Julgue os itens a seguir, que se referem às normas de redação
oficial e da língua escrita padrão.
Memorando, ofício e aviso, expedientes da comunicação oficial que servem ao mesmo propósito funcional, são usados, geralmente, no padrão formal denominado padrão ofício, em virtude de poderem adotar a mesma diagramação na distribuição das partes.
Julgue os itens a seguir, a respeito da forma de apresentação das seguintes comunicações oficiais: ofício, aviso, memorando, exposição de motivos e mensagem.
I A fonte indicada é a do tipo Arial de corpo 12 no texto em geral, 12 nas citações7 e 10 nas notas de rodapé.
II O espaçamento entre as linhas deve ser simples.
III A numeração das páginas é obrigatória desde a segunda.
IV O abuso de elementos de formatação (negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas etc.) deve ser evitado, para preservar a elegância e a sobriedade do documento.
V A impressão dos textos deve ser feita na cor preta em papel branco. A colorida fica restrita aos gráficos e ilustrações.
A quantidade de itens certos é igual a
As questões 9 e 10 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República.
Observe o trecho de um documento, abaixo reproduzido:
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, é correto afirmar que se trata de
Em relação ao correio eletrônico, analise as afirmativas a seguir:
I. O campo "assunto" deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
II. O correio eletrônico, pela sua flexibilidade, pode ser composto com total liberdade de forma e linguagem.
III. Para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente.
Assinale:
Sobre a redação de textos oficiais, julgue o próximo item.
Todos os expedientes oficiais devem conter, após o fecho, a assinatura e a identificação do signatário.
As opções que se seguem apresentam propostas de trechos de parecer. Assinale a opção cujo texto corresponde ao que preceituam as normas de redação oficial.
Suponha que o general José da Rocha seja assessor do ministro da Defesa. Com relação à forma de endereçamento que deve constar no envelope de ofício enviado ao general, assinale a opção correta.
Em comunicação oficial expedida pelo presidente da República, o espaço relativo à identificação deve conter
Os itens a seguir apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de um
texto publicado no jornal O Estado de S.Paulo em 26/3/2010.
Supondo que tais trechos possam compor uma correspondência
oficial, julgue-os com base nas normas para a redação de
comunicações oficiais.
Há uma clara relação entre urbanização e desenvolvimento nas grandes cidades dos países emergentes, mas sempre acompanhada de diferenças sociais decorrentes da incapacidade de vencer desafios como a ampliação da infraestrutura e dos serviços, o gerenciamento de situações de risco, garantias de segurança pública e de proteção ao meio ambiente.
A maneira pela qual o poder público redige atos normativos e comunicações denomina-se redação
Instrução: as questões a seguir referem-se à redação de correspondência oficial.
A circular é
A fim de atender às normas de elaboração de memorandos,
referentes à disposição de tipo e número do expediente, bem
como de sigla de órgão expedidor, deve-se deslocar esses dados
para o início do documento, apresentando-os antes de qualquer
outra informação.
Na elaboração de correspondências oficiais, existem qualidades redacionais que são fundamentais. Assinale a alternativa correta.
O vocativo Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, deve ser dirigido ao Presidente da República, ao(s)
Acerca da comunicação oficial e comercial, assinale a alternativa incorreta.