De acordo com a Lei n. 12.319, de 1º de setembro de 2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais,
Segundo Quadros (2004), em relação à carência de intérpretes de Libras, a interação e comunicação entre surdos e ouvintes fica prejudicada. Nesse caso, a atitude dos surdos em seus diferentes contextos sociais é:
O processo de compras no serviço público se realiza por
meio de licitação, mas existem casos em que a legislação
denomina de “inexigibilidade de licitação". A inexigibilidade
ocorre quando
A teoria que tem como característica “pensar a empresa
de cima para baixo" é a teoria
Um dos itens definidos em um planejamento estratégico é a missão da organização, que pode ser definida por ser uma declaração
A Lei n. 11.091, de 12 de janeiro de 2005, dispõe sobre:
Uma aula expositiva pode exigir silêncio e acompanhamento
do raciocínio. Por outro lado, a resolução de problemas de
matemática, por exemplo, pode exigir a troca de ideias sobre
procedimentos e tentativas, como parte constituinte da disciplina
e não como manifestação de indisciplina.
AQUINO, J. G. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São
Paulo: Summus, 1996. (Adaptado).
Segundo o autor, a origem da disciplina ou da indisciplina
no âmbito escolar se deve essencialmente ao fato de
As atividades de controle são fundamentais para garantir a transparência dos gastos públicos. No governo federal, o Portal da Transparência é uma iniciativa que procura dar publicidade aos gastos do governo. Esse portal é uma ação de controle
O documento oficial pelo qual um chefe de um órgão público determina a abertura de uma sindicância é
O administrador que, analisando o ambiente organizacional frequentemente, consegue prever possíveis problemas e preparar a organização para enfrentá-los é conhecido por ser
O processo de administração de recursos humanos pode ser dividido em várias etapas. Uma delas é constituída das atividades: orientação, treinamento, desenvolvimento e avaliação do desempenho, e é conhecida como a etapa de
O tipo de equipe que é conhecido como grupo de trabalho semiautônomo, conforme Williams (2010), é
Uma boa organização do ambiente de trabalho é fundamental para o bom desenvolvimento das atividades no dia a dia. Para isso, existem várias formas ou programas que auxiliam nessa organização do ambiente de trabalho. O programa que consiste basicamente na organização do ambiente, na sua manutenção e segurança, transformando-o em um ambiente harmonioso e limpo, é o
A amplitude administrativa está relacionada com a quantidade de
Toda informação para uma organização tem um custo. O que é conhecido como custo da transmissão da informação de um local para o outro é o custo de