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Folha de respostas:

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Qualidade do texto oficial através do qual consegue-se transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Caracteriza-se pela exclusão de palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentam ao que já foi dito, dispensando detalhes irrelevantes. Sem, contudo, eliminar passagens substanciais do texto apenas para reduzi-lo em tamanho.

Qual atributo da redação oficial o trecho acima descreve corretamente?

Analise as afirmações classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

 

( ) Tanto o ofício como o memorando devem conter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Embora também seja utilizado no âmbito privado, o ofício é precipuamente utilizado por prefeituras, secretarias, tribunais e demais órgãos que compõem o Estado.

( ) Embora também seja utilizado no âmbito privado, o ofício é precipuamente utilizado por prefeituras, secretarias, tribunais e demais órgãos que compõem o Estado.

( ) Embora não obrigatório, é adequado que se faça uso da epígrafe no ofício, posto que isso agiliza a tramitação do documento no ambiente de destino.

( ) 0 que diferencia principalmente o ofício do memorando é a forma; não a finalidade.

( ) 0 Memorando não possui validade jurídica.

 

A sequência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Em relação ao uso do vocativo na redação de documentos oficiais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Compreende a invocação do remetente e deve ser acompanhado de ponto e vírgula.
( ) Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.
( ) No documento remetido a um particular, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.
( ) As autoridades tratadas por Vossa Excelência receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo e devem ser acrescidos no final dois pontos.

Assinale a sequência correta.

De acordo com a última atualização do Manual de Redação da Presidência da República, é coreto afirmar que a Redação Oficial é:

Nas assertivas abaixo, marque V para Verdadeiro e F para FALSO e, em seguida, assinale a alternativa correta:

 

( ) Nas comunicações oficiais é obrigatório o uso do tratamento "Doutor". 

( ) O emprego do superlativo "ilustríssimo" fica dispensado para as autoridades que recebem o tratamento. 

( ) Nas comunicações dirigidas ao Papa, o vocativo a ser utilizado é "Santíssimo Padre". 

( ) Respeitosamente é um fecho de correspondência utilizada para autoridades com igual hierarquia.

 

A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é:

De acordo com as disposições do Manual da Presidência da República e suas últimas alterações, analise os exemplos abaixo colacionados e responda corretamente:
 
 
1. Ao Senhor
Fulano de Tal
RuaXYZ, no 012
00000-000 - Brasília.DF
 
2. A Sua Excelência O Senhor
Cargo Fulano de Tal
Órgão
00000-000 - Brasília.DF
 
 
Assinale a alternativa correta:
 

Quando da elaboração de uma Lei, deve-se observar algumas regras descritas no Manual de Redação Oficial da Presidência da República. Nesse contexto, assinale a opção onde uma dessas regras não se encontra correta:

"Aos 24 dias do mês de julho de 2019, às 20:00, em segunda e última chamada, reuniram-se na sala de reuniões da Escola X, os servidores A, B, C, D e H, para deliberarem sobre assuntos constantes no Edital de Convocação, os quais, de comum acordo, decidiram que (...)”.
 
O pequeno trecho acima transcrito de um documento representa modelo de:

Vossa Reverendíssima é um pronome de tratamento utilizado para:

Leia o texto abaixo.

“Aditamento a ato enunciativo ou declaratório de uma situação anterior criada por lei. É utilizado, também, nos casos de retificação e atualização de dados funcionais, averbando abaixo dos textos ou no verso de decretos e portarias pessoais (nomeação, promoção, ascensão, recondução, remoção, reintegração, dispensa, disponibilidade, demissão, aposentadoria, readaptação e aproveitamento)”. Em relação ao proposto no enunciado e seu modelo de documento, assinale a alternativa correta.

Leia o enunciado, preenchendo-lhe a lacuna.

__________________é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice Presidente para propor alguma medida, submeter projeto de ato normativo à sua consideração ou informá-lo de determinado assunto.

Indique a alternativa que apresenta o preenchimento CORRETO da lacuna.

Um dos documentos de registro muito utilizados nas instituições é a ata e, para sua lavratura, deve-se observar algumas normas.

Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta incorretamente uma dessas regras.

Sobre os tipos de correspondência e documentos oficiais, está INCORRETO:

Leia este texto para responder à questão.

O Manual de Redação da Presidência da República recomenda que, na comunicação oficial, os e-mails NÃO devem:

Devem ser atributos da redação oficial, exceto:

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