Com base nas teorias de Heidegger e de Gadamer acerca da relação entre espaço e tempo nas diferentes manifestações artísticas, julgue o item seguinte.
Ao analisar as manifestações artísticas, Gadamer desconsiderava a contemporaneidade como forma de interpretação.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.
O ceticismo é interpretado popularmente como descrença e, quando relacionado à postura do jovem estudante do ensino médio, como descrédito quanto ao que está sendo partilhado ou vivido; contudo, o ceticismo é uma corrente filosófica que questiona ocorrências, pensamentos e ideias.
Os bens de consumo, os serviços aos quais se tem acesso e os ganhos provenientes do trabalho são a representação de diferentes etapas da atividade econômica.
O padrão de beleza, perfeição e funcionalidade instituído pela sociedade ocidental como normal e aceitável estigmatiza aqueles que não são normotípicos relativamente a saúde mental, funcionalidades motoras ou completude física.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A didática é uma disciplina prática, sem interseção com as disciplinas teóricas.

Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o próximo item.
Na cultura grega, a tragédia surge como celebração em honra ao deus Apolo e se relaciona à origem da filosofia.

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir.
A ideia de justiça, objeto do diálogo A República, deve ser almejada tanto na configuração da alma dos indivíduos como na construção da cidade idealizada por Platão.

Considerando o fragmento anterior, de Espinosa, julgue o item subsecutivo.
A expressão “existente em ato” pode ser compreendida a partir da distinção aristotélica entre potência e ato.

A partir dos fragmentos de texto precedentes, julgue o item seguinte.
A evocação de uma “elevada espiritualidade” feita por Nietzsche condiz com sua valorização do cristianismo.
Em relação à crítica da técnica em Heidegger, julgue o item subsequente.
A técnica é um modo de descobrimento humano.
Em relação à crítica da técnica em Heidegger, julgue o item subsequente.
A técnica moderna se desenvolve em uma produção no sentido de poíesis.
A arte é uma das expressões mais sublimes do ser humano. Na filosofia, a estética estuda as diferentes formas de manifestações e interpretações artísticas. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.
A arte é, para Hegel, uma manifestação do espírito, uma forma particular de manifestação da humanidade.
A respeito da arte e de suas manifestações ante os avanços do capitalismo, julgue o item que se segue, conforme os pressupostos da Escola de Frankfurt.
O problema da indústria cultural está na transformação das obras de arte em produtos de consumo mercantil.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.
O raciocínio lógico na adolescência baseia-se em relações de sentido mais concretas e menos complexas que aquelas criadas na infância.
As questões acerca do consumismo estão diretamente relacionadas ao conceito de fetiche da mercadoria, isto é, são caracterizadas pelos objetos de desejo que se vinculam a círculos sociais específicos.