Para explicar ao ministro da Justiça, detalhadamente e por escrito, a necessidade urgente de reestruturação dos canais de comunicação entre a DPU e o Ministério da Justiça, um DP federal deve encaminhar, àquele ministro, um(a)
Considerando as normas de redação oficial, assinale a opção correta.

O fecho acima deve ser aposto ao seguinte documento oficial:
Acerca da comunicação oficial e da empresarial efetuada por meio eletrônico, assinale a alternativa correta.
O ofício é uma modalidade de comunicação bastante comum, expedida por autoridades da administração pública, para o tratamento de assuntos oficiais junto a órgãos públicos ou a particulares. Hoje, encontram-se muitas variações na apresentação do ofício, no que se refere a margens, espaçamentos horizontais e verticais, existência ou ausência de certas informações etc. De modo geral, no entanto, há pontos consensuais acerca de alguns constituintes desse tipo de comunicação bem como de determinadas normas relativas à formatação gráfica.
Considerando que o texto III é um ofício fictício, formatado de acordo com o espaço disponível nesta prova, redigido, de propósito, com determinados problemas, assinale a alternativa que apresenta análise adequada desse ofício.
Assinale a alternativa que está de acordo com os padrões de redação de correspondências oficiais.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:
I. O padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão. De nenhuma forma o uso do padrão culto implica emprego de linguagem rebuscada.
II. Não existe propriamente um "padrão oficial de linguagem"; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.
III. A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.
Assinale
Os atos de correspondência objetivam a execução dos atos administrativos oficiais e apresentam formas próprias de redação e apresentação.
A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - A carta é um ato de correspondência com personalidade pública que tem como objetivo transmitir informações ou fazer solicitações.
II - O ofício é um ato de correspondência com texto predefinido encaminhado a vários destinatários, com a função básica de transmitir instruções, ordens ou regulamentos.
III - Por meio do requerimento, o requerente, dirigindo-se a uma autoridade pública e com o amparo legal, solicita o reconhecimento de um direito.
É correto APENAS o que se afirma em
Com relação à redação de correspondências oficiais, julgue os itens
subsequentes.
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, existe um padrão oficial de linguagem que deve ser usado na redação de correspondências oficiais.

Com relação ao texto acima, assinale a opção que apresenta um trecho inadequado ao uso em correspondências oficiais.
Os tipos de correspondências existentes são:
Para a redação de documentos oficiais, merecem destaque algumas características peculiares identificáveis na forma oficial de redigir: clareza, formalidade, uniformidade e impessoalidade.
Relacione essas características, apresentadas na coluna da esquerda, com o respectivo significado, indicado na coluna da direita.

Estão corretas as seguintes associações
Em relação à exposição de motivos, é correto afirmar que
A respeito de atas, assinale a alternativa correta.

