Procurou–se repetir as etapas do Método Experimental para investigar a questão O que faz com que um corpo de massa m e
volume V afunde num líquido de densidade p ?
Após discussões com os alunos, foram levantadas as hipóteses de resposta à questão. Utilizando–se frascos cilíndricos, de
diferentes volumes, após testada cada uma das hipóteses e descartadas as não relevantes, chegou–se à conclusão de que
apenas a massa m e o volume V são determinantes do afundamento do corpo no líquido. Na etapa final do experimento,
considerou–se o corpo como sendo um frasco de volume V, com tampa e contendo areia. Variando a quantidade de areia no
frasco, foi possível perceber diferença no comportamento de afundar ou não no líquido. Daí, a conclusão: um corpo afunda no
líquido se
Duas pequenas esferas metálicas e idênticas A e B estão eletrizadas com cargas QA = 5 μC e QB = −1 μC. Colocam–se as esferas em contato e, a seguir, elas são separadas a uma distância de 10 cm. Considerando a constante eletrostática k0 = 9 . 109 N.m2/C2, a intensidade da força elétrica de interação entre as esferas, em newton, vale
São princípios norteadores do Novo Plano Curricular do Ensino Médio no estado de Minas Gerais:
Observe as imagens do centro de Belo Horizonte.

Trabalhando o tema da espacialidade com os alunos do Ensino Fundamental, o professor de Geografia poderia destacar, nas
fotos, o fenômeno da
Observe as imagens a seguir.

O professor de Geografia, trabalhando no Ensino Fundamental, pode utilizar–se das imagens para abordar o tema
Observe a imagem de uma cidade de Minas Gerais.

A paisagem urbana permite as seguintes relações histórico–geográficas:
Observe a imagem a seguir.

A imagem destaca uma paisagem agrícola característica
Observe as imagens.

Com base nas imagens, o professor de Geografia pode abordar a relação entre
Observe o gráfico a seguir.

Com base nos conhecimentos sobre as transformações no campo brasileiro, está correto afirmar que as legendas I e II do
gráfico referem–se a
Leia o texto a seguir.
A EPAMIG − Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais foi constituída, como empresa pública, pela Lei nº
6.310, de 8
de maio de 1974 (Minas Gerais, 1999).
Constituiu–se na principal instituição de execução de pesquisa agropecuária de Minas
Gerais e tem a função de apresentar soluções para o complexo agrícola, gerando e adaptando alternativas tecnológicas,
oferecendo serviços especializados, capacitação técnica, insumos qualificados compatíveis com as necessidades dos clientes e
em benefício da qualidade de vida da sociedade.
(http://www.epamig.br)
O texto
Observe a charge a seguir.

A partir da leitura da charge o professor de Geografia pode destacar que
Leia o texto abaixo.
Enfermo a 14 de novembro, na segunda–feira o velho Lima voltou ao trabalho, ignorando que no entretempo caíra o regime.
Sentou–se, e viu que tinham tirado da parede a velha litografia representando D. Pedro de Alcântara. Como na ocasião passasse
um contínuo, perguntou–lhe:
— Por que tiraram da parede o retrato de sua majestade?
O contínuo respondeu, num tom lentamente desdenhoso:
— Ora, cidadão, que fazia ali a figura do Pedro Banana?
— Pedro Banana! — repetiu raivoso o velho Lima.
E sentando–se, pensou com tristeza:
— Não dou três anos para que isto seja uma república!
(Arthur de Azevedo. Vidas Alheias (1901). In: Lilia Moritz Schwarcz. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos.
São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 470)
Este texto literário indica
A partir do texto, está correto afirmar que a Revolta da Vacina permanece, na história brasileira, como um exemplo de um movimento popular de êxito, baseado na defesa
Com base no texto, está correto afirmar que na Alemanha de Hitler o cinema
A utilização de representações esquemáticas permite ao professor de Biologia integrar conhecimentos e analisar com os alunos
fenômenos naturais envolvendo os seres vivos.
Considere o esquema:
De acordo com o esquema,