Qualidade do texto oficial através do qual consegue-se transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Caracteriza-se pela exclusão de palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentam ao que já foi dito, dispensando detalhes irrelevantes. Sem, contudo, eliminar passagens substanciais do texto apenas para reduzi-lo em tamanho.
Qual atributo da redação oficial o trecho acima descreve corretamente?
Analise as afirmações classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Tanto o ofício como o memorando devem conter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Embora também seja utilizado no âmbito privado, o ofício é precipuamente utilizado por prefeituras, secretarias, tribunais e demais órgãos que compõem o Estado.
( ) Embora também seja utilizado no âmbito privado, o ofício é precipuamente utilizado por prefeituras, secretarias, tribunais e demais órgãos que compõem o Estado.
( ) Embora não obrigatório, é adequado que se faça uso da epígrafe no ofício, posto que isso agiliza a tramitação do documento no ambiente de destino.
( ) 0 que diferencia principalmente o ofício do memorando é a forma; não a finalidade.
( ) 0 Memorando não possui validade jurídica.
A sequência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação ao uso do vocativo na redação de documentos oficiais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Compreende a invocação do remetente e deve ser acompanhado de ponto e vírgula.
( ) Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.
( ) No documento remetido a um particular, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.
( ) As autoridades tratadas por Vossa Excelência receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo e devem ser acrescidos no final dois pontos.
Assinale a sequência correta.
De acordo com a última atualização do Manual de Redação da Presidência da República, é coreto afirmar que a Redação Oficial é:
Nas assertivas abaixo, marque V para Verdadeiro e F para FALSO e, em seguida, assinale a alternativa correta:
( ) Nas comunicações oficiais é obrigatório o uso do tratamento "Doutor".
( ) O emprego do superlativo "ilustríssimo" fica dispensado para as autoridades que recebem o tratamento.
( ) Nas comunicações dirigidas ao Papa, o vocativo a ser utilizado é "Santíssimo Padre".
( ) Respeitosamente é um fecho de correspondência utilizada para autoridades com igual hierarquia.
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é:
Quando da elaboração de uma Lei, deve-se observar algumas regras descritas no Manual de Redação Oficial da Presidência da República. Nesse contexto, assinale a opção onde uma dessas regras não se encontra correta:
Vossa Reverendíssima é um pronome de tratamento utilizado para:
Leia o texto abaixo.
“Aditamento a ato enunciativo ou declaratório de uma situação anterior criada por lei. É utilizado, também, nos casos de retificação e atualização de dados funcionais, averbando abaixo dos textos ou no verso de decretos e portarias pessoais (nomeação, promoção, ascensão, recondução, remoção, reintegração, dispensa, disponibilidade, demissão, aposentadoria, readaptação e aproveitamento)”. Em relação ao proposto no enunciado e seu modelo de documento, assinale a alternativa correta.
Leia o enunciado, preenchendo-lhe a lacuna.
__________________é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice Presidente para propor alguma medida, submeter projeto de ato normativo à sua consideração ou informá-lo de determinado assunto.
Indique a alternativa que apresenta o preenchimento CORRETO da lacuna.
Um dos documentos de registro muito utilizados nas instituições é a ata e, para sua lavratura, deve-se observar algumas normas.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta incorretamente uma dessas regras.
Sobre os tipos de correspondência e documentos oficiais, está INCORRETO:
Leia este texto para responder à questão.
O Manual de Redação da Presidência da República recomenda que, na comunicação oficial, os e-mails NÃO devem:
Devem ser atributos da redação oficial, exceto: