Em relação ao modelo macroeconômico tradicional (IS/LM e OA/DA) para uma economia fechada, em que OA é a oferta agregada e DA é a demanda agregada, julgue os seguintes itens.
Se a política monetária é operacionalizada por meio do controle das taxas de juros, uma expansão fiscal não gera efeito crowding out (efeito deslocamento) sobre o produto.
Em relação ao modelo de crescimento de Solow, julgue os itens subsequentes.
O modelo pressupõe retornos decrescentes à escala em relação aos insumos capital e trabalho.
Com base nos principais agregados monetários e nas principais teorias monetárias, julgue os itens subsecutivos.
No modelo keynesiano, a taxa de juros é um fenômeno estritamente monetário.
Considerando as relações entre produto, emprego, inflação e mercado de trabalho, julgue os itens que se seguem.
A heterogeneidade da estrutura de determinação salarial afeta a taxa de desemprego de equilíbrio, sendo que os países com barganhas salariais centralizadas possuem menores taxas de desemprego em comparação com estruturas de determinação salarial no nível da indústria.
O debate sobre a sustentabilidade da dívida pública ganhou ainda mais notoriedade em decorrência da crise fiscal nos países da Europa Ocidental. Considerando as principais teorias acerca desse tema, julgue os próximos itens.
O efeito Oliveira-Tanzi estabelece que a receita fiscal é positivamente afetada pela inflação devido ao imposto inflacionário.
Considere uma área de pesca com livre acesso de barcos. O custo
incorrido pelo pescador para enviar o barco é c > 0. Quando
a quantidade b de barcos é enviada para a pesca, a quantidade
f(b) de peixes é pescada, e cada pescador obtém f(b)/b peixes, com f'(b) > 0, f"(b) < 0, para todo b ≥ 0 e f(0) = 0, em que: f' é a primeira derivada da função de produção e f" é a segunda derivadada função de produção. No mercado, o preço do peixe é p > 0, o qual é invariante em relação à quantidade de peixes obtida na área
de pesca.
Acerca dessa economia e com base no problema dos comuns, julgue
os itens a seguir.
A tarifa t=pf(b*)-c garante a eficiência de mercado, em que b* é a quantidade de barcos em equilíbrio competitivo e t > 0.
Acerca das funções econômicas e das políticas governamentais, julgue o item abaixo.
A política fiscal, de que são exemplos as compras governamentais e a tributação, é empregada para intervir nas flutuações econômicas relacionadas à demanda agregada, sem que gere repercussões monetárias sobre a economia.
Em relação à contabilidade fiscal, endividamento e financiamento do déficit público, julgue os itens que se seguem.
Entre os anos de 2002 e 2008, verificou-se no Brasil uma queda expressiva na razão entre dívida externa e reservas internacionais, o que indica maior vulnerabilidade externa do país.
A respeito do perfil demográfico brasileiro, julgue os seguintes itens.
As taxas de natalidade começaram a cair a partir 1940; e as de mortalidade, somente depois de 1950.
A propósito da previdência brasileira, julgue os próximos itens.
O envelhecimento da população brasileira e o ingresso tardio do indivíduo no mercado de trabalho são fatores corretivos do desequilíbrio das contas previdenciárias.
Com relação aos preceitos contábeis estabelecidos na legislação societária, julgue os itens subsequentes.
Os empréstimos concedidos a sociedades coligadas e controladas, realizáveis no curso do exercício social subsequente e que não sejam caracterizados como negócios usuais na exploração do objeto social da companhia, devem ser classificados no ativo circulante.
Julgue os itens a seguir, no que se refere à classificação de contas no balanço patrimonial.
Os fundos de comércio adquiridos, quando destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, devem ser reconhecidos no ativo imobilizado.
Com relação a fatos contábeis e às suas variações patrimoniais, julgue os próximos itens.
A aplicação de valores excedentes de caixa em títulos públicos é fato meramente permutativo, que não provoca efeito imediato no patrimônio líquido da entidade que realizou o investimento.
Julgue os itens seguintes, acerca da análise de demonstrações contábeis com base em indicadores de desempenho.
A margem líquida é um indicador que revela o quanto a entidade ganhou, em termos de lucro operacional, em cada unidade monetária de venda realizada.

Com base na legislação em vigor e na demonstração do resultado
do exercício (DRE) de determinada entidade, mostrada na tabela
acima, julgue os itens subsequentes acerca da elaboração da
demonstração do valor adicionado (DVA).
Se as despesas administrativas incluírem R$ 38.150 relativos à despesa de depreciação, o valor adicionado líquido produzido pela entidade será inferior a R$ 440.000.