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Ao trabalhar em uma unidade socioeducativa, a assistente social Cecília é convocada a atuar como perita em uma situação de visita domiciliar. Ela deve:

Instituída pela Constituição Federal de 1988, a Seguridade Social tem como um de seus pressupostos:

No Brasil, as políticas de assistência social são, tradicionalmente, marcadas por um caráter ambíguo e limitado. Esse perfil deve-se a características como:

Larissa trabalha em um hospital que possui uma grande demanda por atendimento pediátrico. Ela deseja conhecer um pouco mais sobre esses pequenos usuários, seus familiares e suas vidas, a fim de prospectar demandas e gerar conhecimento sobre esta realidade. Para tanto, utiliza o materialismo histórico e a análise qualitativa como metodologia. O processo que envolve uma metodologia científica para a geração de novos conhecimentos da realidade social é:

Em 26/04/20x1, a direção da Iota S.A. contratou os serviços da

Costa e Silva Consultores Associados, visando reestruturar o

processo produtivo de uma de suas fábricas. Após dois meses de

trabalho, os consultores apresentaram à direção da Iota S.A. o

projeto de reestruturação, pelo qual receberam honorários de R$

2.000.000.

Ao concluir que a reestruturação proposta pelos consultores era

tecnicamente viável, que implicaria uma substancial redução dos

custos de produção da fábrica, e que demandaria recursos

compatíveis com as possibilidades de investimento da

companhia, cujos controles internos a permitiam mensurar com

confiabilidade os gastos atribuíveis à execução do projeto, em

01/07/20x1 a direção da Iota S.A. decidiu implementá-lo.

Até 31/12/20x1, a companhia incorreu nos seguintes gastos com

a implementação desse projeto:

Considerando todos os gastos incorridos desde 26/04/20x1, e

que em 31/12/20x1 o valor recuperável do projeto é estimado

em R$ 1.350.000, nesta data a Iota S.A. terá reconhecido:

Relacione as colunas para adequada associação entre os

princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público

abordados na Resolução CFC nº 1.111/2007.

A associação correta é:

No início de 20X1, uma entidade da administração pública adquiriu uma participação em um consórcio público, com influência significativa na gestão do mesmo. Para essa aquisição, a entidade realizou um investimento de R$ 1.860.000,00, que representa uma participação de 40% no capital social do consórcio público, que tem mais três entidades participantes. Após o primeiro ano de atividades do consórcio, foi apurado um resultado de R$ 420.000,00. Considerando que não há lucros não realizados nas operações intercompanhias e nem outros componentes do patrimônio líquido do consórcio, o valor desse investimento na referida entidade a ser apresentado no balanço, ao final de 20X1, é de:

A Parte II – Procedimentos Contábeis Patrimoniais do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP trata da definição e requisitos de mensuração e reconhecimento de provisões, passivos contingentes e ativos contingentes. Um dos elementos que caracteriza uma provisão é:

Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, afirma: “Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo”. Um pedagogo que esteja alinhado com as tendências para a área de educação corporativa e que queira fazer uma aplicação prática dessa frase de Paulo Freire no mundo empresarial, poderia propor:

Competências profissionais podem ser definidas como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que atuam de forma integrada no desempenho humano no trabalho. Nesse sentido, há uma relação direta entre competência e desempenho, de tal sorte que é esperado que pessoas que desenvolveram mais competências profissionais tenham também um maior desempenho no trabalho. O correto entendimento das dimensões que compõem o conceito de competência permite fazer as seguintes associações:

O mercado de trabalho (MT) refere-se às oportunidades de emprego e vagas existentes nas empresas e o mercado de recursos humanos (MRH) refere-se ao número de candidatos a emprego. O MRH pode estar total ou parcialmente contido no MT. Considera-se que o MRH é de oferta quando há abundância de candidatos e que ele é de procura quando há escassez de candidatos. São comportamentos comuns das organizações no MT em oferta:

Sueli foi contratada para exercer a função de pedagoga empresarial. Sabendo que o correto exercício do papel do pedagogo proporciona um ambiente de aprendizado, ela decidiu elaborar um plano de formação continuada em serviço. Para que o seu plano contemple o desenvolvimento das pessoas nas disciplinas utilizadas nas organizações aprendentes, ela deve incluir em seu planejamento as seguintes disciplinas:

A motivação dos funcionários é um elemento importante para o desempenho do negócio, uma vez que trabalhadores motivados costumam ser mais produtivos. Ciente disso, Renato, pedagogo de uma organização pública, decidiu contratar um curso com um renomado palestrante para motivar os empregados de sua organização. Antes de iniciar o curso, Renato aplicou uma pesquisa para aferir o grau de motivação dos empregados e um mês após o término do curso, aplicando novamente a pesquisa, os resultados da avaliação mostraram que o curso não tinha produzido melhorias nos níveis motivacionais. Uma explicação plausível para esse resultado seria:

Os chats, fóruns virtuais ou salas de bate-papo constituem algumas das oportunidades que um pedagogo empresarial tem de utilizar técnicas de trabalho em grupo para ajudar no processo de aprendizagem. Algumas técnicas de trabalho em grupo que eram bastante utilizadas em ações educacionais realizadas presencialmente deram origem a técnicas de conversação nesses novos ambientes, de tal sorte que:

Paula, funcionária de uma importante organização do setor judiciário, recebeu a incumbência de rever o planejamento de programas e atividades de formação e aperfeiçoamento de sua instituição. Como pedagoga, Paula sabia que os objetivos educacionais representam uma parte essencial de tais programas e atividades e decidiu organizar os cursos a partir da conhecida taxonomia de Bloom. Ela optou por começar com a taxonomia do domínio cognitivo, que tem como princípio organizador a complexidade dos processos intelectuais, e compõe-se de seis categorias ordenadas da menos para a mais complexa, da seguinte forma:

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