Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 2940 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Acerca da legislação sobre a saúde do trabalhador, julgue os itens subsecutivos.

Atividades que envolvem contato permanente com inflamáveis são classificadas como insalubres, sendo assegurado ao empregado responsável por executá-las a percepção de adicional de insalubridade.

No processo de implementação de uma política de saúde ocupacional e segurança (PSOS), a mesma deverá ser autorizada pela alta administração da organização, que deve declarar claramente os objetivos globais e compromissos com a saúde e segurança em seus processos. É correto afi rmar que a PSOS

A adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores visa proporcionar máximo conforto, segurança e eficiência no desempenho. Sobre ergonomia e conceitos que a permeiam, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. A intervençãoergonômica pode melhorar significativamente a segurança e saúde nos postos de trabalho, entretanto não interfere de forma alguma em questões que envolvem eficiência e produtividade.
II. A Ergonomia utiliza os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitações dos sistemas, organizações, atividades, máquinas, ferramentas e produtos de consumo, de modo a torná-los mais seguros, eficientes e confortáveis para o uso humano.
III. A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. É o estudo da adaptação do trabalho às características dos indivíduos, de modo a lhes proporcionar um máximo de conforto, segurança e bom desempenho de suas atividades no trabalho.
Estão corretas as afirmativas:

Existem critérios utilizados para o estadiamento das disfunções de apreensão e do membro superior da LER/DORT (Lesões por esforços repetitivos/Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Assinale a alternativa correta

Sobre a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), assinale a alternativa correta.

A prevenção de acidentes no trabalho é um

programa a longo prazo que objetiva, antes de

tudo, conscientizar o trabalhador a proteger sua

própria vida e a dos companheiros por meio de

ações mais seguras e de uma reflexão constante.

Baseado no tema leia as sentenças abaixo e

assinale a alternativa correta:

I. A Segurança no Trabalho tem como preocupação

fundamental a prevenção de acidentes no trabalho e a

eliminação de causas de acidente no trabalho.

II. Um modelo de gestão de segurança do trabalho prevê

fundamentalmente uma política clara que reflita a

preocupação dos funcionários com a sua própria

segurança.

III. Um modelo de gestão de segurança do trabalho deve

ser formado por uma equipe de profissionais competentes

que desenvolvam ações de prevenção a acidentes.

De acordo com o item 5.41 da NR-5 CIPA, havendo participação inferior a cinquenta por cento dos empregados na votação, não haverá a apuração dos votos e a comissão eleitoral deverá organizar outra votação que ocorrerá no prazo máximo de:

Conforme a NR-17 item 17.5.2, nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto em relação a velocidade do ar que não deve ser superior a:

O Técnico de Segurança do Trabalho poderá delegar parcialmente a execução dos serviços a seu cargo a um colega de menor experiência, mantendo-o sempre sob sua:

A Higiene do Trabalho está relacionada com as condições ambientais do trabalho que garantam, ao trabalhador, realizar suas tarefas com a preservação de sua saúde física e mental. Proporciona conforto, ao trabalhador, durante o desempenho de sua atividade, evitando o aparecimento de lesões por esforço repetitivo:

Em relação às Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego, julgue os itens que se seguem.

É facultado à trabalhadora gestante o afastamento de atividades que impliquem exposição a radiações ionizantes.

Em relação às Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego, julgue os itens que se seguem.

Em caso de emergência, os dispositivos de parada de máquinas e equipamentos podem ser acionados por outra pessoa que não seja o operador.

Durante a avaliação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA existente na empresa, foram identificadas necessidades de complementações no mesmo, pois conforme a NR 9, o PPRA

Ao analisar a pauta durante a reunião, a enfermeira propõe a discussão sobre os aspectos toxicológicos ambientais e ocupacionais, em relação ao risco de câncer ocupacional, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer, considera-se que

A exposição ao ruído ocasiona lesões auditivas, por vezes irreversíveis, e para evitar a perda da audição é necessário elaborar um Programa de Conservação Auditiva, que segundo Carvalho, incluem:

I. Avaliação e monitoramento da exposição ao ruído.

II. Medidas administrativas e de controle ambiental.

III. Avaliação e monitoramento audiológico.

IV. Seleção e uso de protetores auditivos.

V. Medidas educativas e avaliação do Programa de Conservação Auditiva.

Está correto o que consta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282