No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais,
julgue os itens que se seguem segundo o Manual de Redação da
Presidência da República (MRPR).
A impessoalidade e o emprego do padrão culto de linguagem garantem a clareza textual, pois evitam que haja ambiguidade no texto.
De acordo com as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes.
Os despachos a memorandos expedidos entre unidades administrativas da PCDF devem ser dados no próprio documento e, caso falte espaço, em folha de continuação. Esse procedimento, além de evitar um desnecessário aumento do número de comunicações, contribui para a formação de um processo simplificado, que permite que se acompanhe o histórico do andamento da matéria tratada no memorando.
Assinale a alternativa que completa a frase a seguir. As correspondências comerciais e oficiais devem ser criativas e sempre estimular o receptor à leitura e ao interesse. Nessas correspondências é tendência moderna evitar expressões do tipo:
Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os itens
a seguir à luz do Manual de Redação da Presidência da República.
O documento oficial em apreço estaria mais adequado ao padrão e teria trâmite mais ágil caso fosse incluído nele o nome do Chefe do Departamento de Materiais.
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os itens
seguintes.
A redação oficial, maneira como atos e comunicações são elaborados pelo poder público, deve orientar-se por princípios dispostos na Constituição Federal, tais como impessoalidade e publicidade.
Mem. 123/DJ
Em 10 de novembro de 2013.
Ao Sr. Chefe do Departamento de Materiais
Assunto: Solicitação de impressora
1. Consulto Vossa Senhoria a respeito da possibilidade de
instalação de uma nova impressora neste departamento.
2. A solicitação deve-se ao fato de que, desde a oportuna
nomeação de três novos servidores para este Departamento, no
mês passado, a quantidade de impressoras em uso tornou-se
insuficiente para atender a demanda, que, aliás, tem crescido nos
últimos meses.
3. A título de acréscimo, devo mencionar que a instalação
de mais uma impressora no departamento será positiva e
bem-vinda, pois conferirá maior agilidade ao trabalho dos
servidores.
Atenciosamente,
Fulano de Tal
Chefe do Departamento de Atendimento ao Público
Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os
itens a seguir à luz do Manual de Redação da Presidência da
República.
O documento oficial em apreço estaria mais adequado ao padrão e teria trâmite mais ágil caso fosse incluído nele o nome do Chefe do Departamento de Materiais.
As questões de 27 a 29 devem ser respondidas com base no
modelo apresentado a seguir, que constitui parte de uma
correspondência oficial hipotética.
Ministério de Minas e Energia
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético
Esplanada dos Ministérios, Bloco “U" – CEP 70.065-900 –
Brasília – DF – BRASIL
Telefone: (61) 2032-0000 Email: [email protected]
_____n.º 221/2013/SPDE
Brasília, 15 de janeiro de 2013.
A Sua Excelência o Senhor
Secretária-Executiva do MP Fulana de Tal
Secretaria-Executiva do MP
70.040-906 – Brasília - DF
Assunto: Redução dos custos de tarifas de energia elétrica
para consumidores individuais
Conforme o MRPR, considerando o expediente oficial hipotético apresentado, assinale a opção correta acerca da adequação do formato e da linguagem empregados na comunicação.
Com fundamento na redação de comunicações oficiais,
julgue os itens a seguir.
I - Os ofícios são expedidos exclusivamente por
ministros de Estado para autoridades de mesma
hierarquia.
II - O princípio de economia linguística deve ser
entendido como economia de pensamento, isto é,
deve-se sempre reduzir o texto em tamanho, com
cortes de passagens substanciais e secundárias.
III - São premissas que reduzem a duplicidade e
dificuldade de interpretações de um texto oficial: a
impessoalidade e o uso do padrão culto de
linguagem.
IV - A comunicação interna de um órgão pode ser feita
por meio de memorandos entre unidades
administrativas de mesma hierarquia ou de diferentes
níveis hierárquicos.
A quantidade de itens certos é igual a
O uso de pronomes e locuções pronominais de tratamento tem grande tradição na língua portuguesa. O pronome de tratamento "Vossa Excelência" é utilizado para as seguintes autoridades, exceto:
Ofício é o meio usual de comunicação por escrito que tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, também, com particulares. Um ofício deve conter as seguintes partes, exceto:
Com relação à função e à linguagem das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
Para comunicação entre unidades de um mesmo órgão, emprega-se o memorando, expediente cuja tramitação apresenta como principais características a rapidez e a simplicidade.

Em relação ao exemplo de correspondência oficial acima apresentado, julgue os itens de 16 a 20.
O vocativo, "Senhor Chefe", e o pronome de tratamento "Vossa Senhoria" estão corretamente empregados no exemplo de correspondência oficial apresentado.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir, relativos ao formato e à linguagem de
correspondências oficiais.
Na estrutura administrativa do TJDFT, o presidente do tribunal possui a prerrogativa de redigir aviso, documento do padrão ofício destinado a autoridades de mesma hierarquia.
O fecho utilizado no expediente oficial em apreço cumpre suas funções de arrematar o texto e de saudar corretamente a destinatária do documento.
A forma de tratamento empregada no vocativo Senhora Presidenta da República está adequada ao gênero de correspondência oficial expedida e à autoridade a que está dirigida.