Considere duas forças, representadas por dois vetores A e B em um sistema de referência xyz. Caso o módulo dos vetores A+B e A−B sejam iguais, o ângulo entre eles é, em radianos,
Considere uma força F=1i+1j+1k atuando em um ponto localizado pelo vetor posição R=1i−1j+1k, onde i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. O torque dessa força é
Seja uma partícula descrevendo um movimento circular cuja velocidade angular é dada por ⍵=1i+1j+1k, onde i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. Em um dado instante o vetor posição da partícula é R=2i. Nesse instante, o vetor velocidade linear é
Uma força F atua em uma massa puntiforme m, que tem seu vetor posição descrito por R=1∙sen(2π t+ π)j, onde j é o vetor unitário na direção y. Assim, essa força é dada por
Uma tira metálica desliza com campo magnético B, como mostra a figura abaixo.
Esta experiência causa uma diferença de potencial V entre os pontos
O efeito Doppler no som é mais perceptivo
Numa reação nuclear pode acontecer emissões de algumas partículas como alfa (α), beta (β), gama (γ) e nêutron (n).
Na equação, 92U238 + 7N14 → 99E246 + x, o x é igual a
Atente para o seguinte excerto: “Para que a aprendizagem significativa ocorra, é preciso entender um processo de modificação do conhecimento, em vez de comportamento em um sentido externo e observável, e reconhecer a importância que os processos mentais têm nesse desenvolvimento (...). Para haver aprendizagem significativa são necessárias duas condições. Em primeiro lugar, o aluno precisa ter uma disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar o conteúdo arbitrária e literalmente, então a aprendizagem será mecânica. Em segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente significativo: o significado lógico depende somente da natureza do conteúdo, e o significado psicológico é uma experiência que cada indivíduo tem".
Utilizando como referência inicial o texto acima sobre aprendizagem significativa, atente para o que se diz a seguir sobre o ensino de física e assinale a afirmação verdadeira.
Atente para o seguinte excerto:
“Alguns pratos indígenas também passaram pela transformação das cozinheiras africanas. É o caso do Caruru, o típico dos típicos na Bahia. Segundo o folclorista Câmara Cascudo (1898-1986), o prato de origem tupi (caá-ruru, folha grossa) consistia num esparregado de quiabos, crustáceos, peixes e ervas, tendo sofrido alterações nas cozinhas dos engenhos, ganhando ingredientes como o dendê e o amendoim."
O trecho acima corresponde ao aspecto da cultura no Brasil colonial referente
Atente para o seguinte excerto que se refere às razões que levaram à criação dos campos de concentração no Ceará em 1932:
“(...) o “campo" era o último recurso, cheio de sofrimento e dor, que sua condição de sem-terra tornava inevitável. Mas nestes anos eles aprenderam a se organizar em multidões aparentemente disformes e sem controle, que levavam o medo às autoridades e aos comerciantes de alimentos. O simples ajuntamento de retirantes já era suficiente para aterrorizar as populações das cidades mais próximas às áreas secas".
O evento acima retratado se deu
A respeito do processo de Independência do Brasil, pode-se afirmar corretamente que
No que diz respeito à Guerra de Canudos, pode-se afirmar corretamente que
Considerando a economia no Brasil durante a República Velha, assinale a afirmação verdadeira.
Com relação à exploração de indígenas e de escravos africanos no período colonial brasileiro, pode-se afirmar corretamente que
Atente para as seguintes afirmações a respeito das novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história:
I. Essas tecnologias contribuem para a busca de informações prévias sobre o tema de estudo, utilizando os mesmos critérios metodológicos da pesquisa histórica quais sejam: seleção temática, interpretação e argumentação.
II. Possibilitam a produção de informação como os hipertextos, a viabilização de laboratórios e a formação integrada por meio de metodologias colaborativas.
III. Para a melhoria da qualidade do ensino de História, faz-se necessária somente a inserção do computador e multimeios.
É correto o que se afirma em