São considerações fundamentais para o planejamento de
uma atividade pedagógica que pretende favorecer a
construção do conhecimento:
I os conhecimentos espontâneos dos aprendizes;
II a escuta e a observação sobre o fazer dos aprendizes;
III a repetição e o exercício contínuo sobre os conceitos;
IV a proposta de interação prática com os conceitos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
“Para a elaboração dos itens do Saeb e da Prova Brasil,
buscou-se uma associação entre os conteúdos da
aprendizagem e as competências utilizadas no processo de
construção do conhecimento.”
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/saeb_matriz2.pdf)
As avaliações externas têm se pautado nos conceitos de
matriz de referência composta por habilidades e
competências. O conceito de competência desenvolvido por
Philippe Perrenoud está associado a(à )
Na publicação da UNESCO, “Ensino médio e Educação
profissional, desafios da integração”, no desenvolvimento de
um debate sobre a articulação e integração curricular, são
observadas as seguintes necessidades de estrutura de um
Currículo Integrado:
I evidenciar a opção política no currículo;
II possibilitar estruturalmente sua avaliação histórica, social
e coletiva;
III ser modelo de currículo, demostrando eficácia e eficiência
na resolução das problemáticas de aprendizagem;
IV possuir concepções e alguns princípios norteadores
comuns a um parâmetro nacional;
V prever um longo tempo para o desenvolvimento das
aprendizagens;
VI otimizar as necessidades de aceleração do currículo,
tendo em vista a iniciação no mercado de trabalho.
É pertinente para a construção de um Currículo Integrado,
apenas o descrito em:
Tendo por referência os estudos de Piaget sobre a construção
de conhecimento: “[...] a organização é a coerência formal, a
acomodação é a ‘experiência’ e a
________________________ é o ato de julgamento, na
medida em que une os conteúdos experimentais à forma
lógica.”
(Piaget p.381-2, in: BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento - Porto Alegre:
ARTMED, 2001: 86)
O termo que preenche a lacuna acima corresponde ao ato de
julgamento, na medida em que une os conteúdos
experimentais à forma lógica, construindo conhecimento, e
está identificado na alternativa:
Tomando por base o Estatuto da Criança e do Adolescente, são alguns deveres que o Estado deve assegurar à criança e ao adolescente os abaixo elencados, EXCETO:
Considere as seguintes estruturas de dados:
Pedidos(IdPedido,
IdCliente,IdProduto,DataPedido,Valor,Status)
Clientes(IdCliente,NomeCliente,EmailCliente)
Produtos(IdProduto,NomeProduto,ValorProduto)
O departamento de marketing solicita um relatório com todos
os clientes cadastrados, mas que nunca efetuaram nenhum
pedido, para mandar um e-mail de marketing com promoções.
Qual é o comando SQL correto para extração dessa
informação?
Quando a questão da administração pública é abordada, esta é comumente definida como um conjunto de órgãos e serviços cujo objetivo é administrar os interesses de uma população. Sendo assim, ela pode ocorrer de maneira:
Max Weber identificou a autoridade com base em preceitos racionais e legais, como o eixo das organizações burocráticas. Assinale a alternativa que corresponde aos três tipos de autoridade, segundo Weber.
Atualmente o pedagogo-orientador deve atuar integrado à equipe escolar desenvolvendo sua prática numa dimensão: