A proposta dos Institutos Federais reafirmam a ideia de que a formação humana cidadã é anterior a qualificação para o trabalho. Esta pauta-se no compromisso de assegurar aos profissionais formados a capacidade de se manterem em desenvolvimento. IDENTIFIQUE, neste contexto, a concepção que deve orientar as ações de ensino, pesquisa e extensão dos Institutos Federais.
Quanto aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, previstos na Constituição Federal, é correto afirmar que:
Com relação às técnicas psicoterápicas e suas indicações, leia as afirmativas abaixo e marque a OPÇÃO CORRETA:
I - Na psicoterapia de apoio, tratando-se de paciente em crise, tomam-se medidas imediatas de modificação do ambiente, removendo fatores estressantes.
II Na técnica da psicoterapia em grupo, o psicólogo procura auxiliar os indivíduos a compreender suas interações no grupo e a mudar padrões de relações interpessoais desadaptadas.
III - A psicoterapia breve dinâmica tem como uma de suas características delimitação do foco, em concordância com o paciente e no qual centraliza a psicoterapia.
A escolha profissional é um processo importante para o adolescente que está no ensino médio, por isso os alunos demandam pela orientação profissional. Como psicólogo, é importante ter clareza com relação aos critérios para elaboração do diagnóstico que, segundo BOHOSLAVSKY, facilitam a compreensão da identidade vocacional. Abaixo apresenta-se alguns critérios importantes para o diagnostico. Marque a opção INCORRETA:
Na Argentina, durante a década de 40, Pichon Rivière introduziu os grupos operativos. Sobre estes, é INCORRETO afirmar que:
Zimerman e Osorio (1997) propõem uma síntese sobre a dinâmica de grupo na escola, com base no conhecimento psicanalítico. Os itens abaixo elucidam os elementos básicos que compõem esta síntese, EXCETO:
ZIMERMAN, D.E.; OSORIO, L.C. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre, Artmed, 1997.
À luz da Lei nº. 8.112/90, assinale a alternativa CORRETA:
Nos termos da Lei nº 11.892/08, são objetivos dos Institutos Federais, EXCETO:
Sobre o conceito de Educação Bancária, desenvolvido por Paulo Freire (1980) é correto afirmar, EXCETO:
Quanto ao servidor, são benefícios do Plano de Seguridade Social, EXCETO:
NÃO constitui objetivo da República Federativa do Brasil:
Os transtornos de humor causam muitos problemas e dificuldades para as pessoas acometidas. No entanto, o diagnóstico precoce pode evitar maiores problemas para os pacientes e seus familiares. Foram descritas abaixo, algumas características e sintomas destes transtornos. Todas as opções abaixo correspondem a uma alteração de humor, EXCETO:
É evidente a necessidade de uma mudança de perspectiva social no que concerne ao respeito às diferenças e à dignidade de todos os seres humanos. Há tempos, as principais dificuldades das pessoas com deficiência têm sido compostas por uma sociedade que inabilita e que direciona os olhares aos impedimentos, menosprezando, muitas vezes, o potencial destas pessoas. A Declaração de Salamanca (1994) elucida um modelo de enquadramento da ação, baseado nos parâmetros de uma educação inclusiva, no âmbito das Necessidades Educativas Especiais. Representa um marco significativo e ainda atual na história da educação.
As assertivas a seguir estão em acordo com as linhas de ação contidas na Declaração de Salamanca, EXCETO:
A relação existente entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem é um dos eixos do pensamento de Vygotsky. O autor procura compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos, se desdobrando sobre o desenvolvimento da espécie humana, na história dos grupos sociais, no desenvolvimento do indivíduo e no desenvolvimento de aspectos específicos do repertório psicológico dos sujeitos.
Sobre o pensamento de Vygotsky, é correto afirmar:
É evidente o avanço gradual das escolas inclusivas, que buscam tornar efetivo o direito de todos a uma educação integradora. A prática desse tipo de educação, todavia, pressupõe modificações profundas nas salas de aula e na escola como um todo. Pressupõe, inclusive, que a comunidade acadêmica tenha consciência das dificuldades que existem, avalie os resultados obtidos, analise e acompanhe o desenvolvimento do aluno com necessidades educacionais específicas.
A partir da análise das condições que favorecem a efetividade de uma proposta inclusiva, observam-se os seguintes principais fatores, EXCETO: