O desenvolvimento de competências nas organizações está diretamente associado ao próprio desenvolvimento das pessoas que compõem a organização. Considere que você foi contratado para atuar como pedagogo empresarial em uma organização pública de médio porte e grande relevância social. O chefe da área de Capacitação e Desenvolvimento solicitou-lhe uma proposta de desenvolvimento de habilidades pessoais. Sabendo que existem muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e que o foco da empresa é concentrar-se em métodos dentro da empresa, seria adequado propor:
As relações interpessoais são tão importantes quanto a qualificação individual para as tarefas, pois o relacionamento harmonioso dos membros da equipe aumenta a probabilidade de cooperação e de resultados produtivos. Para colocar em prática essa valorização das relações interpessoais, um pedagogo empresarial deveria:
O trabalho está ganhando dimensões novas, tornando-se mais complexo e ocupando papel de destaque na vida das pessoas. Como decorrência desse processo, os investimentos em desenvolvimento profissional têm sido crescentes. Alguns dos princípios adotados para aumentar as chances de sucesso da educação corporativa são:
Flávia trabalha como pedagoga em uma organização de grande porte que sempre investiu muito na qualificação e requalificação de seus funcionários e que tinha um departamento exclusivo para a área de treinamento e desenvolvimento (T&D). Considerando as mudanças na área, Flávia elaborou um projeto de criação de uma universidade corporativa e listou alguns argumentos comparativos entre os departamentos de T&D e tais universidades, para evidenciar para os diretores da empresa a importância de fazer a mudança que estava sendo proposta. O argumento que apresenta adequadas informações sobre os dois modelos de educação corporativa é:
“A miopia gerencial e arrogante e a resistência à mudança que paira em grande parte no sistema produtivo devem dar lugar à aprendizagem, ao conhecimento, ao pensar, ao refletir e ao resolver os desafios da atividade dinâmica que caracteriza a economia global dos tempos modernos” (Vitor da Fonseca, na obra “Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva.”). O autor, embora português, relata uma realidade que é muito semelhante à brasileira. A compreensão dessa afirmativa deve gerar consequências na gestão organizacional e nas estratégias corporativas, envolvendo a competência de gestão:
A ideia de que “a Amaz nia é uma grande planície, ocupada por
uma floresta tropical úmida, impenetrável" é um dos muitos
mitos relacionados à região.

Em Rondônia, o exemplo que contradiz a afirmativa é a existência
das unidades geomorfológicas numeradas no mapa a seguir, que
correspondem, respectivamente:
Suponha que Antônio tenha renda dada por M unidades
monetárias, e deva gastá-la fazendo escolhas apenas entre dois
bens: A e B. Se os preços dos bens são dados, respectivamente,
por pA e pB, e se sua função utilidade for U(A,B) = A + 10B, é
correto afirmar que Antônio:
Você é o gerente de uma fábrica que produz móveis em grande quantidade por meio de equipes de trabalhadores que utilizam máquinas de montagem. A tecnologia pode ser resumida pela função de produção, Q = 4 KL, em que Q é o número de motores por semana, K é o número de máquinas e L é o número de equipes de trabalho. Cada máquina é alugada ao custo r = R$12.000 por semana e cada equipe custa w = R$2.000 por semana. O custo dos móveis é dado pelo custo das equipes e das máquinas mais R$30.000 de custo fixo de aluguel por semana. Sua fábrica possui 10 máquinas de montagem e na semana é possível produzir 600 móveis. O custo médio total dessa fábrica (CMeT) em uma semana é igual a:
Suponha uma firma que use apenas dois insumos na produção do
seu produto: capital, K, e trabalho, L. Sua função de produção é
dada por f(K,L) = 5K0,2L 0,8 .
Se o orçamento da produção for limitado a 500 unidades
monetárias, e o preço por unidade de capital for r = 25 e por
unidade de trabalho, w = 10, as escolhas dos insumos que
maximizam o lucro dessa firma e utiliza todo o orçamento
disponível são:
Uma ampliação do quantum das exportações e das receitas provenientes de prêmios de seguros, mantido tudo o mais constante, gera, respectivamente, o aumento do saldo:
Em relação à Curva de Laffer, é INCORRETO afirmar que:
O ajuste fiscal promovido pelo governo pode ser entendido como uma forma de se restabelecer um dos tripés da macroeconomia brasileira, que é o equilíbrio das contas públicas, com redução dos efeitos nefastos sobre a inflação de uma política fiscal expansionista e desenfreada. Adicionalmente, o ajuste fiscal pode ter consequências sobre o contingenciamento de verbas para alguns programas sociais, com redução das transferências de renda. Por fim, a redução de transferências para provisão de educação pública pode reduzir as oportunidades para a população. Esses três parágrafos descrevem, respectivamente, exemplos, das seguintes funções do governo:
João, irmão de Paulo e Pedro, todos filhos de Ricardo, requereu, nos autos do inventário dos bens deixados por seu pai, falecido em 2014, que fosse determinado aos co-herdeiros, seus irmãos, que trouxessem à colação os bens que receberam, através de doação, a título de adiantamento de legítima, especialmente porque tais bens não integrariam a parte disponível dos bens do de cujus. Instados a se manifestar sobre o requerimento, os irmãos de João se opuseram à pretensão, argumentando que na hipótese não havia para João direito de exigir a colação dos bens, porquanto, por ocasião da doação realizada pelo pai, ainda não havia sido sequer concebido, destacando que não possuem mais os bens doados. Considerando os dados fornecidos pelo problema, o pedido será:
A hipótese que NÃO dá azo à suspensão do processo é:
No dia 03.02.2015, Daniel ingressou na residência da família Silva com a intenção de praticar um crime de roubo com emprego de arma branca. Já no interior da residência, com uma faca na mão, mas antes de subtrair qualquer bem, encontra uma foto de todos os membros da família abraçados. Comovido com aquela imagem, decide deixar a residência antes mesmo de ser visto por qualquer pessoa, não levando qualquer bem. Considerando a situação hipotética narrada, é correto afirmar que Daniel responderá pelo(s):