As metrópoles brasileiras são bastante diferenciadas entre si pela sua dimensão espacial, tempo histórico de construção, densidade demográfica, desenvolvimento e/ou crescimento econômico, aspectos infraestruturais entre outras diferenças. Alguns aspectos ou processos, entretanto, apresentam uma relativa homogeneidade, tais como:
Inicialmente, certa massa de gás se encontra a 1 atm e 200 K. Em seguida, ela é aquecida a 400 K a volume constante. Assinale a alternativa que corretamente expressa a pressão final dessa massa de gás (em atm), considerando comportamento de gás ideal e sistema isolado.
Em meio aquoso, considere um ácido com constante de dissociação (Ka) igual a 1,11x10–6
e água em
uma concentração de 55,5 mol L –1
. Assinale a alternativa que apresenta o valor correto para a constante
de equilíbrio (Keq).
Para a reação química A + B → P, tem-se:
Assinale a alternativa que corretamente expressa a lei de velocidade para esta reação.
Em Vigiar e punir (1ª Ed. orig. 1975), Michel Foucault (1926-1984) tem por objeto o problema do poder e dos métodos adotados para a sua manutenção. Segundo ele, a disciplina, que se dá como objeto o corpo dos indivíduos, remete a uma série de técnicas pelas quais se investe a existência dos indivíduos. Estas técnicas são colocadas em funcionamento nas grandes instituições de enquadramento: fábrica, exército, escola. E têm como fim:
Jürgen Habermas, filósofo contemporâneo considerado “herdeiro” da Escola de Frankfurt, inclui, segundo Bárbara Freitag (A teoria crítica: ontem e hoje, 1986), “em sua teoria da ação comunicativa a elaboração de um novo conceito de razão, que nada tem em comum com a visão instrumental que a modernidade lhe conferiu, mas que também transcende a visão kantiana assimilada por Horkheimer e Adorno (…)”. Segundo este novo conceito de Habermas, a razão é:
Em A paz perpétua: um projeto filosófico (1795/96), Immanuel Kant propõe a formação de uma federação de Estados livres para manter a paz entre as nações. Entre os seus artigos preliminares (ou condições primeiras para a paz), está o seguinte preceito: