Determinados autores pontuam que a análise e a avaliação de
políticas sociais buscam apreender as configurações dessas
políticas, tais como dimensões, significados, abrangências, funções
e efeitos, ou seja, todos os elementos que conferem forma e
significado às políticas sociais. Com relação à análise e avaliação
de políticas sociais, julgue os itens subsequentes.
Uma das distinções entre avaliação e análise de políticas sociais é o fato de a avaliação se preocupar com os efeitos e implicações das políticas sociais na realidade, enquanto a análise de políticas sociais tem por objetivo compreender sua conformação e estrutura seus traços constitutivos , bem como seu caráter como ação pública.
Determinados autores pontuam que a análise e a avaliação de
políticas sociais buscam apreender as configurações dessas
políticas, tais como dimensões, significados, abrangências, funções
e efeitos, ou seja, todos os elementos que conferem forma e
significado às políticas sociais. Com relação à análise e avaliação
de políticas sociais, julgue os itens subsequentes.
A avaliação e a análise de políticas sociais são processos independentes e que não se complementam, pois tratam as políticas sociais a partir de abordagens conflitantes e contraditórias.
Considerando que, nos últimos trinta anos, o caráter investigativo
da ação profissional do assistente social tem ganhado relevância,
julgue os itens a seguir.
No âmbito do serviço social, há um distanciamento entre as dimensões investigativa e interventiva, reflexo do distanciamento entre a teoria e prática, vivenciada tanto no processo de formação profissional quanto na ação do assistente social.
O ECA, regulamenta os artigos 227 e 228 da Constituição Federal de 1988, articula-se ao paradigma da proteção integral da criança e do adolescente, como sujeitos de direitos. É INCORRETO o que se afirma em:
Um dos fundamentos centrais do Sistema Único de Saúde está contido no projeto de Reforma Sanitária e refere-se à
O respeito à diversidade humana é o primeiro passo para construirmos uma sociedade inclusiva e a informação é fundamental para vencer as barreiras do preconceito e da discriminação. Assim, conhecer os tipos de deficiência, a evolução das terminologias e mitos e verdades sobre o tema são fundamentais para uma intervenção profissional. Considere as afirmativas abaixo:
I. Via de regra, uma pessoa com deficiência é uma pessoa doente, necessitando de cuidados e atenções diferenciadas.
II. A deficiência impõe, em casos específicos, a necessidade de adaptações.
III. Não é correto utilizar o termo surdo-mudo, pois a pessoa surda fala a língua de sinais, e a terapia fonoaudiológica pode colaborar para o desenvolvimento da fala oral.
IV. Toda pessoa com paralisia cerebral possui um atraso no desenvolvimento cognitivo.
V. Conforme texto aprovado pela Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência, a terminologia atualmente adotada deve ser portador de deficiência, pessoa portadora de deficiência.
Está correto o que se afirma APENAS em
As competências e atribuições privativas do Assistente Social, estabelecidas por lei, se distinguem por conhecimentos
Segundo a Política Nacional do Idoso, as entidades de atendimento que mantêm programas de institucionalização de longa permanência adotarão, entre outros princípios,
A ética profissional é uma construção contraditória e suas determinações extrapolam a profissão e referem-se às condições mais gerais da vida social. Nesta perspectiva, a competência profissional deve ser construída
A entrevista é um dos instrumentos do processo de trabalho do assistente social nas suas diferentes atribuições. Assim, as várias concepções sobre a mesma devem ser contextualizadas no momento histórico e social em que foram produzidas. Considere:
I. A entrevista é um dos instrumentos que possibilita a tomada de consciência pelos assistentes sociais das relações e interações que se estabelecem entre a realidade e os sujeitos
II. A entrevista pode ser considerada uma atividade profissional sem objetivos definidos aos que coloca frente a frente uma ou mais pessoas que por fim estabelecem uma relação de vínculo interpessoal e intersubjetivo.
III. Dependendo da concepção de abordagem da entrevista, alguns dispositivos são comuns: a necessidade de conhecimento, a intencionalidade, o respeito pelos sujeitos e o modo de operacionalização do trabalho do assistente social.
IV. Para o desenvolvimento da entrevista há de se cumprir certas etapas básicas, a saber: planejamento, execução e registro.
V. A entrevista e as suas técnicas se efetivam nos processos de trabalho do assistente social independentemente dos referenciais ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativo.
Esta correto o que se afirma APENAS em
O planejamento é uma mediação teórica e metodológica que significa organizar, dar clareza e precisão à própria ação. Planejar envolve estabelecer metas e traçar objetivos, assim um passo indispensável do processo de planejamento é
Em relação às estratégias profissionais e ao instrumental técnico-operativo utilizado no processo de trabalho profissional , considere:
I. O parecer social é parte integrante do estudo social e para a sua concretização o assistente social deve primar pela observação e compreensão da realidade do indivíduo ou fato estudado.
II. O laudo social é um instrumental utilizado para a construção de um conhecimento sistematizado e complexo da realidade do usuário.
III. O Serviço Social tem como seu objeto de investigação, para a construção de laudos sociais, a realidade socioeconômica e as diferentes expressões da questão social.
IV. O parecer social é um instrumento de inclusão e não de julgamento de valor.
V. O parecer social deve ser indicativo de fatores do usuário, uma vez que faz referência ao estudo social.
Está correto o que se afirma APENAS em
A prática profissional do Assistente Social se dá no interior das relações sociais e sua instrumentalidade é determinada no conforto entre as
O Terceiro Setor é formado por instituições não governamentais, que expressam a sociedade civil,com participação de voluntários, para atendimento de interesse público em diferentes áreas. Em pesquisas recentes aponta-se que no Brasil existem cerca de 300 mil dessas instituições,compondo um conjunto de grande diversidade.Mas, as organizações que compõem esse setor tem algumas características em comum.
Sobre as instituições que formam o Terceiro Setor é INCORRETO afirmar:
A Política Nacional pelo enfrentamento à Violência contra as Mulheres, como implementação da Lei Maria da Penha, propõe uma intervenção pública articulada com diferentes setores para desenvolver ações que