Hemorragia subaracnoide é um tipo de acidente vascular cerebral com elevada incidência em pacientes de quarenta anos a sessenta anos de idade, com elevados índices de morbidade e mortalidade. É mais frequente em pacientes com fatores de risco para doenças cardiovasculares, como a hipertensão e o tabagismo.
Com referência à hemorragia subaracnoide, julgue o item a seguir.
O tratamento da hemorragia subaracnoide pode envolver craniotomia ou abordagem endovascular. Em ambos os casos o paciente deve ser monitorado quanto a um possível novo sangramento pós-operatório.
Um paciente de sessenta e cinco anos de idade, do sexo masculino, que foi submetido a gastrectomia e colostomia há dois anos por adenocarcinoma gástrico, queixa-se de uma tumoração de aproximadamente 10 cm de diâmetro no local da incisão da gastrectomia, surgida há um ano. Essa tumoração aumenta de tamanho e torna-se dolorosa quando o paciente realiza esforços e reduz à palpação do local.
Com relação a esse caso clínico, julgue o item seguinte.
A queixa do paciente sugere que ele apresente hérnia de hiato com recidiva do tumor.
Uma paciente, que foi submetida a tireoidectomia, dissecção e esvaziamento cervical com a remoção de linfonodos e platisma por neoplasia maligna de tireoide, encontra-se no primeiro dia de pós-operatório.
Julgue o item que se segue, acerca desse caso clínico.
A prescrição de analgésicos para esta paciente deve ter maior periodicidade, pois o hipotireoidismo reduz a duração do efeito analgésico.
A respeito dos cuidados a pacientes submetidos a cirurgias urológicas e ginecológicas, julgue o item que se segue.
Para a realização de anexectomia laparoscópica é necessário o uso de trocartes.
Acerca de aspectos referentes às cirurgias pulmonares, julgue o item subsequente.
Pneumonectomia é o termo utilizado para a remoção de um ou dois dos quatro lobos pulmonares.
Em relação à história e ao desenvolvimento das políticas públicas e de saúde no Brasil, julgue o item a seguir.
O sistema de saúde brasileira teve seus primórdios vinculados à previdência social a partir da criação da Lei Eloi Chaves, de 1923, com a instituição do sistema de caixas de aposentadorias e pensão.
A respeito da construção das políticas públicas voltadas aos povos indígenas, julgue o item seguinte.
Com o movimento sanitário brasileiro, houve a discussão simultânea da necessidade de se criar políticas públicas específicas aos povos indígenas. Na VII Conferência Nacional de Saúde (VII CNS) foi aprovado o modelo diferenciado de atenção à saúde indígena, articulado ao SUS e organizado na forma de distritos sanitários especiais indígenas (DSEI).
A respeito dos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI) e sua articulação com o SUS, julgue o item subsequente.
Um aspecto a ser observado na implantação de um DSEI é a articulação com a rede do SUS: o acesso às estruturas assistenciais de maior complexidade, localizadas fora dos territórios indígenas, deverá ocorrer de forma articulada e pactuada com os gestores municipais e estaduais correspondentes.
Na atenção à saúde dos povos indígenas, é atribuição dos municípios
assegurar a participação de representantes indígenas e dos profissionais das equipes multidisciplinares de saúde indígena no conselho municipal de saúde.
Acerca da atenção básica em saúde indígena, julgue o seguinte item.
Segundo a política nacional de saúde indígena (2002), cada DSEI deverá organizar uma rede de serviços de atenção básica de saúde dentro da área indígena, integrada e hierarquizada com complexidade crescente e articulada com a rede do SUS.
A avaliação dos aspectos epidemiológicos da saúde indígena é fundamental para se promover a saúde e prevenir doenças nessa população. Nesse sentido, julgue o item que se segue.
Como parte da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, foi criado o Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI) com vistas à coleta, processamento e análise de informações abrangendo óbitos, nascimentos, morbidade, imunização, produção de serviços, recursos humanos e infraestrutura para o acompanhamento da saúde das comunidades indígenas.
Julgue o item subsequente, acerca das estratégias preventivas conforme os enfoques de vulnerabilidade e risco em situações-problema da realidade indígena.
É atribuição comum a todos os profissionais das ações básicas de saúde participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, incluídos os específicos — como quilombos e índios —, as famílias e os indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades.
Julgue o próximo item, relativo a educação, metodologias e estratégias de formação profissional em saúde.
A vinculação dos processos de educação permanente à estratégia de apoio institucional potencializa o desenvolvimento de competências de gestão e de cuidado na atenção básica, pois aumenta as alternativas para o enfrentamento das dificuldades vivenciadas pelos trabalhadores em seu cotidiano.
Considerando as diferenças de gênero, julgue o item seguinte, a respeito da saúde do adulto.
Vários estudos comparativos têm comprovado o fato de que, em relação às mulheres, os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo no que se refere a enfermidades graves e crônicas, como as cardiovasculares, além de morrerem mais precocemente.
Julgue o item subsequente, relativo a promoção da saúde e intervenções educativas na saúde indígena e nas comunidades bem como seus marcos ideológicos e legais.
As línguas indígenas com maior número de falantes no Brasil são, em ordem decrescente, a língua geral amazônica, o guarani, o xavante e o yanomami.