Sobre a poluição dos recursos hídricos, o excesso de matéria orgânica aportada nos sedimentos do rio provoca a morte de peixes, devido à(ao)
Leia o fragmento a seguir.
“Os alquimistas do século XIV tornaram-se os primeiros a
compreender a natureza dos ácidos. O único ácido conhecido
pelos antigos fora o ácido acético fraco do vinagre. No século VIII,
Djabir havia preparado uma solução fraca de ácido nítrico e
outros alquimistas árabes descobriram que a destilação do
vinagre produzia um ácido acético mais forte. Mesmo o ácido
acético forte, porém, pouco tinha de corrosivo. Não parecia ser
dotado de muito poder reagente.”
(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev.
A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 57).
Com relação aos ácidos, assinale V para a afirmativa verdadeira e
F para a falsa.
( ) O ácido acético pode ser classificado como forte ou fraco
dependendo do valor do seu Ka, o que explica as observações
obtidas pelos alquimistas.
( ) O ácido nítrico é um ácido fraco, o que corresponde ao
observado experimentalmente pelos alquimistas.
( ) Tanto o ácido acético como o ácido nítrico são ácidos fortes,
porém os alquimistas não tinham informações suficientes
para classificá-los corretamente.
As afirmativas são, respectivamente,
Na figura a seguir estão representados, de modo resumido, os
níveis de conhecimento químico e suas possíveis relações.

Na figura acima, I, II e III, correspondem, respectivamente,
A atmosfera terrestre é formada por diversos compostos que
podem sofrer transformações químicas cujas velocidades
dependem de fatores tais como: concentração, temperatura,
catalisador e reatividade.
Alguns autores relacionam a capacidade de reagir e de atuar em
diferentes pontos da superfície terrestre como tempo de
residência. O quadro a seguir apresenta o tempo de residência de
alguns constituintes da atmosfera.

Considerando a hipótese desses compostos serem emitidos nas
mesmas condições e quantidades, e na mesma região geográfica,
assinale a opção que indica o composto que apresenta maior
capacidade de se espalhar pela atmosfera e atuar em regiões
mais distantes.
Observe a imagem a seguir.

Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.
Observe o gráfico a seguir:

Sobre o IDEB, analise as afirmativas a seguir.
I. É o principal indicador adotado pelo Governo Federal para
traçar metas educacionais a serem alcançadas por escolas e
redes estaduais e municipais.
II. A ideia central da adoção de metas pelo IDEB é a de obter um
maior comprometimento das redes e escolas com a melhoria
dos indicadores educacionais.
III. O indicador expressa exclusivamente uma medida da
aprendizagem dos alunos, a partir dos resultados da Prova
Brasil.
Está correto o que se afirma em
Observe a imagem a seguir.

O cartaz refere-se à
Leia a manchete a seguir.

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte
princípio legal:
Analise a tira a seguir

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática
educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a
educação é ideológica.
Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a
atuação defendida por Freire.
A Sociologia é um corpo organizado de conceitos e metodologias científicas que se ocupa de
Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento.
Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere.
Analise os fragmentos a seguir.
I. Explica o mundo moderno pela racionalização, considerada a
essência da atividade social e pautada em dois tipos ideais de
racionalidade: a ação racional com relação a valores e a ação
racional com relação a fins.
II. Funda uma nova ciência dos fatos sociais e suas leis,
possuidora de um método próprio, que estuda os modos de
socialização como, por exemplo, a passagem de uma
solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica.
Os fragmentos identificam duas linhagens conceituais da reflexão
sociológica e estão referidos, respectivamente, a

A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores
compartilhados por vastos segmentos das sociedades
ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos
principalmente pelos meios de comunicação de massa.
( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi
possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e
sons aplicadas ao tempo livre e à informação.
( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo
e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto
mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo
exigências econômicas.
As afirmativas são, respectivamente,
Os estudos de David Harvey sobre a condição pós-moderna
oferecem uma análise do fenômeno da compressão espaçotemporal,
ilustrada pelo autor com a imagem a seguir.

A respeito da compressão espaço-temporal, com base na
imagem, analise as afirmativas a seguir.
I. Esta compressão é característica do período posterior às
crises europeias de 1848 e passou por dois momentos de
aceleração: em 1910, com a afirmação do taylorismo e do
fordismo, e após a crise de 1973, com a passagem pósmoderna
para um sistema de acumulação flexível.
II. A história do capitalismo venceu progressivamente as
barreiras espaciais, de modo que o espaço foi reduzido à
“aldeia global" das telecomunicações e à “astronave terra",
caracterizadas pela interdependência econômica e ecológica.
III. A relação entre espaço geográfico, tempos econômicos e
capital é o objeto da reflexão do autor, para quem a
compressão espaço-temporal resulta de fenômenos
psicológicos e subjetivos, que determinam a representação
pós-moderna do mundo.
Está correto o que se afirma em
“O trabalho e a produção, a organização e o convívio sociais, a
construção do "eu" e do “outro” são temas clássicos e
permanentes das Ciências Humanas e da Filosofia. Constituem
objetos de conhecimentos de caráter histórico, geográfico,
econômico, político, jurídico, sociológico, antropológico,
psicológico e, sobretudo, filosófico. Já apontam, por sua própria
natureza, uma organização interdisciplinar. Agrupados e
reagrupados, a critério da escola, em disciplinas específicas ou em
projetos, programas e atividades que superem a fragmentação
disciplinar, tais temas e objetos, ao invés de uma lista infindável
de conteúdos a serem transmitidos e memorizados, constituem a
razão de ser do estudo das Ciências Humanas no Ensino Médio.”
(MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO. PCNEM. Brasília: Semted MEC, 1999, p. 9)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
(PCNEM) introduziram o ensino da Sociologia na área de Ciências
Humanas e suas Tecnologias e propuseram a organização de seus
conteúdos e práticas pedagógicas a partir de competências e
habilidades.
Com relação aos PCNEM, assinale V para a afirmativa verdadeira
e F para a falsa.
( ) A interdisciplinaridade ocupa uma função inovadora e de
destaque, pois é o meio indicado para promover o diálogo
entre as disciplinas listadas na área de Ciências Humanas e
suas Tecnologias.
( ) A opção pelo princípio das “competências e habilidades”
indica o objetivo de superar um modelo de ensino
conteudístico, a favor de um modelo de ensino orientado
para o “aprender a fazer e a conhecer”.
( ) Os temas clássicos indicados permitem introduzir os alunos
nas principais questões e abordagens enfocadas pela História,
pela Sociologia e pela Antropologia, entre outras disciplinas..
As afirmativas são, respectivamente,