O texto escrito ainda é a forma mais potente e confiável para levar a notícia ao público, ao contrário da imagem que apenas tem função estética na página de um jornal.
No livro "A Regra do Jogo", Cláudio Abramo (1987), dá a seguinte definição para a Ética: “Sou Jornalista, mas gosto mesmo é de marcenaria. Gosto de fazer móveis, cadeiras, e minha ética como marceneiro é igual à minha ética como Jornalista – não tenho duas. Não existe uma ética específica do Jornalista: sua ética é a mesma do cidadão”. Segundo essa afirmação, não se pode considerar que o Jornalista tenha uma ética própria, já que sua ética seria a do cidadão.
No Brasil, a partir dos anos de 1930, as intervenções do Estado nas expressões da questão social passaram a ocorrer de maneira contínua e sistemática.
De acordo com os principais autores do Serviço Social brasileiro, o Estado no marco da sociabilidade capitalista assume, fundamentalmente, uma dupla funcionalidade posta pelo binômio repressão e assistência.
De acordo com Paulo Netto, as políticas sociais são funcionais para a preservação e o controle da força de trabalho.
O Serviço Social, segundo Iamamoto, emerge, no Brasil, como profissão no contexto de industrialização e expansão urbana.
Acerca de três décadas, o Projeto Ético-Político vem sendo posto em curso sem tensões com o estatuto do(a) trabalhador(a) assalariado(a) do(a) Assistente Social.
A quebra do sigilo, conforme o Código de Ética Profissional, de 1993, só é admissível quando se tratar de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do(a) usuário(a), de terceiros(as) e da coletividade.
Ao(À ) Assistente Social é vetado(a) a utilização de instrumentos e técnicas que possam reforçar a discriminação étnico/racial.
As relações sociais, no capitalismo, são caracterizadas pela produção da riqueza social, e, ao mesmo tempo produzem e reproduzem a regressão social em larga escala.
Repórteres profissionais da área criminal, após os relatos dos moradores, começaram a fazer o rastreamento de crimes através da escuta de conversas de rádio entre os policiais.
Nessa história em quadrinhos, o garoto, dirigindo a carroça, argumenta com Patty que ela foi baleada e que, portanto, está eliminada da brincadeira.
A criação de incentivos funcionais, como prêmios pela apresentação de ideias, concessão de medalhas, diplomas de honra ao mérito, condecoração e elogio, é vedada aos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
A liderança orientada para a tarefa compreende os comportamentos classificados dentro do
modelo autocrático do uso da autoridade. Em essência, o líder orientado para a tarefa tem mais
preocupação com a tarefa do que com o grupo que a executa. (MAXIMIANO, 2012, p. 293).
Apoiar os funcionários, ouvir e prestar atenção são comportamentos típicos do líder orientado para a
tarefa.
As diferentes etapas ou fases das mudanças organizacionais, sociais e administrativas duraram cada vez menos tempo.