Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Considere as assertivas abaixo sobre o sistema límbico: I. O sistema límbico localiza-se na parte central do cérebro.
II. Acredita-se que o sistema límbico desempenhe um papel importante nas emoções, sobretudo naquelas relacionadas com a excitação sexual, a agressão e a dor.
III. Um circuito límbico envolve áreas dentro do hipocampo. Quando o hipocampo é lesionado, as pessoas em geral desenvolvem amnésia anterógrada, uma forma de amnésia na qual são incapazes de formar novas memórias, mas retêm a memória de habilidades aprendidas anteriormente.
IV. O sistema límbico é uma camada com 2 milímetros de espessura, composta por aproximadamente 20 bilhões de células nervosas, nela são encontrados centros neurais que proporcionam nossas capacidades sensoriais, respostas motoras hábeis, habilidades linguísticas e capacidade de raciocínio. É correta apenas a alternativa que corresponde à (s) assertiva (s):

Algumas teorias definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo, com consequências no plano da organização interna do conhecimento. Sobre isso leia as assertivas abaixo:
I. A aprendizagem é um elemento que provém de uma comunicação com o mundo e se acumula sob a forma de uma riqueza de conteúdos cognitivos.
II. Pode-se dizer que a aprendizagem é um processo de organização de informações e integração do material pela estrutura cognitiva.
III. A aprendizagem se processa quando um novo conteúdo (ideias ou informações) se relaciona com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela.
IV. Na aprendizagem os pontos de ancoragem são formados com a incorporação, à estrutura cognitiva de elementos (informações ou ideias) relevantes para a aquisição de novos conhecimentos e com a organização deles de modo que progressivamente se generalizarem.
A qual teoria se referem as assertivas?

A Brucelose é uma enfermidade de trato infeccioso que se alastra a partir dos animais para as pessoas. Como podem ocorrer essas contaminações?

Qual alternativa está correta sobre Escherichia coli e sua disseminação?

Esporotricose é uma micose que pode afetar animais e humanos. Outras doenças que podem causar lesões semelhantes são:

Algumas práticas agrícolas fazem uso de queimadas,

apesar de produzirem grandes efeitos negativos.

Por exemplo, quando ocorre a queima da palha de

cana-de-açúcar, utilizada na produção de etanol, há

emissão de poluentes como CO2 , SOx , NOx e materiais

particulados (MP) para a atmosfera. Assim, a produção de

biocombustíveis pode, muitas vezes, ser acompanhada

da emissão de vários poluentes.

CARDOSO, A. A.; MACHADO, C. M. D.; PEREIRA, E. A. Biocombustível: o mito do

combustível limpo. Química Nova na Escola, n. 28, maio 2008 (adaptado).

Considerando a obtenção e o consumo desse

biocombustível, há transformação química quando

O soro fisiológico é uma solução aquosa de

cloreto de sódio (NaCl) comumente utilizada para

higienização ocular, nasal, de ferimentos e de lentes

de contato. Sua concentração é 0,90% em massa e

densidade igual a 1,00 g/mL.

Qual massa de NaCl, em grama, deverá ser adicionada à

água para preparar 500 mL desse soro?

A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro foi instituída pelo Decreto-Lei nº 4.657, de 4 de Setembro de 1942. Ele disciplina de maneira geral a aplicação das normas jurídicas, seja em território brasileiro, seja em território estrangeiro, neste caso, quando admitida. Segundo a citada lei, o período de vacatio legis para que a lei comece a vigorar em território brasileiro – salvo disposição em contrário contida na própria lei – a partir de sua publicação, é de:

A Constituição da República, de 1988, bem como o Código Tributário Nacional estabelecem as normas gerais do Sistema Tributário Nacional. É correto afirmar que:

A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos dessa Constituição Federal. Sobre isso, assinale a alternativa incorreta.

O Planejamento, na esfera das Políticas sociais, se expressa por meio de:

Sinalize a alternativa que cita instrumentais técnicos do serviço social que auxiliam o exercício profissional.

Leia as assertivas: I - Psicolinguista argentina desvendou os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever.
II - O nome de Emilia Ferreiro passou a ser ligado ao construtivismo, campo de estudo inaugurado pelas descobertas de Jean Piaget.
III - Para Emilia Ferreiro, através da alfabetização a criança se apropria das funções sociais da escrita.
IV - Para Emilia Ferreiro a compreensão da função social da escrita deve ser estimulada com o uso de textos de atualidade, livros, histórias, jornais, revistas.
Podemos afirmar que são verdadeiras as assertivas:

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Sendo assim, a PNH estimula a comunicação entre:

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, resultando em hiperatividade dessas vias, edema de mucosa e produção de muco. A inflamação é difusa e leva a episódios recorrentes dos sintomas. Ocorre a diminuição do calibre dos brônquios e bronquíolos devido ao broncoespasmo, edema e produção de muco espesso. Quanto à asma, é incorreto afirmar:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282