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Questões de Concurso PC-MG – Aprova Concursos

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Texto 01: A filosofia da assertividade

 

        Assertividade é filosofia de vida; é mais do que um comportamento, pois engloba valores, atitudes, pensamentos e sentimentos frente à vida. O comportamento é a forma de expressar essa filosofia de vida. Assertividade é uma filosofia de relacionamento humano, que busca soluções ganha-ganha.

 

        Assertividade é o “ingrediente” dos relacionamentos saudáveis que não negam nem temem o conflito, mas que veem o conflito como uma possibilidade de crescimento.

        Quando conseguimos expressar nossos pensamentos, sentimentos e vontades sem agredir o outro, sentimo-nos leves e satisfeitos. Esse bem-estar é o resultado da comunicação assertiva, constituída por pensamentos, sentimentos e ações que afirmam nosso eu.

 

        Isto significa que nós podemos ocupar o espaço a que temos direito sem invadir o espaço do outro. Podemos atingir nossos objetivos e metas profissionais e pessoais com persistência, adotando, porém, uma postura ética.

        Viver de forma assertiva é manter-se em equilíbrio no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). A assertividade clarifica as relações, propiciando uma comunicação ética entre as pessoas. A linguagem assertiva, verbal e não verbal, utiliza signos que exprimem a verdade, autorrespeito e respeito pelos outros, buscando uma solução para os conflitos que satisfaça aos interesses das partes envolvidas. A técnica assertiva “aposta” na mudança do comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade com os quais nos relacionamos.

 

Referência: COELHO, Nazilda. Comunicação Assertiva. Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Administração, Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Poder Executivo Estadual. Recife: Cefospe, 2020. p. 15.  

 

Leia o Texto 01 a seguir e responda à questão.

A organização das ideias em um texto se dá pela coesão no sentido gramatical e no semântico.

 

No Texto 01, a autora emprega, de modo mais frequente, um mecanismo de coesão semântica. Indique qual é esse fenômeno. 

Texto 01: A filosofia da assertividade

 

        Assertividade é filosofia de vida; é mais do que um comportamento, pois engloba valores, atitudes, pensamentos e sentimentos frente à vida. O comportamento é a forma de expressar essa filosofia de vida. Assertividade é uma filosofia de relacionamento humano, que busca soluções ganha-ganha.

 

        Assertividade é o “ingrediente” dos relacionamentos saudáveis que não negam nem temem o conflito, mas que veem o conflito como uma possibilidade de crescimento.

        Quando conseguimos expressar nossos pensamentos, sentimentos e vontades sem agredir o outro, sentimo-nos leves e satisfeitos. Esse bem-estar é o resultado da comunicação assertiva, constituída por pensamentos, sentimentos e ações que afirmam nosso eu.

 

        Isto significa que nós podemos ocupar o espaço a que temos direito sem invadir o espaço do outro. Podemos atingir nossos objetivos e metas profissionais e pessoais com persistência, adotando, porém, uma postura ética.

        Viver de forma assertiva é manter-se em equilíbrio no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). A assertividade clarifica as relações, propiciando uma comunicação ética entre as pessoas. A linguagem assertiva, verbal e não verbal, utiliza signos que exprimem a verdade, autorrespeito e respeito pelos outros, buscando uma solução para os conflitos que satisfaça aos interesses das partes envolvidas. A técnica assertiva “aposta” na mudança do comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade com os quais nos relacionamos.

 

Referência: COELHO, Nazilda. Comunicação Assertiva. Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Administração, Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Poder Executivo Estadual. Recife: Cefospe, 2020. p. 15.  

 

Leia o Texto 01 a seguir e responda à questão.

Independente do gênero textual, os tipos textuais indicam características linguísticas específicas, como determinadas estruturas sintáticas, predomínios de certos tempos verbais, classes gramaticais recorrentes, tudo para viabilizar um modo de expressão.

 

O tipo textual predominante no Texto 01 é:

Texto 02: Comunicação e dissonância cognitiva

 

        Muitas das dificuldades na assimilação de mensagem podem também ser explicadas pela chamada teoria da dissonância cognitiva de Festinger (1986), segundo a qual as pessoas tendem a evitar que a estrutura do seu pensamento seja incoerente com sua ação, ativando sempre algum mecanismo que elimine ou reduza esse desequilíbrio. É o caso, por exemplo, do fumante diante de um novo artigo sobre os malefícios do cigarro: ou ele ignora o artigo (seleção), ou lê, mas o interpreta a seu modo (interpretação), ou lê e decide largar o cigarro (avaliação e decisão), estabelecendo novo patamar de equilíbrio. Ou seja, nas três situações, o fumante buscou sempre preservar a coerência entre seu pensamento e sua ação.

 

Referência: COELHO, Nazilda. Comunicação Assertiva. Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Administração, Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Poder Executivo Estadual. Recife: Cefospe, 2020. p. 7.

Leia o Texto 02 a seguir e responda à questão.

A pontuação de um texto contribui para tornar mais preciso o sentido desejado.

 

Sobre o emprego das vírgulas no Texto 02, é CORRETO afirmar que serve para

A respeito da estrutura normativa internacional de proteção à mulher, é INCORRETO afirmar: 

Nos termos do art. 25 da Lei Complementar n.º 129/2013, compõem o Conselho Superior da PCMG, EXCETO:  

Compete ao Chefe da PCMG, segundo o disposto no art. 22 da Lei Complementar n.º 129/2013, EXCETO:

No que tange a licenças, afastamentos e disponibilidades do policial civil, está INCORRETO o que se afirma em: 

Uma das mais tradicionais explicações de cunho sociológico acerca da criminalidade é a teoria da anomia, de Merton (1938). Segundo esse arcabouço teórico, a motivação para a delinquência decorreria da impossibilidade de o indivíduo atingir metas desejadas por ele, como, por exemplo, o sucesso econômico.

 

Com relação à Teoria da Anomia, proposta por Merton, são apresentadas algumas assertivas abaixo. Assinale a alternativa que apresenta informação INCORRETA:

Ao acessar a opção “Sistema” na janela “Configurações” do Microsoft Windows 10, versão português, é possível fazer várias configurações referentes ao sistema operacional.

Analise as opções abaixo sobre as funcionalidades da opção “Sistema” da janela “Configurações” do Microsoft Windows 10:

 

I – Na opção “Armazenamento” é possível ativar o “Sensor de Armazenamento” para liberar espaço automaticamente excluindo arquivos temporários ou da lixeira.

II – Na opção “Assistente de foco” é possível ajustar a resolução da tela do computador.

III – Na opção “Energia e suspensão” é possível definir, dentre outras ações, o tempo de inatividade para desligamento da tela ou suspensão do computador.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade dos titulares dos dados.

 

Todas as afirmativas sobre a LGPD estão corretas, EXCETO:

O tipo de código malicioso (malware) que é enviado geralmente como um presente para o usuário, que além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário, é o: 

Para assegurar o alcance dos resultados dos objetivos previamente estabelecidos,
a Administração Pública exerce controle sobre seus processos administrativos. A
essência do controle reside na verificação, ou seja, se a atividade controlada está
ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.

Com base nessas afirmações, para que o controle dos processos administrativos
atinja a sua finalidade, analise as alternativas abaixo e indique aquela que descreva
de maneira CORRETA a sequência de fases do controle.

Autores como Tomaz Tadeu da Silva classificam as teorias do currículo em três
grandes grupos, de acordo com os conceitos que elas enfatizam, a saber:

(1) Teorias Tradicionais;
(2) Teorias Críticas;
(3) Teorias pós-críticas.

Partindo desta classificação, numere as assertivas a seguir.

( ) Educação Popular
( ) Tecnicismo educacional
( ) Multiculturalismo
( ) Escolanovismo

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Em 2014, foi aprovado o Plano Nacional de Educação (PNE), por meio do qual
foram estabelecidas diretrizes para educação brasileira, em seus diversos níveis
de ensino.
Uma dessas diretrizes está apresentada de maneira INCORRETA em:

O uso do padrão formal da língua portuguesa pode assegurar um nível significativo de compreensão do texto.
Assinale a opção que apresenta desvio do padrão formal da língua portuguesa.

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