Concerning the previous text and its linguistic aspects, judge the following item.
In the passage “The British linguist David Crystal suggests that English fosters cultural opportunity" (R. 16 and 17), the word “that" can be omitted without this making the sentence grammatically incorrect.
Judge the following item according to the ideas of the previous text and its linguistic aspects.
In “As long as a student chooses goals" (R. 7 and 8), “as long as" means after a long time.
Concerning the ideas and linguistic aspects of the previous text, judge the following item.
According to the text, there are several benefits for people who frequently spend time in the forest.
Based on the cartoon and the vocabulary and language used in it, judge the item below.
In the last balloon, “weird" is synonymous with strange, bizarre.
Based on the cartoon and the vocabulary and language used in it, judge the item below.
The boy does not understand that a toast is a slice of bread that is exposed to heat from a grill or fire.
Concerning the previous text and its linguistic aspects, judge the following item.
The man was treated with antibiotics because he caught an infection.
On the previous text and the vocabulary used in it, judge the item below.
In the last sentence of the text, “postie" (R.12) is an informal way to refer to the postman.
Julgue o item seguinte, acerca do processo avaliativo da língua inglesa na educação básica.
O aprendizado da língua inglesa deve ser avaliado primordialmente por meio de avaliações quantitativas, de modo a classificar os alunos, preparando-os para os vestibulares.
Considerando as ideias expressas no texto CB1A1AAA e a sua tipologia, julgue o item a seguir.
O ideal, de acordo com o texto, é que os programas de formação de professores incentivem o questionamento da prática docente, libertando os docentes da condição de consumidores de formação.
Julgue o seguinte item, com relação aos aspectos gramaticais do texto CB1A1AAA.
No período “Talvez porque se descurasse a necessidade de criar dispositivos de autoformação cooperativa, que rompessem com a cultura do isolamento e autossuficiência que ainda prevalecem nas nossas escolas" (R. 22 a 26), os pronomes “que", em ambas as ocorrências, retomam o mesmo referente.
Julgue o seguinte item, com relação aos aspectos gramaticais do texto CB1A1AAA.
O emprego das aspas em “reformadores" (l.28) e “novas" (l.29) indica que o autor faz referência a esses conceitos de um modo crítico.
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.
Para o autor, a aprendizagem da técnica da escrita deve ser dissociada da concepção de mundo do alfabetizando.
Considerando os aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item seguinte.
A conjunção “porém" (R.23) expressa conclusão no período em que ocorre, por isso poderia ser substituída, sem prejuízo do sentido original do texto, pela conjunção portanto.
Considerando as disposições do Estatuto do Magistério Público do Estado de Alagoas — Lei n.º 6.196/2000 —, do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério — Lei n.º 6.197/2000 — e do Código de Ética do Servidor Público — Lei n.º 6.754/2000 —, julgue o item que se segue.
A gestão das escolas públicas do estado de Alagoas deve contar com a participação efetiva da comunidade em todos os órgãos colegiados.
Com base na Lei n.º 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB —, julgue o item a seguir.
É assegurada àqueles que não tiveram acesso à escolaridade na idade certa a realização de exames supletivos: para a conclusão do ensino fundamental, a partir dos catorze anos de idade; para a conclusão do ensino médio, a partir dos dezessete anos de idade.