idade Média foi um dos mais longos períodos da história ocidental e, como bem destacou o historiador Jacques Le Goff, plantou as raízes da Europa. A respeito do medievo, julgue o item seguinte.
A Baixa Idade Média correspondeu à crise final do feudalismo, com o renascimento da economia monetária, do comércio e da vida urbana.