Com relação às características gerais da redação oficial, julgue
os itens que se seguem.
A redação oficial consiste na comunicação tanto do poder
público quanto do particular, com o objetivo de transmitir
mensagem de interesse público relevante.
Com base no documento hipotético acima, julgue os itens seguintes.
Nesse ofício, deveriam constar do cabeçalho ou do rodapé
informações acerca do remetente, tais como nome do órgão ou
setor; endereço postal; telefone; e endereço de correio
eletrônico.
Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República.
O ministro da Educação, caso precise submeter projeto de ato normativo à consideração do presidente da República, deverá redigir uma exposição de motivos.
À luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República a respeito da redação de correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
Por se tratar de modalidade de comunicação entre unidades do mesmo órgão, o memorando é o único expediente em que é permitido o emprego de jargões burocráticos inerentes à rotina administrativa.
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade
óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário.
Para autoridades superiores, inclusive o Presidente
da República, deve-se utilizar o termo:
No que se refere à redação oficial, assinale a alternativa correta quanto ao expediente que não é escrito em parágrafos.
Analise as seguintes afirmativas sobre o processo de comunicação oficial e assinale com
V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O redator da mensagem não é a fonte da mensagem.
( ) O emissor é quem envia a mensagem.
( ) A mensagem é o que a fonte deseja transmitir.
( ) O êxito da comunicação não depende do receptor, pois não cabe a ele decodificar
a mensagem para o seu destinatário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
As informações emitidas pelos órgãos públicos devem
primar pelo zelo e, assim sendo, a correspondência oficial
deve merecer especial atenção. Analise as afirmativas a
seguir e marque C (CERTA) ou E (ERRADA).
( ) "Eminência" pode ser abreviada como "Em.5" ou
"Ema.".
( ) "Vossa Alteza" é utilizado para referir-se a Reis e
Rainhas.
( ) "Desembargador" pode ser abreviado como "Des.".
( ) "Senhor" ou "Senhora" são utilizados para um
tratamento informal, especialmente com pessoas mais
próximas.
Pode-se afirmar que:
Com base no que orienta o Manual de Redação da Presidência da República, emprega-se Vossa Excelência para:
Completa(m) corretamente a afirmação do enunciado o(s) item(ns)