O transformador é um dispositivo constituído de duas bobinas eletricamente isoladas, chamadas primário e secundário no qual, de acordo com a Lei de Faraday,
Em 1820, o físico dinamarquês Hans Christian Oersted
verificou que um fio condutor, quando percorrido por uma
corrente elétrica, apresenta um campo magnético em torno desse
fio.
Das alternativas abaixo, assinale qual indica o dispositivo
elétrico cuja aplicação só foi possível a partir da constatação
dessa relação.
Suponha que o mercado de um bem seja de concorrência perfeita, ou seja, exista um número suficientemente grande de firmas as quais são tomadoras de preço do bem. Quando uma empresa elevar o seu nível de produção o preço do bem ficará constante por que
Suponha uma firma em um mercado competitivo. A firma encerrará suas atividades no curto prazo necessariamente quando
Segundo muitos especialistas, a taxa de desemprego baixa e
relativamente estável indica que se está próximo do pleno
emprego e, consequentemente, o produto efetivo estaria
próximo do seu nível potencial.
Essa relação é confirmada pela
Em relação ao II PND, analise as afirmativas a seguir.
I. O plano configurou–se como uma alternativa à dicotomia de
ajustamento e financiamento que foi colocada como uma
resposta à crise da época.
II. O Plano focou no crescimento do setor de bens de consumo
como setor prioritário da industrialização da época.
III. O Plano centralizou os projetos de investimento na região
Sudeste, que era vista, na época, como a força motriz da
economia brasileira.
Assinale:
Em relação aos Sistemas de Amortizações, assinale a afirmativa correta.
Seja X o nível educacional de uma população que um pesquisador deseja analisar. A esse respeito, analise as afirmativas.
I. A amostra dessa população representa as pessoas típicas da mesma e, a partir dos dados obtidos, podemos inferir o nível educacional dessa população.
II. A chance de seleção de um elemento extraído com reposição da população será 1/N, sendo N o tamanho da população.
III. Uma amostra aleatória tem a mesma distribuição da população.
Assinale:
Suponha que um projeto de investimento X esteja sendo
analisado e sendo comparado com uma alternativa Z que tem
uma taxa de juros r, a qual leva a um Valor Presente Líquido (VPL)
nulo desta alternativa. Suponha que os dois projetos têm o
mesmo prazo e o mesmo montante inicial investido.
O projeto de investimento X será escolhido com certeza quando:
Em relação às anuidades denominadas perpetuidades, assinale a
afirmativa correta.
No que se refere à organização lógica e física de arquivos, julgue os itens subsequentes.
Flags são bits ou campos pequenos que controlam alguma característica específica dos arquivos. A flag de repositório archive, por exemplo, é um bit que controla se a cópia de segurança do arquivo foi gerada.
A respeito de softwares básicos e aplicativos, julgue os itens subsecutivos.
O interpretador é considerado um tradutor que não gera código–objeto, mas que, diferentemente do compilador, traduz o programa linha a linha, ou seja, o programa é executado à medida que é traduzido.
Julgue o item seguinte, relativo ao modelo MPS/BR.
Níveis de maturidade G ao E, desenvolvimento de requisitos, integração do produto, projeto e construção do produto são processos que compõem o nível de maturidade D do MPS.BR.
Em relação aos conceitos de análise essencial de sistemas e de análise de levantamento de requisitos, julgue os itens subsequentes.
No processo de análise de requisitos, obtém–se uma especificação do comportamento que enfatiza os aspectos da alta reusabilidade do sistema, que compreendem os protocolos de comportamento e os agrupamentos hierárquicos dos objetos de acordo com o protocolo.
No que se refere ao planejamento de sistemas de informação e aos métodos de planejamento, julgue os seguintes itens.
Em razão de sua complexidade e de sua natureza especializada, o planejamento dos sistemas de informação, atividade restrita à diretoria e à coordenação de tecnologia, deve estar em conformidade com as normas de gestão de dados e metadados, para o adequado planejamento da aquisição da infraestrutura necessária.