Considerando as competências profissionais do assistente social, Boschetti (2009) indica alguns aspectos sobre a análise e avaliação de políticas sociais. Sobre esses aspectos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Mais que conhecer e dominar tipos e métodos de avaliação ou diferenciar análise e avaliação, é necessário compreender seu papel no Estado Democrático de Direito. II. A avaliação possui dimensão estritamente técnica, por isso não cabe referência ou preocupação quanto à universalização ou não de direitos. III. As abordagens da literatura especializada sobre metodologias avaliativas padecem de uma preocupação essencialmente tecnicista e gerencialista, pois enfatizam métodos e técnicas e carecem de análises qualitativas, dedicadas ao conteúdo e significado da política e/ou programa avaliado. IV. A expansão da utilização de modelos e métodos de avaliação no Brasil e na América Latina não teve influência da ótica gerencialista. Além disso, os processos de fragmentação e tipificação das políticas não contribuíram para as contrarreformas do Estado. V. As concepções de Estado e de política social não são relevantes para a realização da avaliação de políticas, programas ou projetos sociais.
A concepção acerca do processo de avaliação de políticas sociais que é realizado pelo(a) assistente social
A orientação e o acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias que são realizados pelo(a) assistente social, enquanto atividades que fazem parte das respectivas competências profissionais, possuem
Considerando o atual contexto que envolve as instituições públicas da esfera estatal que atuam no âmbito das políticas sociais, constata-se que há um(a)
O reconhecimento e a legalização de direitos e deveres,
consubstanciados nas políticas sociais, representam a
interferência do Estado na questão social. Condensando
múltiplas desigualdades, a questão social dispõe também
de uma dimensão estrutural enraizada na produção econômica.
Assim, a despeito do Estado sempre interferir no
processo produtivo capitalista, as sequelas da questão
social tornaram-se objeto de sua intervenção contínua e
sistemática somente no momento em que suas funções
políticas se unem organicamente a suas funções econômicas;
condições essas dadas pelo capitalismo em sua fase
A ideologia neoliberal ingressa no Brasil com mais força nos anos 1980 e 1990. Marque a alternativa que corresponde a uma ideia neoliberal.
O modelo de seguridade social surgido na Inglaterra no século XX teve como principal objetivo a luta contra a pobreza. Neste sistema de proteção social, os direitos são universais e o Estado deve garantir os mínimos sociais a todos em condições de necessidade. Esse modelo foi chamado de
Acerca da relação entre o Serviço Social e a atuação deste no âmbito dos benefícios sociais, assinale a alternativa correta.
Segundo Mota (1991), em seu livro intitulado “Cultura da Crise
e Seguridade Social”, historicamente, as ações do Estado
brasileiro têm se dirigido muito mais para favorecer as
condições de expansão do capital, através de investimentos e
subsídios para a indústria e outros, do que nas condições de
reprodução da força de trabalho. Sob esta perspectiva,
No que tange à análise da atuação profissional do assistente
social como trabalho e sua prática no âmbito de processos e
relações de trabalho, assinale a alternativa incorreta.
No capitalismo contemporâneo ocorre uma disputa na sociedade por recursos do fundo público, no âmbito do orçamento estatal. O orçamento público é, segundo Evilasio Salvador (2012) em seu artigo “Fundo Público e o financiamento das políticas sociais no Brasil”, um espaço de luta política, com as diferentes forças da sociedade buscando inserir seus interesses. Sob esta perspectiva, o fundo público
A intersetorialidade figura como diretriz em muitas políticas e programas sociais hoje em vigência no país. A ação intersetorial pressupõe necessariamente a presença de: