Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 2940 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Marque a opção que não esta de acordo com a NR 12, sabendo que os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem receber capacitação providenciada pelo empregador e compatível com suas funções, que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias, nos termos da Norma, para a prevenção de acidentes e doenças. A capacitação deve atender aos seguintes requisitos, exceto:

As normas Regulamentadoras que tratam de Equipamentos de Proteção Individual e Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade são, respectivamente:

De acordo com a Norma NR- 12 (Norma Regulamentadora no 12), qual é o valor máximo de inclinação para rampas em relação ao piso?

De acordo com a Norma Regulamentadora NR 9 – Programa de

Prevenção de Riscos Ambientais, do Ministério do Trabalho e

Emprego, avalie as afirmativas a seguir sobre as etapas do

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e assinale V para a

afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde

Ocupacional ‐ PCMSO

( ) Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e

controle;

( ) Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;

As afirmativas são, respectivamente,

A NR13 estabelece que toda caldeira deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalada, a documentação devidamente atualizada. Assinale a alternativa que NÃO apresenta a documentação necessária e atualizada no estabelecimento.

Quanto aos EPI’s, cabe ao órgão regional do MTE. I.Recolher amostras de EPI. II.Fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e à qualidade do EPI. III.Cadastrar o fabricante ou importador de EPI. IV.Aplicar, na sua esfera de competência, as penalidades cabíveis pelo descumprimento da Norma Regulamentadora responsável pelos EPI’s. Assinale a alternativa que apresenta somente as ações CORRETAS.

Na rotulagem preventiva do produto químico classificado como perigoso a segurança e saúde dos trabalhadores deve utilizar procedimentos definidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da Organização das Nações Unidas. A rotulagem preventiva deve conter os seguintes elementos: I.Identificação e composição do produto químico. II.Limite de exposição ocupacional estabelecidos. III.Palavra de advertência. IV.Pictograma(s) de perigo. Assinale a alternativa que apresenta somente os elementos CORRETOS.

Para trabalhos submersos, consideram-se: I.Câmara hiperbárica: um vaso de pressão especialmente projetado para a ocupação humana, no qual os ocupantes podem ser submetidos a condições hiperbáricas. II.Câmara de superfície: uma câmara hiperbárica especialmente projetada para ser utilizada na descompressão dos mergulhadores, requerida pela operação ou pelo tratamento hiperbárico. III.Câmara submersível de pressão atmosférica: uma câmara resistente à pressão interna, especialmente projetada para uso submerso, na qual os seus ocupantes permanecem submetidos à pressão atmosférica. IV.Câmara terapêutica: a câmara de superfície destinada exclusivamente ao tratamento hiperbárico. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

O tempo de trabalho em efetiva atividade de teleatendimento/telemarketing é de, no máximo, _____ horas diárias, nele incluídas as pausas, sem prejuízo da remuneração. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna do enunciado acima.

A respeito da iluminação no local de trabalho,a NR-17 es- tabelece que:

Relacione o tipo do aerodispersoide, apresentado na coluna I, ao respectivo método analítico utilizado para sua avaliação, apresentado na coluna II.

Imagem 016.jpg

Assinale a alternativa que contém a relação correta.

A respeito dos equipamentos utilizados em espaços confinados para o monitoramento e avaliação ambiental de gases e vapores, é correto afirmar que:

Nos trabalhados exercidos em altura, a NR-35 institui que:

O eletricista de uma empresa, ao realizar verificação de rotina (manutenção preventiva) em um quadro elétrico de baixa tensão da instalação onde trabalha, sofreu um choque elétrico.

Com base na situação hipotética apresentada e na norma NR 10, julgue os itens de 107 a 111.

Considere que o choque elétrico sofrido pelo eletricista tenha ocorrido em razão de ele ter recebido da empresa um diagrama unifilar do quadro elétrico desatualizado. Nessa situação, a empresa estará em desacordo com a NR 10, que obriga as empresas a manterem atualizados os esquemas unifilares das instalações elétricas de seus estabelecimentos.

O eletricista de uma empresa, ao realizar verificação de rotina (manutenção preventiva) em um quadro elétrico de baixa tensão da instalação onde trabalha, sofreu um choque elétrico.

Com base na situação hipotética apresentada e na norma NR 10, julgue os itens de 107 a 111.

De acordo com a NR 10, o eletricista deve participar do curso básico de segurança em instalações e serviços com eletricidade, com avaliação e aproveitamento satisfatórios. Caso o trabalhador necessite realizar intervenções em instalações elétricas energizadas com alta tensão, o curso básico é dispensável, sendo necessário apenas que o eletricista participe do curso de segurança no sistema elétrico de potência e apresente rendimento satisfatório.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282