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Com base nos preceitos do Manual de Redação da Presidência

da República, julgue os itens a seguir.

O texto a seguir está adequado, quanto ao conteúdo, para

compor, como introdução, um expediente do padrão ofício cuja

finalidade seja apenas o encaminhamento de documentos:

Encaminho, para análise e parecer, a anexa cópia do

memorando n.º 1, de 30 de janeiro de 2014, da Coordenação

Geral de Recursos Humanos, acerca da contratação de novos

analistas técnico–administrativos para a SUFRAMA.

Analise as seguintes afirmativas sobre o processo de comunicação oficial e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O redator da mensagem não é a fonte da mensagem.
( ) O emissor é quem envia a mensagem.
( ) A mensagem é o que a fonte deseja transmitir.
( ) O êxito da comunicação não depende do receptor, pois não cabe a ele decodificar a mensagem para o seu destinatário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

São múltiplos e variados os instrumentos de comunicação particular, oficial e empresarial,

tais como ata, atestado, certidão, circular, comunicado, convite, convocação, edital, ofício,

ordem de serviço, portaria, requerimento etc.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação da modalidade com

o seu respectivo conceito, conforme apresentado por Martins e Zilberknop (2010).



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, referentes à adequação da linguagem e do formato do texto às correspondências oficiais.

O texto de um ofício a ser encaminhado pela chefia da Divisão de Tramitação de Autos da PCDF à Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas, sediada na capital do estado de Goiás, deverá conter a apresentação do assunto que motiva a comunicação, o detalhamento desse assunto e a reafirmação ou reapresentação da posição recomendada a respeito do assunto.

Para se adequar o memorando em apreço à prescrição do MRPR relativamente à concisão, seria correta a substituição do trecho “Cumpre-me informar que encaminhamos”, no início do seu parágrafo introdutório, por Encaminhamos.

Em relação ao padrão ofício e quando se trata de mero encaminhamento de documentos, considere as estruturas a seguir.

I. “Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal.”

II “Envio, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, para as providências cabíveis.”

III. “Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste.”

IV. “Segue anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura.”

Assinale a alternativa correta.

As partes que um documento do padrão ofício deve conter são, respectivamente,

Assinale a alternativa em que a sigla do estado da federação está corretamente abreviada.

A circular é uma comunicação oficial, interna ou externa, expedida para diversas unidades administrativas ou determinados funcionários. Assinale a opção que NÃO faz parte da estrutura de uma circular.

Considerando as orientações constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes.

A linguagem clara e inteligível deve pautar a comunicação oficial. Desse modo, o uso de jargão técnico colabora para a clareza na comunicação.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva que deve ser julgada com base nas disposições do Manual de Redação da Presidência da
República
.

Uma senhora recebeu da administração pública notificação, encaminhada por meio de ofício, a respeito da desapropriação de sua casa para a criação de uma reserva ecológica. Nessa situação, por tratar-se de assunto oficial entre a administração pública e um particular, o expediente oficial utilizado é adequado ao propósito da comunicação.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens.

O ofício é expedido exclusivamente por ministros de Estado.

No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens de 17 a 22 com base no Manual de Redação da Presidência da República.


Em ofício destinado ao envio de documentos, deve-se iniciar o texto com referência ao expediente que os tenha solicitado; ou, no caso de a remessa de documento não ter sido solicitada, o texto deve iniciar-se com a informação do motivo da comunicação, seguida dos dados completos do documento encaminhado e da razão pela qual ele está sendo remetido.

O texto a seguir é a simulação do corpo de um memorando:



Na mensagem acima, os itens destacados, que indicam infração à norma culta são:

PARA RESPONDER AS QUESTÕES 14 E 15, CONSIDERE O OFÍCIO A SEGUIR:

As lacunas 1, 2 e 3 que aparecem no texto acima estarão corretamente preenchidas pelos seguintes pronomes:

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