A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve
Leia os textos a seguir. I.De acordo com as pesquisas mais detalhadas sobre o tema, o sistema defendido pelo MST e geralmente adotado pelo governo − desapropriação e distribuição da terra em pequenos assentamentos − tem pouca chance de sucesso, já que caminha na contramão da História. Sem competitividade no mercado nem estrutura para engrenar a produção, os pequenos produtores que ganham terras acabam fracassando − e retornando à fila da exclusão no país. (http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/reforma_agraria/contexto_2.html) II.Com essa tremenda força política, tenta-se impedir que a realidade do campo brasileiro apareça como de fato é: com uma das estruturas fundiárias mais concentradas do mundo e em intensificação; com o aumento de famílias acampadas nas beiras das estradas e dentro dos latifúndios, com o empobrecimento dos camponeses; com o aumento da expropriação e exclusão. O que a mídia nacional procura mostrar é o aumento do conflito, mas não apresenta suas causas. (http://www4.fct.unesp.br/nera/publicacoes/bernardoengamesaredonda.pdf) Está correto afirmar que o texto I
Leia o texto a seguir. Você consegue ficar um mês inteiro fora das redes sociais? Eu (quase) consegui Juliana, 32 anos, editora do UOL Tecnologia, viciada em Twitter e em Instagram. Usuária de Facebook − só porque não tem mais como ficar fora − e ex-dependente do Orkut. Com perfil de quem checa redes sociais antes de dormir, ao acordar, esperando o elevador, quando almoça sozinha, em toda e qualquer fila e também de quem acompanhava suas timelines no trânsito (até me convencer dos perigos deste hábito), decidi que abandonaria meus perfis virtuais durante um mês. Inteiro. (http://m.tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/09/09/voce-consegue-ficar-um-mes-inteiro-fora-das-redes-sociais-eu-quaseconsegui.htm) O conteúdo do texto pode servir de ponto de partida para o professor de Geografia abordar
Leia o texto a seguir. A crise mundial está atingindo em cheio os catadores de material reciclável de Belo Horizonte. Além de menos produtos disponíveis para coleta, o quilo do papelão que há seis meses custava R$ 0,25 agora vale R$ 0,05. Também caiu de R$ 1 para R$ 0,60 o quilo de garrafa pet. Ambientalistas e especialistas em coleta seletiva temem que os catadores voltem a mendigar nas ruas por falta de ocupação e geração de renda. Alertam ainda que pode parar no lixo o que poderia ser reaproveitado na reciclagem. (http://noticias.ambientebrasil.com.br) O conteúdo do texto pode servir como ponto de partida para o professor de Geografia abordar, no tema urbano,
Procurou–se repetir as etapas do Método Experimental para investigar a questão O que faz com que um corpo de massa m e
volume V afunde num líquido de densidade p ?
Após discussões com os alunos, foram levantadas as hipóteses de resposta à questão. Utilizando–se frascos cilíndricos, de
diferentes volumes, após testada cada uma das hipóteses e descartadas as não relevantes, chegou–se à conclusão de que
apenas a massa m e o volume V são determinantes do afundamento do corpo no líquido. Na etapa final do experimento,
considerou–se o corpo como sendo um frasco de volume V, com tampa e contendo areia. Variando a quantidade de areia no
frasco, foi possível perceber diferença no comportamento de afundar ou não no líquido. Daí, a conclusão: um corpo afunda no
líquido se
Duas pequenas esferas metálicas e idênticas A e B estão eletrizadas com cargas QA = 5 μC e QB = −1 μC. Colocam–se as esferas em contato e, a seguir, elas são separadas a uma distância de 10 cm. Considerando a constante eletrostática k0 = 9 . 109 N.m2/C2, a intensidade da força elétrica de interação entre as esferas, em newton, vale
São princípios norteadores do Novo Plano Curricular do Ensino Médio no estado de Minas Gerais:
Observe as imagens do centro de Belo Horizonte.
Trabalhando o tema da espacialidade com os alunos do Ensino Fundamental, o professor de Geografia poderia destacar, nas
fotos, o fenômeno da
Observe as imagens a seguir.
O professor de Geografia, trabalhando no Ensino Fundamental, pode utilizar–se das imagens para abordar o tema
Observe a imagem de uma cidade de Minas Gerais.
A paisagem urbana permite as seguintes relações histórico–geográficas:
Observe a imagem a seguir.
A imagem destaca uma paisagem agrícola característica
Observe as imagens.
Com base nas imagens, o professor de Geografia pode abordar a relação entre
Observe o gráfico a seguir.
Com base nos conhecimentos sobre as transformações no campo brasileiro, está correto afirmar que as legendas I e II do
gráfico referem–se a
Leia o texto a seguir.
A EPAMIG − Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais foi constituída, como empresa pública, pela Lei nº
6.310, de 8
de maio de 1974 (Minas Gerais, 1999).
Constituiu–se na principal instituição de execução de pesquisa agropecuária de Minas
Gerais e tem a função de apresentar soluções para o complexo agrícola, gerando e adaptando alternativas tecnológicas,
oferecendo serviços especializados, capacitação técnica, insumos qualificados compatíveis com as necessidades dos clientes e
em benefício da qualidade de vida da sociedade.
(http://www.epamig.br)
O texto
Observe a charge a seguir.
A partir da leitura da charge o professor de Geografia pode destacar que