Em 12 de maio de 2011
À Excelentíssima Sra. Chefe da Gerência de Manutenção e Tecnologia do
MJ
Assunto: Administração. Pedido de agendamento de manutenção em
equipamentos.
1. Com o objetivo de dar cumprimento ao Plano Geral de Reparos e
Modernização dos equipamentos de tecnologia deste Órgão, gentilmente,
solicito a Você o agendamento de visita técnica a este Departamento.
2. Durante as últimas semanas, foram constatados diversos defeitos nos
computadores e nos monitores utilizados pelos funcionários. Será
necessário reparos e substituições de alguns equipamentos. Por esta
razão, solicitamos que a equipe de manutenção dirija-se ao local com peças
de substituição.
3. Os equipamentos a serem substituídos são três teclados e três
estabilizadores, conforme relatório produzido pela área técnica do
Departamento, que segue anexo.
4. Solicitamos que o agendamento seja realizado o mais rapidamente
possível pois a inoperância dos equipamentos ocasiona atraso no
andamento dos processos que estão sob nossa responsabilidade.
Respeitosamente,
Maria Helena Júlia
Diretora do Departamento de Comunicação Social do MJ
Com base no disposto no Manual de Redação Oficial da
Presidência da República, julgue os próximos itens, tendo como
referência o texto apresentado.
O emprego do vocativo “Excelentíssima” está adequado e justifica-se pelo fato de a destinatária do documento ocupar cargo de chefia de unidade administrativa.
XXX n.º 524/1991/SG-PR
Brasília, 5 de março de 2005.
Vossa Excelência o Deputado Pedro Antonio
Secretário-Geral de Recursos Humanos da Câmara Federal
1. Em atendimento ao Projeto Interinstitucional de Capacitação Técnica dos
Servidores Públicos do Governo Federal, tenho a honra de solicitar a Sua
Senhoria o agendamento de visita técnica e reunião para intercâmbio de
procedimentos e rotinas entre os funcionários das unidades de Edições
Técnicas da Câmara Federal e do Tribunal de Justiça.
2. Solicitamos, conforme entendimentos prévios entre os órgãos, que seja
marcado a data de 1º/4/2005 para a referida visita, que deverá ocorrer no
período vespertino, entre as 14h e as 18h.
3. Ao todo serão deslocados nesta data para as dependências da Unidade
de Edições Técnicas da Câmara Federal cinco funcionários que trabalham
diretamente com revisão de textos, preparação de originais e editoração
eletrônica.
4. Preciso que a confirmação do agendamento seja enviada o mais
rapidamente possível a fim de que possamos chamar os funcionários e
dizer que eles têm esse compromisso e que não podem faltar.
Cordialmente,
Nilma Ariela
Diretora de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça
Com base na normatização das correspondências oficiais prevista
no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os
itens a seguir, tendo como referência o texto precedente.
Atenderia às exigências da impessoalidade e da formalidade da correspondência oficial, além do emprego da norma padrão, a seguinte reescrita para o último parágrafo do texto: Solicita-se que a confirmação do agendamento seja enviada o mais breve possível a fim de que a data e o horário sejam informados aos funcionários deste órgão que participarão da visita.
XXX n.º 524/1991/SG-PR
Brasília, 5 de março de 2005.
Vossa Excelência o Deputado Pedro Antonio
Secretário-Geral de Recursos Humanos da Câmara Federal
1. Em atendimento ao Projeto Interinstitucional de Capacitação Técnica dos
Servidores Públicos do Governo Federal, tenho a honra de solicitar a Sua
Senhoria o agendamento de visita técnica e reunião para intercâmbio de
procedimentos e rotinas entre os funcionários das unidades de Edições
Técnicas da Câmara Federal e do Tribunal de Justiça.
2. Solicitamos, conforme entendimentos prévios entre os órgãos, que seja
marcado a data de 1º/4/2005 para a referida visita, que deverá ocorrer no
período vespertino, entre as 14h e as 18h.
3. Ao todo serão deslocados nesta data para as dependências da Unidade
de Edições Técnicas da Câmara Federal cinco funcionários que trabalham
diretamente com revisão de textos, preparação de originais e editoração
eletrônica.
4. Preciso que a confirmação do agendamento seja enviada o mais
rapidamente possível a fim de que possamos chamar os funcionários e
dizer que eles têm esse compromisso e que não podem faltar.
Cordialmente,
Nilma Ariela
Diretora de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça
Com base na normatização das correspondências oficiais prevista
no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os
itens a seguir, tendo como referência o texto precedente.
Nesse tipo de comunicação oficial, é desnecessário o emprego do vocativo, conforme o referido manual.
Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das
correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da
Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
A mensagem é considerada um dos principais instrumentos de comunicação oficial devido a sua celeridade, ao seu baixo custo e à flexibilidade da sua estrutura de formatação.
No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais
e com fundamento no Manual de Redação da Presidência
da República, julgue os próximos itens, relativos ao
fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente
apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.
A comunicação oficial hipotética em questão não atende à concisão, uma das qualidades essenciais da redação oficial.

No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais
e com fundamento no Manual de Redação da Presidência
da República, julgue os próximos itens, relativos ao
fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente
apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2
A comunicação oficial hipotética em questão não atende à
concisão, uma das qualidades essenciais da redação oficial.
No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais
e com fundamento no Manual de Redação da Presidência
da República, julgue os próximos itens, relativos ao
fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente
apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.
O vocábulo “anexa" foi empregado de acordo com o padrão
culto formal da língua portuguesa.
Considerando o fragmento da comunicação oficial hipotética
anteriormente apresentado, julgue os próximos itens com base no
Manual de Redação da Presidência da República.
A estrutura do documento apresentado é adequada à
composição de um ofício.
Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das
correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da
Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
O pronome de tratamento adequado para se dirigir a desembargadores e a auditores da justiça militar é “Vossa Excelência”.
Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.
O padrão ofício é usado para uniformizar a apresentação dos elementos das comunicações oficiais por meio de diagramação única da qual devem constar assunto, estrutura e identificação do signatário do texto.
Não faz(em) parte da diagramação única adotada no Manual de Redação da Presidência da República para a escrita de um ofício:
Julgue os seguintes itens de acordo com as prescrições constantes no Manual de Redação da Presidência da República acerca das características formais e linguísticas das correspondências oficiais.
O trecho a seguir é adequado para figurar como o parágrafo inicial de um memorando que encaminhar documento cuja remessa tenha sido solicitada: Encaminho, para conhecimento, cópia do Memorando n.º 12/2015, do Setor de Informática, a respeito do plano de reorganização interna desse setor.
A impessoalidade é marca da redação oficial; tal impessoalidade aparece em várias estratégias, EXCETO:
Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das
correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo
com o Manual de Redação da Presidência da República.
A impessoalidade, propriedade dos textos oficiais, não se confunde com o uso de uma forma de linguagem administrativa caracterizada pela presença de expressões do jargão burocrático e por padrões arcaicos de construção de frases.
A configuração de página dos documentos é importante, EXCETO porque