A Lei 11.698/2008 éiterou alguns artigos do Código Civil de 10 de janeiro de 2002 para instituir e disciplinar a guarda compartilhada. Em 2014, com a aprovação da Lei 13.058, algumas correções foram realizadas, principalmente no tocante à obrigatoriedade do magistrado em observar e aplicar a guarda compartilhada, com prioridade, mesmo que não haja consenso entre os genitores, desde que ambos estejam aptos a exercer o poder familiar e que nenhum deles declare que não deseja a guarda do filho. Ainda de acordo com a nova lei, analise as afirmativas a seguir:
I. Para estabelecer as atribuições do pai e da mãe e os períodos de convivência sob guarda compartilhada, o juiz, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, deverá basear-se na oitiva dos filhos, visando à divisão equilibrada do tempo com o pai e com a mãe.
lI. Qualquer estabelecimento público ou privado é obrigado a prestar informações a qualquer dos genitores sobre os filhos destes, sob pena de multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 1.000,00 (mil reais) por dia pelo não atendimento da solicitação.
IlI. A guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos, e, para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legitima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos.
IV. A alteração não autorizada ou o descumprimento imotiVado de cláusula de guarda unilateral ou compartilhada implicará perda da guarda atribuída ao seu detentor.
Assinale
O Serviço Social, enquanto especialização do trabalho coletivo, Inscrito na divisão social e técnica do trabalho, tem sofrido as inflexões das transformações societárias contemporâneas, sobretudo após a crise do capitalismo da década de 1970 e o avanço do Ideário neoliberal, que Implicam sobre as formas de organização do trabalho no serviço público brasileiro. Desse modo, as repercussões no mundo do trabalho apontam novas exigências ao assistente social, contribuindo para que a saúde do trabalhador se tome um espaço sócio-ocupacional importante para esse profissional, dado o recrudescimento do adoecimento laboral na contemporaneidade. Decorrendo de tal premissa, a inserção de um assistente social no âmbito de Saúde do Trabalhador, entre outros objetivos, visa facilitar o encaminhamento de medidas relacionadas à promoção de saúde do trabalhador e questões do adoecimento no trabalho, causadoras de alto índice de absenteísmo. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. A saúde do trabalhador é definida na Lei 8.080/90 como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância socioassistencial, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
lI. Analisar as determinações das demandas postas ao Serviço Social pode contribuir para a apreensão de mediações importantes presentes no cotidiano de trabalho profissional, favorecendo a criação de estratégias de enfrentamento consubstanciadas por programas e projetos implantados nas instituições, que contribuam para a garantia de direitos aos trabalhadores.
IlI. O desvelamento das condições de vida dos sujeitos atendidos permite ao assistente social dispor de um conjunto de informações que, iluminadas por uma perspectiva teórico crítica,
lhe possibilita apreender e desvelar as novas faces e os novos meandros da questão social que o desafiam a cada momento no seu desempenho profissional diário.
IV. A reestruturação produtiva alterou substancialmente o perfil do trabalho e dos trabalhadores, assim como os determinantes da saúde-doença dos trabalhadores. Essas alterações modificaram também o perfil da morbimortalidade relacionada ao trabalho, assim como a organização e as práticas de saúde e trabalho.
Assinale
O questionário consiste em um conjunto de questões pré elaboradas sistemática e sequencialmente dispostas em itens que constituem o tema da pesquisa, com o objetivo de suscitar dos informantes respostas por escrito ou verbalmente sobre assunto que os informantes saibam opinar ou Informar. É uma interlocução planejada e sua execução necessita que:
I. o pesquisador saiba claramente as informações que busca, o objetivo da pesquisa e de cada uma das questões, o que e como pretende medir ou confirmar as hipóteses. É uma tarefa que exige critério e planejamento para exaurir todos os aspectos dos dados que se quer obter, sem negligenciar os aspectos essenciais da pesquisa;
II. o informante compreenda claramente as questões que lhe são propostas, sem dúvidas de conteúdo com termos compatíveis com seu nível de Informações, com sua condição e com suas reações pessoais;
III. o questionário contenha estrutura lógica, seja progressivo (partindo do simples para o complexo), seja preciso (uma questão por vez) e coerentemente articulado e que questões e subquestões componham um todo lógico e ordenado (unidade das partes).
IV. o ambiente seja presumível, para identificar problemas de linguagem, de estrutura lógica, ou das demais circunstâncias que podem obstruir a construção de estratégias para saber o que o informante não deseja que o pesquisador saiba.
Assinale
Singly (2007), em Sociologia da família contemporânea, aponta que a família contemporânea é relacional, privada e pública, é individualista e precisa de horizonte intergeracional - eixos norteadores pelos quais explicita suas ideias. A característica referente ao duplo movimento da família contemporânea de ser privada e, ao mesmo tempo, pública, é destacada pelo autor, que apreende a família como um espaço no qual os indivíduos acreditam proteger a sua individualidade, ao tempo em que sofrem intervenção do Estado mediante o apoio e a regulação sobre as relações dos seus componentes - como exemplo, refere-se à criação de leis que objetivam limitar o direito da punição paternal.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. A família contemporânea se define mais pelas relações internas travadas no cerne familiar e menos como instituição.
lI. O ponto em comum existente entre a família antiga e a família moderna consiste em contribuir para a função da reprodução biológica e social da sociedade, e ambas procuram manter e melhorar a posição da família no espaço social de uma geração a outra.
IlI. A família conservadora paternal tem maior domínio do destino individual e familiar, devido a um sistema de valores que aprova a autonomia e a recusa dos individuas em seguirem costumes referentes ao desempenho dos papéis sociais de marido e esposa.
Assinale
As informações coletadas e processadas nos sistemas de informação devem ser utilizadas para a avaliação do desempenho do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com isso, assinale a alternativa que apresenta indicadores específicos da imunização que podem ser construídos e devem ser instrumentos para a programação das atividades de imunizações mais utilizados no PNI, exceto.
As funções orgânicas humanas dependem de um rigoroso equilíbrio nas quantidades e nas concentrações de líquidos, eletrólitos, ácidos e bases. A ocorrência desses distúrbios nas unidades de terapia intensiva é constante, tanto pela gravidade das patologias quanto pelos procedimentos terapêuticos instituídos. Nesse cenário, assinale a opção que apresenta corretamente uma das causas relacionadas à hiponatremia isotônica.
Existem diversos fatores que influenciam a tomada de decisão organizacional, dentre eles assinale o item que apresenta corretamente somente fatores que interferem nas tomadas de decisões éticas que são inter-relacionadas e que influenciam as avaliações éticas.
Uma paciente com Hipertensão Arterial está sob uso de mais de 5 medicamentos concomitantes e tratamento não farmacológico em sua terapêutica. Nesse campo de atuação, por meio de uma visita domiciliar, o enfermeiro está implementando o autocuidado para com o paciente. Qual teoria de enfermagem seria mais adequada para promover o autocuidado?
Considera-se arcabouço jurídico do sistema público de saúde brasileiro, exceto.
A.J.G. 40 anos, comerciária, compareceu ao serviço queixando-se de ferida na vulva. Informa que notou o aparecimento há dez dias; foi medicado com comprimidos via oral e creme tópico, porém não melhorou. Atualmente apresenta lesão erosada em grande lábio esquerdo, única, indolor, com bordos endurecidos e fundo liso e brilhante e secreção serosa escassa. Relata ir a muitas festas e se relacionar sexualmente com uso de preservativo, contudo, quando está embriagada se esquece de fazer uso do mesmo esporadicamente. Foi chamado ao serviço de saúde pela segunda vez, porque um de seus parceiros lhe entregou uma carta convocando-o ao serviço. O caso apresentado refere-se a qual Infecção Sexualmente Transmissível?
No que concerne ao PROCESSO DE TRABALHO DA ATENÇÃO BÁSICA E DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE, assinale corretamente os conceitos e ações envolvidas nesse contexto.
Assinale corretamente a alternativa que apresenta os principais órgãos que são relevantes para se definir uma situação de emergência.
Uma pessoa de aproximadamente 30 anos chega à unidade de atendimento de urgência e emergência se queixando de fortes dores no peito que não sabe dizer como começaram. Essa é uma situação bastante comum em cenários de urgência e emergência, que você como profissional de saúde vai precisar saber como direcionar o paciente, para um atendimento de urgência em que há a possibilidade de se aguardar algum tempo até que seja resolvido o seu problema ou se o paciente precisará de atendimento imediato, pois se trata de uma situação de emergência havendo risco à vida. A respeito do caso acima, assinale o correto.
O atendimento inicial ao paciente politraumatizado deve ser feito de forma rápida, sistematizada e sem pular etapas, de modo que não negligencie a condição do paciente nem os riscos relacionados ao atendimento. Dessa forma, o primeiro passo para iniciar o atendimento é estruturar o tipo de conduta a ser feita, iniciando-se pelo que leva o paciente a óbito mais rápido. No que concerne às Vias aéreas e controle da coluna cervical, assinale o item que apresenta corretamente manobra básica que pode ser utilizada nessa etapa.
A norma NBR 5626, que trata de instalação predial de água fria, apresenta que "em condições estáticas (sem escoamento), a pressão da água em qualquer ponto de utilização da rede predial de distribuição não deve ser superior a 400 kPa". Ou seja, o valor da pressão estática máxima não deve ultrapassar 40 m.c.a. (metros de coluna de água). Com base na pressão estática em instalações hidrossanitárias, assinale a alternativa correta.