Marque a alternativa abaixo que não esta de acordo com artigo 16 da Lei 8.742, de 07 de dezembro de 1993 (LOAS) que estabelece as instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistente social, de caráter permanente e composição paritária entre o governo e sociedade civil.
De acordo com a Artigo 22 da Lei 8.742 de 07 de dezembro de 1993 (LOAS), entende-se por benefícios eventuais aqueles que :
O Bolsa Família é um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Ele foi criado em outubro de 2003 e possui três eixos principais. Assinale a alternativa que especifica estes três eixos:
“O Sistema Único de Assistência Social-SUAS é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal."
http://mds.gov.br/assistencia-social-suas
Sobre o Sistema Único de Assistência SocialSUAS, julgue as afirmativas abaixo em V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) O Sistema Único de Assistência SocialSUAS comporta três tipos de gestão: da união, dos estados e dos municípios.
( ) A Comissão de Intergestores Tripartite - CIT é um espaço de articulação e expressão das demandas dos gestores federais, estaduais e municipais.
( ) As CIBs são instâncias federais destinadas à interlocução de gestores, constituídas por representantes do Estado e dos municípios, que representam os interesses e as necessidades da região, referentes à assistência social.
( ) No caso da gestão municipal e do Distrito Federal, são possíveis três níveis de habilitação ao SUAS: inicial, básica e plena.
A sequência correta é
Assinale a alternativa correta sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família.
O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil é um regime jurídico que estabelece princípios e diretrizes para parcerias celebradas entre as Organizações da Sociedade Civil e a administração pública, por meio do Termo de Colaboração, Termo de Fomento e Acordo de Cooperação. São fundamentos desse regime, exceto:
A Lei 8.662/93 dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Constituem atribuições privativas do Assistente Social, exceto:
Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do Serviço Social brasileiro, na gênese da profissão, têm sua fonte
O Código de Ética do/da Assistente Social, de 1993, traz em seu bojo, no Título II − Dos Direitos e das Responsabilidades Gerais do/da Assistente Social, nos artigos 2º e 3º , respectivamente os direitos e os deveres do/da assistente social. Considerando o que está disposto nesses artigos, utilize:
1. para identificar o que se remete aos direitos do profissional, e
2. para identificar o que se remete aos deveres do profissional.
( ) Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.
( ) Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão.
( ) Aprimoramento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios deste Código.
( ) Livre exercício das atividades inerentes à Profissão.
( ) Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.
A correta correlação, de cima para baixo, é:
A Política de Assistência Social exerce um protagonismo no atendimento a adolescentes autores de ato infracionais, ofertando uma rede de proteção composta por serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade. De acordo com esta política, tais serviços têm caráter
As transformações ocorridas no Estado, na família, e na sociedade capitalista nas últimas décadas contribuíram para o reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direito, o que significa que eles são indivíduos
Iamamoto (2000) desenvolveu uma discussão, visando sintonizar o Serviço Social com os novos tempos, indicando pressupostos que são necessários para a análise da profissão.
Pautado nos princípios da autora analise as assertivas abaixo, e indique qual a alternativa INCORRETA:
Por meio da resolução CFESS 273/93 as/os assistentes sociais tiveram a instituição do Código de Ética Profissional do Assistente Social que constitui uma referência para o exercício profissional do Assistente Social em todo território nacional. Considerando tal documento, temos a menção aos princípios fundamentais nas assertivas:
I. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
II. Livre exercício das atividades inerentes à Profissão.
III. Desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional.
IV. Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.
V. Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.
Estão CORRETAS as afirmativas:
O texto “Família e Proteção Social" de Inaiá de Carvalho e Paulo Herique de Almeida, explicita as transformações no perfil das famílias brasileiras, a partir do ano 2000. Sobre o tema, é INCORRETO afirmar que o texto expressa a seguinte tendência:
Leia as afirmativas a seguir: I. O Plano Municipal de Assistência Social é uma ferramenta obrigatória de gestão da política de assistência social. II. As famílias usuárias do CRAS têm direito a ter sua identidade e singularidade preservadas e sua história de vida respeitada. III. As famílias usuárias do CRAS têm direito a dispor de locais adequados para seu atendimento, tendo o sigilo e sua integridade preservados. IV. As famílias usuárias do CRAS têm direito de receber explicações sobre os serviços e seu atendimento de forma clara, simples e compreensível. Marque a alternativa CORRETA: