Sabendo-se que agentes extintores são todas as substâncias capazes de interromper uma combustão, quer por resfriamento, abafamento ou extinção química, quer pela utilização simultânea desses processos, pode-se dizer que a espuma química, apesar de não ser mais tão recomendada por apresentar entupimento em alguns cilindros, tem em sua composição dois principais elementos que são:
O técnico em Segurança do Trabalho é o responsável por fiscalizar a aplicação das medidas de prevenção de acidentes de trabalho em uma empresa. As várias atribuições deste profissional constavam na NR 27 que foi revogada pela Portaria 262 de 30/05/2008 . Tal portaria regulamenta, junto ao Ministério do Trabalho, o registro profissional do técnico em Segurança do trabalho e prevê que os pedidos de registro indeferidos nas unidades descentralizadas podem ser reavaliados pelo seguinte órgão da Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE:
As técnicas gerais de segurança em laboratórios têm procedimentos adequados para trabalhos com vidraria, equipamentos gerais, equipamentos elétricos, operações em capelas, entre outros. Acerca dessas técnicas gerais, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os produtos químicos se classificam de acordo com os quatro graus de risco, sendo que muitos apresentam mais de um grau de risco. Com base no exposto, analise as afirmativas.
I. O ácido fosfomolíbdico apresenta perigo de fogo quando em contato com substâncias combustíveis, sendo irritante aos olhos.
II. A ortotoluidina é nociva em contato com a pele e por inalação.
III. A anilina é tóxica por inalação, por contato com a pele, por ingestão e possui efeitos acumulativos no organismo.
IV. O ácido pícrico possui risco de explosão por choque, forma compostos metálicos explosivos, sendo tóxico por inalação e por contato com a pele.
Estão corretas as afirmativas
No Mercosul, o transporte de materiais perigosos é disciplinado pelo Acordo para a Facilitação do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos, aprovado no Brasil por meio do Decreto nº 1.797/96, complementado pelas Resoluções MERCOSUL/GMC/RES nº 10/00 e nº 82/00, que tratam, respectivamente, da fiscalização rodoviária e ferroviária de transporte de produtos perigosos. Tal Acordo fundamenta‐se na 7ª edição das recomendações do Comitê de Peritos da Organização das Nações Unidas (ONU), que constituem o chamado Regulamento Modelo da ONU – Orange Book. De forma complementar, utiliza‐se, ainda, o Acordo Europeu (ADR) para esse tipo de transporte. Diante do exposto, analise as afirmativas.
I. É considerado perigoso todo produto que representa risco à saúde das pessoas, ao meio ambiente ou à segurança pública, seja ele encontrado na natureza ou produzido por qualquer processo.
II. O perigo associado à determinada substância é avaliado em função de sua composição química. Já o risco é obtido considerando‐se a maneira como o perigo da substância se relaciona com outro fator, que pode ser: exposição, transporte, contato etc.
III. Para fins de transporte, a classificação é dada em função do perigo associado à substância, ponderado com as atividades englobadas em uma operação de movimentação. Assim, conclui‐se que: perigo x transporte = risco associado ao transporte.
IV. Uma expedição terrestre contendo produtos perigosos deve atender a diversas exigências burocráticas e logísticas, em especial as relativas a: documentação; embalagens e volumes; sinalização das unidades de transporte; e, objetivos dos rótulos de risco e dos painéis de segurança.
Estão corretas as afirmativas
O Acordo para a Facilitação do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos, aprovado no Brasil por meio do Decreto nº 1.797/96, complementado pelas Resoluções MERCOSUL/GMC/RES nº 10/00 e nº 82/00, dispõe que os trens e veículos que transportam produtos perigosos somente podem circular portando os seguintes documentos exigidos: declaração de carga emitida pelo expedidor, contendo a descrição correta do produto perigoso transportado; instruções escritas para o caso de qualquer acidente, indicando procedimentos a serem adotados (ficha de emergência); documento comprobatório de realização de Curso de Movimentação de Produtos Perigosos para o motorista; certificado de capacitação dos veículos e dos equipamentos de transporte de produtos perigosos a granel; documento de inspeção técnica veicular; e, demais declarações, autorizações e licenças previstas. São informações obrigatórias na ficha de emergência, EXCETO:
Sobre ergonomia, considere:
I. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem possuir altura fixa à estatura média do trabalhador.
II. Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada e a iluminação geral deve ser uniformemente distribuída
e difusa.
III. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos e
sombras.
IV. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual, é recomendado, como condição
de conforto, o índice de temperatura efetiva entre 20 °C e 23 °C.
Está correto o que consta em
Em meados do século XIX, Fustel de Coulanges lança o livro A Cidade Antiga, o qual se
tornaria, desde então, um clássico.
Sobre a tese central defendida nessa obra, é CORRETO afirmar que
Sobre o Sistema Colonial da época moderna, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA,
analise as afirmativas a seguir.
I. A CIPA deve elaborar um plano de trabalho que possibilite a
ação preventiva na solução de problemas de segurança e
saúde no trabalho.
II. O empregador deve proporcionar aos membros da CIPA os
meios necessários para o desempenho de suas atribuições.
III. A CIPA deve ser composta de representantes do empregador
e dos empregados, sendo que os representantes dos
empregados deverão fazer parte da empresa, no mínimo, há
três anos.
Assinale:
50.
Nos ambientes de trabalho, as cores devem ser usadas para a prevenção de acidentes, sendo empregadas para identificar e advertir contra riscos. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
De acordo com a NR 17 do Ministério do Trabalho, para que os assentos utilizados nos postos de trabalho atendam aos requisitos mínimos de conforto, eles devem apresentar
Gripes e resfriados constituem importante causa de absenteísmo no trabalho, afetando igualmente os gêneros masculino e feminino, trazendo prejuízos tanto ao empregador quanto aos empregados e suas famílias. Uma medida profilática capaz de minimizar esse problema é a vacinação dos trabalhadores, que pode estar incluída no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da empresa. A vacina indicada para a situação apontada é a
Nos termos da Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que trata do tema serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho, uma empresa deverá estabelecer Serviço Especializado que deve ser integrado, dentre outros profissionais, por
Nos termos da Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho que estabelece os requisitos e condições mínimas, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas os estabelecimentos com carga instalada superior a