Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1641 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considerando a definição apresentada, julgue o próximo item, relativo à redação oficial.

Em um documento a ser enviado pelo ministro presidente do Superior Tribunal Militar ao ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, é adequado o emprego do pronome de tratamento Vossa Senhoria como vocativo, pois ambos (remetente e destinatário) ocupam cargos de mesmo nível hierárquico.



Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, bem como o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item que se segue.

Considere que o delegado de polícia tivesse de relatar o acontecimento mencionado no último período do texto em documento destinado ao Ministério Público. Nesse caso, o policial deveria utilizar um ofício e poderia nele incluir o seguinte trecho, que mantém a correção gramatical e os sentidos originais do texto, além de apresentar linguagem adequada para compor um documento oficial: O policial relatou que estava com um homem cujo carro fora roubado e que tal homem, tendo visto uma fibra vermelha no banco traseiro, queria que ele, o policial, descobrisse de onde a fibra havia vindo, em que loja havia sido comprada e qual cartão de crédito havia sido usado na compra.

Considerando o Manual de Redação da Presidência da República (2002), ao se reportar oficialmente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, deve-se empregar o vocativo:

Julgue o item que se segue, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Informamos a Vossa Senhoria que a liberação dos recursos financeiros solicitados está condicionada à disponibilidade financeira e orçamentária deste órgão.

A redação oficial é a maneira de redigir as correspondências, processos e documentos afetos à administração pública. Assim, a correta redação dos atos administrativos é necessária e algumas características devem ser observadas na elaboração dos textos oficiais, tais como:

1- Objetividade e clareza: consiste em apresentar uma ide ia com poucas palavras, sem, no entanto, comprometer a clareza. Uma redação concisa evita-se adjetivação desnecessária, períodos extensos e redundância.

2- Correção: uso das regras gramaticais, segundo os padrões e normas do idioma.

3- Impessoalidade: O emissor do documento não é a pessoa que o assina, mas a instituição que ele representa.

4- Concisão: é o resultado final de uma redação, apresentando-se um texto agradável para ser lido e no tratamento respeitoso, digno e apropriado do emissor. Devem ser evitadas a ironia, as gírias e a irreverência.

5- Polidez: dá a impressão exata das palavras, visando facilitar a compreensão da informação, evitando o supérfluo, a linguagem técnica.

Está correto apenas o que se afirma em:

Documento em que o servidor expõe a atividade de um órgão/setor ou presta conta de seus atos a uma autoridade, de nível hierárquico superior. Geralmente produzido para expor situações de serviço, resultados de exames, eventos, cursos, projetos, programas. Fazem parte da forma e estrutura de um relatório:

1- título.

2- vocativo.

3- texto, que deve constar de introdução, análise ou desenvolvimento e conclusão.

4- fecho, utilizando-se as mesmas fórmulas usuais de cortesia como o padrão memorando/ofício.

5- local e data, por extenso.

6- assinatura, nome e cargo ou função do signatário.

7- preâmbulo: nome do requerente (em maiúsculas).

Estão corretos apenas os itens:

A presença de impessoalidade na comunicação da Administração Pública, decorre, principalmente, de três razões, quais sejam:

Segundo o Manual de Redação e Estilo da Apex-Brasil, “Vossa Magnificência” é utilizada no tratamento de

Considere hipoteticamente o documento a seguir, elaborado por um colaborador do Clube Export.

O documento apresentado é um(a)

É instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos e servem para informar sobre fatos da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso matérias que dependam de deliberação de suas Casas; apresentar vetos; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação. O texto acima se refere a:

Considerando as Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue o próximo item.

O despacho é o instrumento que divulga decisões administrativas e disciplina procedimentos de determinado assunto administrativo.

Considerando as Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue o próximo item.

Ato, instrução e resolução são instrumentos normativos que devem conter epígrafe, ementa e preâmbulo.

Leia as proposições sobre o Ofício o Aviso e o Memorando, e coloque (v) para as verdadeiras e (f) para as falsas ( ) Avisos são expedidos exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia. ( ) Avisos e Ofícios são modalidades de comunicação oficial perfeitamente idênticas, sem diferença quanto à sua expedição. ( ) Avisos e Memorandos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares. ( ) Memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de diferentes órgãos, situadas em níveis hierarquicamente diferentes. Está CORRETO o que se afirma em

Sobre a ata, pode-se afirmar, EXCETO:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282