Dois mil e quinhentos anos de civilização, a partir do
apogeu grego, trazem em seu bojo todo um legado cultural.
O imaginário humano foi sendo povoado por uma gama
imensa de mitos, cosmogonias, seres folclóricos etc. A
posição e o papel da mulher em meio a este circuito acabam
sendo expressos por meio desses mitos inscritos no
imaginário.
Internet:
Considerando o texto como motivação inicial, julgue os
próximos itens.
A questão dos direitos da mulher está inserida na questão de gênero.
Mais-valia é o termo usado para designar a
disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho
produzido. Muitos cientistas e pensadores sociais
desenvolveram diferentes vertentes para conceber uma
explicação para o surgimento e o funcionamento do sistema
capitalista. Para Adam Smith, o valor do trabalho agregado ao
produto é menor que o valor pelo qual a mercadoria poderia
ser vendida. David Ricardo afirmava que a questão salarial
está ligada às necessidades fisiológicas, isso quer dizer que o
valor pago gira em torno das condições mínimas de
sobrevivência, ou seja, o ordenado cobre somente o essencial
(alimentos, roupas).
Internet:
A partir do conceito de mais-valia apresentado no texto e de
conhecimentos correlatos, julgue os itens que se seguem.
O conceito de mais-valia desdobra-se em mais-valia absoluta e mais-valia relativa.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza,
porém, desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos
homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos
feito marchar a passo de ganso para a miséria e os
morticínios. Criamos a época da produção veloz, mas nos
sentimos enclausurados dentro dela.
A máquina, que produz em grande escala, tem
provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos
céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de
humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de
afeição e doçura!
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo
estará perdido.
Charles Chaplin. Internet:
Considerando o texto como motivação inicial, julgue os itens
subsequentes.
A propriedade privada é um tema recorrente dentro da análise marxista.
As normas e os valores possuem grandes variações nas
diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,
como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em
exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para
a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar
e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais
importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social
que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande
número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,
no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha
escolar parece ser loucura.
Internet:
Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.
Uma cultura não é estática, ela está em constante mudança. Tais mudanças acompanham as condições históricas, econômicas, sociais e políticas de cada sociedade.
As normas e os valores possuem grandes variações nas
diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,
como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em
exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para
a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar
e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais
importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social
que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande
número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,
no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha
escolar parece ser loucura.
Internet:
Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.
Conceitos como vida e morte possuem conotações similares nas culturais ocidentais e orientais. Como se observa no texto, um exemplo disso pode ser visto no que tange à educação escolar e sua relação direta com o valor dado à vida pelo estudante.
0 sociólogo britânico Anthony Giddens, um dos mais importantes pensadores das implicações sociais da globalização, toma a relação entre confiança e modernidade como um dos fenômenos contemporâneos que mais sofreram transformações em face dos impactos da globalização. Os conceitos de desencaixe e reencaixe são fundamentais à compreensão desses novos processos. Complementam estes conceitos outros dois, igualmente importantes: o primeiro se refere a "relações verdadeiras que são mantidas por, ou expressas em, condições sociais estabelecidas em circunstâncias de co-presença"; o segundo diz respeito "ao desenvolvimento de fé em fichas simbólicas ou sistemas peritos" (GIDDENS; 1990; 84). Esses conceitos, respectivamente, recebem as seguintes definições:
O conceito de estrutura social é fundamental para a definição não só de um tipo de sociedade específico, mas também toda uma série de conceitos sociológicos fundamentais, dentre os quais o próprio conceito de cultura. "O primeiro passo na Sociologia, como em qualquer ciência, é a classificação sistemática dos fenômenos de que trata. A primeira coisa a observar é que tais classificações parecem muito inadequadas para abranger todas as variedades de sociedade humana que existem ou existiram. Se examinarmos mais atentamente as classificações, verificaremos que, sob aspectos importantes, elas se assemelham entre si" (BOTTOMORE, T: 1978; 124). Nessa esteira, o conceito que define " um complexo formado pelas características culturais idênticas mais importantes de várias sociedades determinadas" (Idem; 133) é o de:
0 tipo de relação social que repousa "no sentimento subjetivo dos participantes de pertencer ao mesmo grupo" (WEBER, M: 2009) denota o conceito de relação:
" a situação da classe trabalhadora, a transformação da sociedade, a cidade industrial, a tecnologia, e o sistema fabril" são {NISBET, R: 2003; 40) aspectos determinantes para o surgimento de "respostas sociológicas" no decorrer do século XIX. Esses aspectos são típicos da(o):
Anthony Giddens, em sua clássica reflexão sobre a globalização, destaca quatro grandes vetores conceituais fundamentais à compreensão das transformações sociais contemporâneas. São essas "dimensões da globalização":
Leia atentamente a passagem a seguir:
“Para nós, mais calejados, o paradoxo é menor, uma vez que sabemos que, de modo constitutivo, a sociedade em que vivemos – e, salvo se negamos sua existência como fazem alguns sociólogos, a sociedade constitui o objeto da Sociologia – é essencialmente contraditória em si mesma. Assim, já não surpreende tanto que a ciência que se ocupa com fenômenos sociais ou fatos sociais , faits sociaux, também não apresente uma continuidade em si mesma". (Adorno, 53, 2008)
Com base no que é abordado na citação acima é incorreto afirmar que:
Para Antônio Carlos Diegues “Tradição é entendida não como algo imutável, mas como um processo histórico pelo qual elementos da cultura chamada moderna são continuamente reinterpretados e incorporados ao modo de vida" (DIEGUES, 2004, p.23)
Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima:
“Sabe-se que no Brasil as condições propícias ao desenvolvimento das ciências sociais verificam-se com a desagregação do regime escravocrata e senhorial e a transição para um regime de classes [...]". (JINKINGS, 2007, p.5). Com base em tal afirmação assinale a alternativa correta:
É indiscutível a importância das reflexões elaboradas por Karl Marx (1818-1883), em sua vasta obra, para as ciências sociais, tanto nos aspectos históricos, filosóficos e analíticos à crítica a sociedade capitalista.
A respeito do capítulo XXIV de O Capital, intitulado “A assim Chamada Acumulação Primitiva" assinale a alternativa correta:
“Saber o que é etnocentrismo e entender um pouco de seus delineamentos é fundamental para explicar o surgimento da antropologia como ciência e qual o seu objeto de estudo”. (BATISTA, J. de P., 2010, p.2) Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima: