Qual dos componentes do Pacto pela Saúde, de acordo com a Portaria Nº 399, de 22 de fevereiro de 2006 estabelece as suas Diretrizes, com ênfase na Descentralização; Regionalização; Financiamento; Programação Pactuada e Integrada; Regulação; Participação e Controle Social; Planejamento; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde?
Qual dos órgãos listados a seguir é responsável pela fiscalização dos recursos que são destinados ao Sistema Único de Saúde?
Segundo a Lei Orgânica da Saúde – Lei nº 8.080/90, assinale a alternativa incorreta:
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, não traz nenhum comentário acerca de subsistemas de atenção à Saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
II. As ações da vigilância sanitária são de cunho educativo e preventivo.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. As Regiões de Saúde serão instituídas pela União, respeitando as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
II. À direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) compete acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do SUS.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
“Entende-se que a promoção da saúde apresenta-se como um mecanismo de fortalecimento e implantação de uma política transversal, integrada e intersetorial, que faça dialogar as diversas áreas do setor sanitário, os outros setores do Governo, o setor privado e não governamental, e a sociedade, compondo __________________________ de compromisso e corresponsabilidade quanto à qualidade de vida da população em que todos sejam partícipes na proteção e no cuidado com a vida."
Sobre a atenção pré-natal, entende-se por captação precoce das gestantes aquela realizada para primeira consulta de pré-natal em até:
A Constituição Federal de 1988 incluiu, no capítulo da seguridade social, a saúde como direito de todos e dever do Estado, fundamentando a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS passa a ser o principal norteador na condução das políticas de saúde do Brasil, incorporando o conceito ampliado de saúde e entendendo a saúde como cidadania. A partir de então, as políticas públicas de saúde no Brasil
A Rede de Atenção à Saúde (RAS) é definida pelo Ministério da Saúde como “arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado" (BRASIL, 2010). A RAS é constituída por três elementos fundamentais: a população/região de saúde definidas, a estrutura operacional e um sistema lógico de funcionamento determinado pelo modelo de atenção à saúde. Em relação aos componentes da estrutura operacional da RAS, analise as afirmativas seguintes.
Em relação ao tema exposto, estão corretas as afirmativas
No que se refere ao planejamento em saúde no SUS, analise as afirmativas seguintes.
Em relação ao planejamento em saúde no SUS, estão corretas as afirmativas.
Nas últimas décadas, seguindo uma tendência global, o Brasil vem passando por um processo de transição demográfica, epidemiológica e nutricional, determinado pela queda da fecundidade, declínio da mortalidade por doenças infecciosas, aumento da expectativa de vida e maior exposição a modos de vida pouco saudáveis. Assim, o perfil de morbimortalidade da população apresenta um aumento da ocorrência de casos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), com destaque para as doenças cardiovasculares e as neoplasias. Tomando como referência a vigilância das DCNT, analise as afirmativas seguintes.
Em relação a vigilância das DCNT, estão corretas as afirmativas.
A Portaria Nº 1.600 do Ministério da Saúde, de 7 de julho de 2011, reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com essa Portaria, a Atenção Básica em Saúde tem por objetivo
A saúde pode ser conceituada como fato, evento, estado, situação, condição ou processo, e essa conceituação pode ser vista sob o ângulo negativo ou positivo. Na concepção negativa e no âmbito coletivo, os conceitos de saúde implicam, respectivamente, em
A despeito da garantia constitucional e de sua regulamentação pelas leis 8.080 e 8.142, o Sistema Único de Saúde (SUS) apresentou grandes dificuldades de implementação em seu início, ao longo dos anos 1990. Apesar disso, uma estratégia importante se deu a partir da regulamentação do SUS proporcionada pelas Normas Operacionais (NOB e NOAS). Esta estratégia possibilitou